O que é grama sintética?

Grama Sintética

A grama sintética é uma superfície artificial que imita a grama natural, sendo muito procurada para substituir o uso de gramados em diversos espaços, tanto externos quanto internos. Mas, especialmente, em playgrounds, quadras infantis e até mesmo na decoração de interiores e de eventos.

Quer conhecer melhor a grama sintética? Neste post, você vai encontrar as principais características e vantagens deste tipo de superfície. Confira!

Grama sintética: o que é e como funciona

 

Tapete de Grama Sintética
Fonte: Pexels

 

A grama sintética é produzida a partir de polietileno virgem, que é um material sintético de excelente custo-benefício, uma vez que apresenta alta durabilidade e possui aspecto bastante similar à grama natural, permitindo que os tapetes mantenham aquela aparência de gramado verdinho por muito mais tempo.

Justamente por isso, a grama sintética é muito procurada para aplicação em locais onde não é possível cultivar um gramado natural e, principalmente, por quem quer eliminar os gastos com a manutenção que a grama tradicional exige, como poda, irrigação e eliminação de pragas.

Existem cinco principais tipos de grama sintética, cada um deles com diferentes características e indicações de uso. São eles:

Conheça mais sobre os tipos de grama sintética e as melhores formas de utilizá-las.

Parquinho com grama sintética
Fontes: Habitíssimo

 

Quadra de futebol com grama sintética
Fonte: Stampa Quadras

 

Entorno de piscina em grama sintética
Fonte: Decorando Casas

 

Principais vantagens do gramado artificial

Cada vez mais, as pessoas estão optando pelo uso da grama sintética no lugar da natural, seja para aplicar em suas casas e condomínios ou até mesmo em seus negócios, como casas de festas, creches, academias e lojas.

Mas o que se percebe é que essa escolha não é apenas pela aparência similar ao gramado tradicional e, sim, pelas inúmeras vantagens que esse tipo de material oferece. Veja alguns exemplos:

Segurança: esse é o principal motivo que faz esse ser um dos revestimentos preferidos para playgrounds e quadras esportivas. A grama sintética é produzida com um material antiderrapante e que ajuda a absorver eventuais impactos, além de ser antiabrasivo, impedindo as queimaduras e lesões que outros materiais sintéticos costumam causar.

Fácil manutenção: já falamos lá em cima, mas é sempre válido reforçar. A grama sintética dispensa cuidados como rega e poda, além de ser muito fácil de limpar (basta água e sabão neutro).

Durabilidade: mesmo sendo bem utilizado, um gramado sintético pode durar muitos anos sem sofrer danos com a ação da chuva e do sol, ou seja, mantém sempre o aspecto de grama nova que tanto se busca.

Possibilidades de uso: outra principal vantagem da grama sintética é a praticidade na hora da instalação, afinal ela pode ser alocada nos mais diversos lugares. Podendo ir tanto em ambientes internos quanto externos, sem contar que é altamente personalizável, sendo uma excelente aliada na decoração!

Academia com grama sintética no piso
Fonte: Playgrama

 

Sala decorada com piso de grama sintética
Fonte: Pinterest

 

Sacada decorada com grama sintética
Fonte: Playgrama

 

Pronto, agora você já sabe do que é feita a grama sintética e como ela funciona. Aproveite e já confira o nosso post completo sobre onde e como instalar a grama sintética. Em caso de dúvida, você também pode deixar um comentário abaixo ou entrar em contato conosco!

9 thoughts on “O que é grama sintética?

    • playgrama says:

      Olá, Patricia!

      A grama sintética é própria para ficar no tempo, sob o sol e a chuva.
      Para realizar a instalação da grama sintética é necessário possuir um piso totalmente liso e nivelado, pois imperfeições nestes pisos podem deixar marcas na grama, o piso pode ser em cimento, asfalto, ou de preferência cimento queimado. Em todos os tipos de piso deve ser observado caimento de 1% para local de escoamento da água, pois a grama sintética acompanha o caimento do piso, se o piso obtiver caimento a água fará o mesmo percurso, caso o piso forme poças, continuará formando mesmo com a grama sintética.
      A grama sintética não exige manutenção constante, para higieniza-la basta lava-la usando sabão neutro e enxaguar perfeitamente para não acumular resíduos de sabão entre as fibras. Máquinas de alta pressão podem ser usadas, mas com cuidado, o limite de pressão para a grama é o mesmo para a sensibilidade da pele humana.

      Qualquer dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  1. tata says:

    Bom dia

    Gostaria de saber sobre a impermeabilização dela, pois colocando no terraço descoberto, com a chuva na laje… corre risco de filtração ???
    ou ela absorve a água ?

  2. Patrícia Arruda de Oliveira says:

    Bom dia!Temos em nossa escola grama sintética,mas a mesma dica em área fechada sem muita ventilação. Como podemos fazer imã higienização profunda?
    Agradeço desde já

  3. ALESSANDRO BOAVENTURA PEREIRA says:

    Bom dia Estou fazendo um projeto de uma área de churrasqueira, estive pensando e revestir com grama sintética, Você recomendaria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *