Grama sintética faz mal pra saúde? Confira!

Coração verde em cima da grama sintética.

A grama sintética é um recurso que tem sido cada vez mais aproveitado por quem deseja um bom visual e sem todos os cuidados que uma grama verdadeira demanda.

Os campos de futebol society, inclusive, são excelentes exemplos de uso da grama sintética, mas ela também aparece em quintais, em jardins e até em áreas de piscina, próximo ao deck.

Apesar de esse recurso ser bem mais comum, e mesmo fora dos campos de futebol, a verdade é que muitas pessoas têm dúvidas sobre ele, inclusive sobre ele afetar a saúde. Afinal, a grama sintética faz algum tipo de mal?

Para saber essa resposta, é só continuar lendo o material que fizemos para você!

De que se faz a grama sintética?

Para saber se ela é ou não um perigo à saúde, é interessante primeiro saber de que ela é feita. De maneira geral, dois materiais são usados para que a grama sintética seja confeccionada: ela pode ser de polipropileno ou de polietileno virgem.

Os dois são compostos bastante conhecidos e que são encontrados em sacos plásticos de lixo, em eletrodomésticos, em cadeiras plásticas e muito mais.

Portanto, não são materiais incomuns ou aos quais as pessoas não estejam acostumadas normalmente.

Faz mal à saúde ou não?

Além de o polipropileno e do polietileno virgem serem materiais que estão circulando constantemente por aí, eles não são tóxicos.

Como resultado, é possível dizer que eles não fazem qualquer mal à saúde! Por isso, crianças e animais podem ficar brincando na grama sintética, adultos podem cair nela durante o futebol e tudo sem que haja qualquer efeito negativo.

Aliás, é por isso que a grama sintética é uma escolha e tanto para quem deseja deixar seu quintal mais bonito para as crianças se divertirem: além de embelezar o espaço, a grama sintética deixa a todos completamente seguros para se divertir!

É preciso cuidado com o lugar onde se compra a grama sintética

Assim como no caso de outros produtos, é fundamental ter certeza de qual é a procedência da grama sintética comprada.

Infelizmente, pessoas que não são sérias podem sim confeccionar a grama sintética com materiais diferentes do polipropileno ou do polietileno virgem e é por isso que se deve verificar previamente qual é fabricante, se ela é de confiança, etc.

Uma vez que se compra a grama sintética de um lugar de confiança, não é preciso ter qualquer preocupação com a saúde, pois ela não será prejudicada!

De quanto em quanto tempo substituir a grama sintética?

É indispensável prestar atenção ao prazo de validade dessa grama sintética, fazendo a sua troca antes de ele expirar. Normalmente, os fabricantes indicam que a grama sintética seja trocada a cada 5 anos: depois desse período, ela pode começar a se desfazer, além de deixar de ser antiderrapante.

Para quem tem crianças em casa ou instala a grama sintética em um campo society, a troca no período adequado é indispensável para que não haja acidentes, como quedas mais sérias.

Inclusive, a ocorrência de muitos escorregões quando se está brincando na grama pode ser o termômetro de que ela deve ser substituída.

Limpeza da grama sintética é fundamental à saúde

Como dito, a grama sintética em si não causa nenhum mal à saúde se ela for comprada de um lugar de confiança. Entretanto, a sujeira que ela acumula quando não é limpa pode gerar problemas.

Assim, ficar atento à limpeza da grama sintética é de fundamental importância e ela é bem simples: sabão neutro e água são o bastante para que essa grama fique totalmente limpa.

O ideal é diluir sabão neutro em um balde de água e jogar na grama sintética, usando uma vassoura para, delicadamente, esfregar a sua sujeira. Depois, basta jogar água limpa para fazer o enxágue da grama e, em algumas horas, ela estará seca e será possível brincar ou jogar de novo!

Quando não for possível fazer uma lavagem completa da grama sintética, a recomendação é varrer com cuidado a sujeira, como pó, comida, etc.

É importante que não se use nada abrasivo, ou seja, ela não deve ser limpa com álcool ou produtos de limpeza, incluindo multiuso. Mesmo que se tenha a intenção de higienizar, a verdade é que isso vai afetar a qualidade dessa grama e pode até estragá-la.

Agora, você já sabe que a grama sintética não faz nenhum mal à saúde, desde que seja de um lugar confiável! Além disso, ela é super fácil de ser conservada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *