11 2604-5322 | 2601-5657

O que é grama sintética?

Grama Sintética

Fonte: Visual Hunt

A grama sintética é uma superfície artificial que imita a grama natural, sendo muito procurada para substituir o uso de gramados em diversos espaços, tanto externos quanto internos. Mas, especialmente, em playgrounds, quadras infantis e até mesmo na decoração de interiores e de eventos.

Quer conhecer melhor a grama sintética? Neste post, você vai encontrar as principais características e vantagens deste tipo de superfície. Confira!

Grama sintética: o que é e como funciona

 

Tapete de Grama Sintética

Fonte: Pexels

 

A grama sintética é produzida a partir de polietileno virgem, que é um material sintético de excelente custo-benefício, uma vez que apresenta alta durabilidade e possui aspecto bastante similar à grama natural, permitindo que os tapetes mantenham aquela aparência de gramado verdinho por muito mais tempo.

Justamente por isso, a grama sintética é muito procurada para aplicação em locais onde não é possível cultivar um gramado natural e, principalmente, por quem quer eliminar os gastos com a manutenção que a grama tradicional exige, como poda, irrigação e eliminação de pragas.

Existem cinco principais tipos de grama sintética, cada um deles com diferentes características e indicações de uso. São eles:

Conheça mais sobre os tipos de grama sintética e as melhores formas de utilizá-las.

Parquinho com grama sintética

Fontes: Habitíssimo

 

Quadra de futebol com grama sintética

Fonte: Stampa Quadras

 

Entorno de piscina em grama sintética

Fonte: Decorando Casas

 

Principais vantagens do gramado artificial

Cada vez mais, as pessoas estão optando pelo uso da grama sintética no lugar da natural, seja para aplicar em suas casas e condomínios ou até mesmo em seus negócios, como casas de festas, creches, academias e lojas.

Mas o que se percebe é que essa escolha não é apenas pela aparência similar ao gramado tradicional e, sim, pelas inúmeras vantagens que esse tipo de material oferece. Veja alguns exemplos:

Segurança: esse é o principal motivo que faz esse ser um dos revestimentos preferidos para playgrounds e quadras esportivas. A grama sintética é produzida com um material antiderrapante e que ajuda a absorver eventuais impactos, além de ser antiabrasivo, impedindo as queimaduras e lesões que outros materiais sintéticos costumam causar.

Fácil manutenção: já falamos lá em cima, mas é sempre válido reforçar. A grama sintética dispensa cuidados como rega e poda, além de ser muito fácil de limpar (basta água e sabão neutro).

Durabilidade: mesmo sendo bem utilizado, um gramado sintético pode durar muitos anos sem sofrer danos com a ação da chuva e do sol, ou seja, mantém sempre o aspecto de grama nova que tanto se busca.

Possibilidades de uso: outra principal vantagem da grama sintética é a praticidade na hora da instalação, afinal ela pode ser alocada nos mais diversos lugares. Podendo ir tanto em ambientes internos quanto externos, sem contar que é altamente personalizável, sendo uma excelente aliada na decoração!

Academia com grama sintética no piso

Fonte: Playgrama

 

Sala decorada com piso de grama sintética

Fonte: Pinterest

 

Sacada decorada com grama sintética

Fonte: Playgrama

 

Pronto, agora você já sabe do que é feita a grama sintética e como ela funciona. Aproveite e já confira o nosso post completo sobre onde e como instalar a grama sintética. Em caso de dúvida, você também pode deixar um comentário abaixo ou entrar em contato conosco!

7 Comentários
  1. Bom dia, gostaria de colocar a grama na parte externa, o que acontece com a chuva e o pó, como escoa a água, e como limpar?

    • Olá, Patricia!

      A grama sintética é própria para ficar no tempo, sob o sol e a chuva.
      Para realizar a instalação da grama sintética é necessário possuir um piso totalmente liso e nivelado, pois imperfeições nestes pisos podem deixar marcas na grama, o piso pode ser em cimento, asfalto, ou de preferência cimento queimado. Em todos os tipos de piso deve ser observado caimento de 1% para local de escoamento da água, pois a grama sintética acompanha o caimento do piso, se o piso obtiver caimento a água fará o mesmo percurso, caso o piso forme poças, continuará formando mesmo com a grama sintética.
      A grama sintética não exige manutenção constante, para higieniza-la basta lava-la usando sabão neutro e enxaguar perfeitamente para não acumular resíduos de sabão entre as fibras. Máquinas de alta pressão podem ser usadas, mas com cuidado, o limite de pressão para a grama é o mesmo para a sensibilidade da pele humana.

      Qualquer dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  2. por uso externo, com chuva o manto sintetico esta’ drenando?

  3. Bom dia

    Gostaria de saber sobre a impermeabilização dela, pois colocando no terraço descoberto, com a chuva na laje… corre risco de filtração ???
    ou ela absorve a água ?

  4. Parabéns pelo artigo.
    Conteúdo bem explicativo e de fácil entendimento.
    Se precisarem de grama de qualidade conte conosco.

  5. Bom dia!Temos em nossa escola grama sintética,mas a mesma dica em área fechada sem muita ventilação. Como podemos fazer imã higienização profunda?
    Agradeço desde já

  6. Bom dia Estou fazendo um projeto de uma área de churrasqueira, estive pensando e revestir com grama sintética, Você recomendaria?

Deixe uma Resposta.