O casamento é uma tradição antiga que une pessoas que se amam para toda a vida, ou até que a morte os separe. E como toda boa tradição, existem muitos rituais a serem cumpridos durante esta linda cerimônia. Um deles é o buquê da noiva, essencial em todo casamento.
Se você está planejamento o seu casamento, você vai gostar de saber mais sobre o significado que tem por trás desse ritual. E melhor: ainda vamos indicar as melhores flores para buque de noiva. Olha só!
A origem do buquê de noiva
Para entender a importância do buquê de noiva é interessante saber um pouco da sua história. Acontece que sua origem tem diferentes versões. Na Grécia Antiga, as noivas ofereciam flores à deusa Hera, noiva de Zeus, no dia de seu casamento. Enquanto, em Roma, as mães davam flores às filhas para atrair bons perfumes e afastar o mau olhado.
Já na Idade Média a noiva fazia um percurso até a igreja acompanhada de estranhos e convidados que ofereciam-lhe flores e ervas para atrair sorte e felicidade ao casamento. Assim, a noiva recolhia-as do chão e formava o buquê.
Qual a melhor flor para buquê de noiva?
Agora que você já sabe de onde surgiu essa tradição, é hora de escolher a flor que será utilizada no buquê do seu casamento. Essa escolha vai depender muito da sua personalidade e também do estilo que a cerimônia terá. Veja algumas flores ideais e seus significados abaixo:
Buquê de Rosas
Românticas e tradicionais. Esta é a melhor definição para as rosas! Essas flores são ideais para casamentos que ocorram no período de maio a dezembro e cada cor remete a um significado diferente:
Rosa Vermelha: amor intenso, paixão e conquista;
Rosa Cor-de-rosa: romance e feminilidade. Ótima para casamentos diurnos;
Rosa Branca: inocência, beleza e equilíbrio. Perfeita para casamentos cleans e elegantes;
Rosa Amarela: vivacidade e felicidade. Combina muito bem com o branco do vestido!
Você também pode gostar de dicas de Flores para Decoração de Casamento!
Buquê de Tulipas
Uma flor exótica e linda! Mas, por ser sensível, não resiste muito ao calor, portanto, o ideal é usá-la no inverno. Confira as cores e seus significados:
Tulipa Vermelha: amor eterno e verdadeiro;
Tulipa Roxa: seus tons variam do lilás ao roxo intenso, representando tranquilidade e luxo;
Tulipa Amarela: prosperidade e felicidade;
Tulipa Branca: delicada, transmite pureza e inocência.
Buquê de Peônias
As peônias são flores caras e raras no Brasil, com o título de queridinha das noivas. Entre seus significados estão: amor, sensualidade, afeto e fidelidade. Para o buquê, a dica é misturá-las com outras flores de outros tons, personalizando conforme o gosto e personalidade da noiva.
Buquê de Orquídeas
O encanto e nobreza das orquídeas é perfeito no período do inverno. São muito utilizadas para se fazer um buquê cascata – compridos e com caimento – e são encontradas em várias cores, cada uma com um significado:
Orquídea Azul: há uma superstição de que o azul é a cor que atrai sorte para o casamento. Também transmite tranquilidade, confiança e espiritualidade;
Orquídea Branca: são muito elegantes e sofisticadas, e representam o amor puro;
Orquídea Rosa: conquista, romance e o amor verdadeiro. Nem precisa dizer mais!
Você também pode misturar flores de diferentes espécies para dar um toque da sua personalidade no buquê e, assim, ter um casamento que seja a sua cara. Esperamos que tenha gostado das dicas! Veja também esse conteúdo com dicas de decoração com grama artificial para casamento.
Olá, obrigado pelo texto! Muito interessante.