Grama sintética desbota no sol?

Grama sintética no sol

A utilização da grama sintética vem sendo uma ótima alternativa para revestimentos e decorações dos mais diversos tipos de ambientes. Além de tornar o local mais elegante, oferece maior durabilidade e custo x benefício.

Os espaços onde a grama é normalmente instalada, como casas e apartamentos, varandas, jardins, estabelecimentos e prédios comerciais se tornam mais aconchegantes e atrativos, isso porque, o uso do gramado sintético proporciona uma experiência única, desde a beleza até a higiene.

Atualmente é estranho pensar em um playground sem grama ou uma área infantil cimentada, por exemplo. A maioria das pessoas, especialmente as mais preocupadas com o visual e conforto de um lugar, fazem o uso da grama sintética para tornar um local mais convidativo e seguro.

Embora o gramado sintético seja um produto de altíssima qualidade e numerosos benefícios, ainda se trata de algo novo no mercado de decoração e por esse motivo, muita gente ainda tem dúvida sobre a sua durabilidade.

Neste artigo, vamos falar um pouquinho sobre a resistência da grama sintética e se ela desbota no sol com o passar do tempo. Fique ligado para saber como conservá-la.

Qual a durabilidade do gramado sintético?

A grama sintética é um produto semelhante ao gramado natural, porém é composta de uma superfície feita de fibra artificial. Seu principal atributo é o nível de durabilidade que em média conserva-se por 5 anos.

Entretanto, para que o produto atinja esse grau, é necessário que ele se mantenha nas condições ideais de conservação, higiene e manutenção.

Com o passar do tempo, a grama artificial tende a apresentar sinais de desgaste, como o desbotamento da cor e aspecto. No entanto, se for conservada de maneira correta, a durabilidade pode alcançar o tempo indeterminado.

Ainda que a durabilidade seja alta, alguns fatores podem desencadear de forma negativa em sua resistência, diminuindo a vida útil do produto. São eles:

Caso o gramado seja instalado de modo incorreto, além de prejudicar a utilização, também tende a diminuir a durabilidade, isso também ocorre com a falta de limpeza do produto. Se a manutenção não for feita, ele irá gerar um acúmulo de sujeira, estragando o material.

Pontos importantes sobre a durabilidade

Como já mencionamos, uma das questões principais sobre o gramado sintético é se ele é resistente ao sol, ou seja se a luz solar pode causar desbotamento ou queimação do material.

Vamos falar um pouquinho sobre esse ponto que também diz respeito a durabilidade.

Exposição solar

Em grande parte dos projetos de instalação da grama sintética é comum que o ambiente seja externo, isso porque o gramado é muito utilizado para áreas de piscina, churrasqueira e também para eventos ao ar livre.

Ao instalar o gramado nesses locais, fica claro que a exposição solar será habitual e por diversas vezes intensa. No entanto, fique calmo! Isso não é um problema para esse tipo de material.

A grama sintética resiste ao contato com o sol e os mais diversos graus de temperatura, ou seja, ainda que as mudanças climáticas ocorram frequentemente, não irá afetar a qualidade do produto.

Além disso, não haverá a perda de resistência e nem mesmo a tonalidade e textura original. Com a exposição solar, o gramado continuará intacto e sem apresentar qualquer tipo de desgaste em decorrência do nível de calor.

Acúmulo de calor

Muito embora não seja um atributo citado constantemente, a grama artificial consegue reter todo o calor que recebe da luz solar, não sendo aquecida e sem correr o risco de queimação.

Por se tratar de um material feito de fibras sintéticas, ele é capaz de aguentar os raios solares mais intensos e até mesmo a exposição sucessiva aos dias de sol.

O gramado sintético, dispõe de uma infinidade de aplicações e não possui nenhum tipo de problema ao ser instalado em locais abertos ou de grande entrada de luz solar. Ele é altamente resistente às queimaduras provocadas pela luz do sol.

Vale a pena instalar a grama sintética em ambientes externos?

Você já deve ter notado que a durabilidade do gramado sintético está associada às condições de instalação e conservação, isto é, não implica em nada o ambiente onde você irá colocar.

A aplicação da grama sintética em ambientes externos proporciona um local único e personalizado, mas além disso, oferece benefícios ainda maiores, como maior segurança contra pragas e insetos e o não acúmulo de líquidos em poças, isso sem contar na durabilidade que influencia diretamente no bolso.

Por essas razões fica claro que vale a pena o investimento. E você? Está esperando o que para ter a sua?

Visite o site da Playgrama, aproveite para entrar em contato e receber orientações para escolher a grama artificial dos sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *