Tá Na Mídia: Reportagem Sobre Piso Ecológico

O país produz cerca de 50 milhões de pneus por ano. Segundo o Instituto de Pesquisa Tecnológica do estado de São Paulo, 55% destes pneus não podem ser mais reformados. Pensando no meio ambiente e em uma possibilidade de negócio, o pequeno empresário Marcos Moura montou sua própria fábrica de piso ecológico.

Na pequena fábrica localizada na cidade de Santana do Parnaíba-SP, produz as placas de borracha. Para o pneu se tornar piso é preciso separá-lo dos demais resíduos. Depois de separados, os pneus são triturados e passam por um processo de mistura para que as placas sejam feitas. Cada metro de placa de borracha utiliza cerca de três pneus. Na fabricação das placas entra uma resina pigmentada, para dar cor e liga. A empresa tenta encontrar uma resina solúvel em água que ofereça as mesmas características da resina de base oleosa. O dono da empresa garante que o processo não gera nenhum tipo de resíduo.

Em entrevista para a TV Cultura o dono da fábrica, Marcos Moura, ressalta as vantagens do seu negócio:

”Consigo aliar o respeito pelo meio ambiente e tiro coisas que estão sendo colocadas por aí, aproveitando isso de forma a não criar novos detritos no meio ambiente. Acho que estou conseguindo unir o útil ao agradável. Vou ganhar um pouco de dinheiro, fazer o lucro necessário para a empresa e vou contribuir com o meio ambiente.”

“Aqui temos a linha de placas fabricadas para várias utilizações. Esta é uma placa bastante densa e muito resistente usada para calçamento de ruas. Essa placa aqui tem um grão um pouco maior, ela é utilizada para absorção de som, barreira acústica. Aqui temos uma placa, mais flexível usada para absorção de impacto em playground. Essa placa aqui é feita para canil, tem um grão maior é permeável, não desenvolve fungo e fácil de lavar. A empresa fabrica também o que chamamos de coroas, elas são colocadas em volta de arbustos, que permite a passagem de água e luz para o solo, com uma permeabilidade de 100%”.

Alguns comerciantes da grande São Paulo já estão experimentando o novo tipo de piso, isso porque os benefícios vão além da resistência, fáceis de manusear, instalar e limpar, os pisos de pneu não quebram em nem soltam lascas. O material também não desenvolve fungo já que é 100% de borracha e considerado drenante.

Em locais com grande circulação de pessoas as placas de borracha são bastante resistentes e duráveis. Algumas cidades como São Paulo já contam com o material na calçada e nas ruas principais, onde prevalece o comércio.

2 thoughts on “Tá Na Mídia: Reportagem Sobre Piso Ecológico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *