Quem está sempre procurando jeitinhos de deixar o lar mais charmoso, precisa conhecer uma tendência de decoração: jardim de inverno! Quando não há quintal, ter um jardim de inverno dentro de casa torna o lar mais bonito e charmoso de uma forma prática e fácil.
Confira dicas do que levar em consideração da hora de decorá-lo e veja algumas inspirações!
O que é um jardim de inverno?
Um jardim de inverno é um espaço dentro do seu lar ou anexado a algum cômodo que abriga plantas, flores e outros elementos decorativos que lembrem a natureza. Ou seja, é uma forma de trazer um pouco mais de verde e natureza para o seu lar. O jardim de inverno pode ser também uma estufa, e recebe esse nome justamente porque fica mais protegido das intempéries, se mantendo bonito mesmo no clima mais severo do inverno.
Esse tipo de ambiente vem ganhando muita popularidade justamente pelo crescimento no número de pessoas que moram em residências sem um espaço para jardim. Mesmo quem vive em um apartamento pode contar com um pouquinho de natureza em casa aproveitando espaços como aquele cantinho embaixo de uma escada, um pedacinho da sala ou na varanda.
Como decorar um jardim de inverno
É a hora de saber como decoração e jardim de inverno combinam com as nossas dicas.
1 – Aposte na grama sintética para o jardim ficar impecável
A grama artificial para jardins de inverno garante mais praticidade e conforto, sem sujeira ou necessidade de poda e irrigação. É bem mais bonita e mais fácil de manter!
Com a grama sintética decorativa, o jardim fica com aspecto natural, bem verdinho e perfeito sempre. E além disso, ela tem proteção antibacteriana e antifungicida.
2 – Escolha as plantas certas
Você não precisa abrir mãos das plantinhas, caso opte pela grama artificial. Tudo o que você precisa é que o local tenha alguma fonte de luz natural – uma janelinha, por exemplo – e de vasos para cultivar as plantas.
E quais plantas cultivar no jardim de inverno? O ideal é optar por aquelas que não precisem de muita luz solar e são mais propícias para espaços internos. Se você também não tiver muito tempo para ficar regando as flores do jardim interno, é indicado escolher também aquelas não necessitam de muita água.
As espécies mais indicadas são:
lírios-da-paz
palmeira-areca
palmeira-ráfis
violeta
begônia
margaridas inglesas
ciclames
prímulas
Para deixar o ambiente mais bonito e charmoso, vale muito a pena ter plantas com cores e formatos diferentes, e também ter pequenos cactos decorativos.
3 – Se houver espaço, aposte nos móveis
Se você tiver um cantinho um pouco maior (como uma varanda mais larga, por exemplo), vale muito a pena apostar em móveis para o jardim. Seja uma mesa com algumas cadeiras ou até mesmo banquinhos, esses móveis fazem com que o jardim, não apenas embeleze o ambiente, mas também se torne um espaço de relaxamento e convívio que pode ser usado para ler um livro, relaxar ou se reunir com alguns amigos.
4 – Use elementos que lembrem a natureza
Para compor a decoração, use elementos que lembrem a natureza, como pedras decorativas e cascalhos. Se você possuir mais espaço disponível, aposte também em cascatas e fontes.
5 – Iluminação para mais sofisticação
Uma ideia de ouro é instalar iluminação artificial colorida no jardim para dar um clima mais refinado.
Vale lembrar que esse tipo de iluminação é só para estética do jardim, ela não substitui a iluminação natural!
Com essas dicas, a decoração do seu jardim de inverno vai ficar perfeita. E o melhor, como você pode notar: sem necessariamente gastar muito para isso! Dá para aproveitar muitas dicas, mesmo investindo pouco.