Decoração: Jardim de Inverno Une Beleza e Praticidade

Como fazer Jardim de inverno

Quem está sempre procurando jeitinhos de deixar o lar mais charmoso, precisa conhecer uma tendência de decoração: jardim de inverno! Quando não há quintal, ter um jardim de inverno dentro de casa torna o lar mais bonito e charmoso de uma forma prática e fácil.

Confira dicas do que levar em consideração da hora de decorá-lo e veja algumas inspirações!

 

O que é um jardim de inverno?

Um jardim de inverno é um espaço dentro do seu lar ou anexado a algum cômodo que abriga plantas, flores e outros elementos decorativos que lembrem a natureza. Ou seja, é uma forma de trazer um pouco mais de verde e natureza para o seu lar. O jardim de inverno pode ser também uma estufa, e recebe esse nome justamente porque fica mais protegido das intempéries, se mantendo bonito mesmo no clima mais severo do inverno.

 

o que é um jardim de inverno
Fonte: Construindo Casa
jardim de inverno em casa
Fonte: Design da Paisagem

Esse tipo de ambiente vem ganhando muita popularidade justamente pelo crescimento no número de pessoas que moram em residências sem um espaço para jardim. Mesmo quem vive em um apartamento pode contar com um pouquinho de natureza em casa aproveitando espaços como aquele cantinho embaixo de uma escada, um pedacinho da sala ou na varanda.

 

Como decorar um jardim de inverno

É a hora de saber como decoração e jardim de inverno combinam com as nossas dicas.

1 – Aposte na grama sintética para o jardim ficar impecável

A grama artificial para jardins de inverno garante mais praticidade e conforto, sem sujeira ou necessidade de poda e irrigação. É bem mais bonita e mais fácil de manter!

grama sintetica no jardim de inverno
Fonte: Playgrama
jardim de inverno com grama sintética
Fonte: Ateliê Craft
grama sintética em casa
Fonte: Decorando Online

Com a grama sintética decorativa, o jardim fica com aspecto natural, bem verdinho e perfeito sempre. E além disso, ela tem proteção antibacteriana e antifungicida.

 

2 – Escolha as plantas certas

Você não precisa abrir mãos das plantinhas, caso opte pela grama artificial. Tudo o que você precisa é que o local tenha alguma fonte de luz natural – uma janelinha, por exemplo – e de vasos para cultivar as plantas.

Fonte: Design Inside
Fonte: Design Inside
plantas dentro de casa
Fonte: Thehomestyle

E quais plantas cultivar no jardim de inverno? O ideal é optar por aquelas que não precisem de muita luz solar e são mais propícias para espaços internos. Se você também não tiver muito tempo para ficar regando as flores do jardim interno, é indicado escolher também aquelas não necessitam de muita água.

As espécies mais indicadas são:

  • lírios-da-paz

  • palmeira-areca

  • palmeira-ráfis

  • violeta

  • begônia

  • margaridas inglesas

  • ciclames

  • prímulas

Para deixar o ambiente mais bonito e charmoso, vale muito a pena ter plantas com cores e formatos diferentes, e também ter pequenos cactos decorativos.

 

3 – Se houver espaço, aposte nos móveis

Se você tiver um cantinho um pouco maior (como uma varanda mais larga, por exemplo), vale muito a pena apostar em móveis para o jardim. Seja uma mesa com algumas cadeiras ou até mesmo banquinhos, esses móveis fazem com que o jardim, não apenas embeleze o ambiente, mas também se torne um espaço de relaxamento e convívio que pode ser usado para ler um livro, relaxar ou se reunir com alguns amigos.

móveis no jardim
Fonte: Dicas Como Fazer
móveis de jardim de inverno
Fonte: Paisagismo Ricardo Fiorin
móveis dentro do jardim de inverno
Fonte: Cloudinary

4 – Use elementos que lembrem a natureza

Para compor a decoração, use elementos que lembrem a natureza, como pedras decorativas e cascalhos. Se você possuir mais espaço disponível, aposte também em cascatas e fontes.

como decorar jardim de inverno
Fonte: VivaDecora
decoração do jardim de inverno
Fonte: Muito Chique

5 – Iluminação para mais sofisticação

Uma ideia de ouro é instalar iluminação artificial colorida no jardim para dar um clima mais refinado.

iluminação do jardim de inverno
Fonte: Decoração.com

 

Vale lembrar que esse tipo de iluminação é só para estética do jardim, ela não substitui a iluminação natural!
Com essas dicas, a decoração do seu jardim de inverno vai ficar perfeita. E o melhor, como você pode notar: sem necessariamente gastar muito para isso! Dá para aproveitar muitas dicas, mesmo investindo pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *