Como fazer caminho de pedras na grama?

Caminho de pedras na Grama

Se você busca por novas ideias para decorar o seu jardim, ou simplesmente quer uma solução para atravessá-lo sem danificar o gramado ou pisar na terra úmida, deve apostar no caminho de pedras.

O caminho de pedras é uma alternativa simples para se colocar em prática e além de auxiliar nas questões da passagem pela grama, ainda garante mais beleza e aspecto natural ao espaço.

Você pode montá-lo com pedras que combinem com a decoração, ou fazê-lo diferente de todo o resto do ambiente. O importante é inovar e tornar o seu jardim diferenciado e elegante.

Para isso, continue a leitura deste artigo para saber como fazer caminho de pedra na grama.

Como fazer caminho na grama com pedras naturais?

Uma forma de fazer caminho na grama é utilizando pedras naturais. Por meio delas, você irá criar um ambiente natural de acordo com o formato e a cor da pedra escolhida.

Para começar, é preciso definir o trajeto do caminho na grama, evitando a implicação com as plantas já existentes no jardim.

Meça a extensão e a largura do caminho, pois assim ficará mais fácil de saber qual a quantidade ideal de pedras que deverão ser usadas, bem como a dimensão de cada uma delas. Caso exista gramas neste espaço, corte-as para facilitar o seu trabalho.

Procure por pedras para caminho na grama em lojas de construção ou jardinagem e escolha de acordo com o seu gosto.

Pedras de formato irregular tendem a dar um aspecto mais natural e rústico ao jardim, enquanto as de formato geométrico simulam um ambiente mais contemporâneo.

Após decidir pelas pedras que irá utilizar, disponha-as ao longo do espaço que será o caminho, organizando-as em uma distância ideal para que as passadas sobre elas sejam mais confortáveis.

Caso prefira, você pode enterrá-las na terra, desta forma, dará a impressão que elas sempre estiveram lá.

Como fazer caminho na grama com pedras simuladas?

Fazer um caminho na grama com pedras naturais pode implicar em um alto investimento, especialmente se o espaço for grande. Por esta razão, muitas pessoas optam por utilizar pedras simuladas, por meio de moldes das mais variadas formas e desenhos.

Você pode encontrar modelos em mercados online ou até mesmo em lojas de jardinagem e caso tenha dificuldades, você pode pedir ajuda do seu fornecedor de concreto que ele saberá guiá-lo até um local de venda.

Após a aquisição, o próximo passo é determinar o caminho na grama e limpar o espaço de forma que reste apenas terra sobre ele, nada de gramado, plantas ou outros tipos de pedra.

Em seguida, você precisa preparar o concreto, misturando o cimento com água, de acordo com as instruções do vendedor ou das indicadas na embalagem.

O molde deve ser preenchido com a mistura de cimento e pressionado com a pá para que o concreto ocupe todos os espaços. Feito essa parte, você deve remover o concreto que sobrar em cima, antes da secagem e levantar o molde com cuidado, aperfeiçoando as quinas.

Volte a pegar no molde e coloque-o ao lado do bloco de concreto ou pouco afastado para dar sequência ao caminho.

Ao final, é necessário deixar os blocos secarem durante um dia para que o concreto fique na composição sólida.

Esta alternativa dá mais trabalho e demora mais tempo até a sua conclusão, dependendo do caminho que você pretende criar. No entanto, é uma forma bem simples de deixar o jardim ainda mais bonito.

Quais são os tipos de pedras usadas no caminho de pedras?

Os tipos de pedras mais comuns para o caminho de pedras na grama são:

  • Pedra Brita: excelente opção para quem busca por pedras brancas para o gramado;
  • Cacos de pedras e seixos: traz um clima mais natural e moderno para os espaços externos;
  • Lajota de pedra: é o tipo ideal para combinar com a grama natural ou sintética;
  • Pedra branca: a pedra branca mais indicada para o caminho de pedras é a dolomita;
  • Pedra portuguesa: trata-se de uma pedra disponível em diversas cores;
  • Pedras de cimento: dispõe de maior versatilidade de formatos;
  • Pedras redondas: traz mais harmonia para o jardim;
  • Pedras quadradas: ideal para uma construção arquitetônica geométrica;
  • Pedra Miracema: faz o estilo mais elegante e moderno.

Além da escolha das pedras, é fundamental estar atento às bordas. Se você possui um jardim pequeno e escolheu uma borda reta, saiba que isso trará a sensação de ele ser ainda menor do que é.

Se o seu jardim for pequeno, a dica é escolher bordas curvas, pois elas trarão a sensação de um espaço mais amplo.

Como fazer a manutenção do caminho de pedras na grama?

As pedras naturais usadas em gramados e jardins exige determinados cuidados no que diz respeito a manutenção, como a manta para drenagem, também chamada de Bidim geotextil que deve ser colocada no solo antes de despejar as pedras.

Para remover a sujeira que fica solta nas pedras, uma simples passada de vassoura pode resolver a questão. Já no casos das lamas pode ser necessário a utilização de uma lavadora de alta pressão.

Para as pedras brancas, o ideal é tirá-las do local onde ficam e higienizá-las com uma tampa de água sanitária dentro de uma bacia com água, onde devem permanecer por dois dias.

Após esse período devem ser retiradas e enxaguadas duas ou três vezes em água corrente. Depois de secas, podem retomar ao gramado.

O maior problema na manutenção é pelas algas e musgos que crescem nas pedras. Para resolver esse problema você deve esfregá-las com uma escova de limpeza, usando vinagre de álcool.

Agora que você já sabe como fazer caminho de pedra na grama e também como mantê-lo, é só colocar as dicas em prática.

Na Playgrama você encontra todos os tipos de gramado sintético que irão te auxiliar para um jardim ainda mais bonito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *