8 Dicas para Organizar Escritório

escritorio organizado

Seu escritório é tão repleto de pessoas e documentos que, no fim do dia, está uma bagunça? É normal. Grande parte das empresas sofrem desse mesmo mal. A boa notícia é que existem formas de acabar de vez com esse problema. Para ajudar você com isso, separamos oito dicas para organizar escritório que farão toda a diferença no seu dia a dia.

Dica #1 – Explore os espaços verticais

O primeiro passo em direção ao caminho da organização é explorar locais que você, normalmente, não usa. Assim, você consegue mais espaço livre para acomodar as pequenas bagunças do cotidiano. As paredes são opções incríveis para colocar lembretes, inserir materiais, como suporte para arquivos e, inclusive, como calendário visível das atividades da semana ou do mês.

organizadores deparede
Fonte: Pinterest

 

pendurador de arquivos de parede
Fonte: Pinterest

 

calendario mural
Fonte: Pinterest

 

caixa de arquivos de parede
Fonte: Pinterest

Dica #2 – Use caixas variadas para armazenamento

Para que tudo fique dentro dos conformes é imprescindível que você tenha locais específicos para tudo. Desde aquelas decorações sazonais que recheiam o escritório em datas comemorativas até papéis e documentos. Um grande aliado das caixas são os espaços ociosos. Vale aqui tanto a dica anterior, usando as paredes para alocar caixas, quanto gavetas sem uso.

caixas organizadoras
Fonte: Pinterest

 

caixas organizadoras de parede
Fonte: Pinterest

 

gavetas para organizar arquivos
Fonte: Pinterest

 

prateleiras de caixa de feira
Fonte: Pinterest

Dica #3 – Limpeza diária é fundamental!

Uma coisa que pode parecer banal, afinal é para estar sempre em dia, é a limpeza. Não apenas para manter a higiene constante do local, mas também para deixar as coisas sempre organizadas. Afinal, não tem como manter a ordem em um local que não está limpo. E, aqui, não estamos nos restringindo ao ambiente macro, mas principalmente às bancadas e estações de trabalho individuais.

escritorio limpo
Fonte: Decorando Casa

Dica #4 – Iluminação é tudo

Indo por essa linha de dicas mais amplas e que auxiliam a manter a disciplina do espaço está a iluminação. Pode não parecer, mas lugares que têm pouca luminosidade acabam destoando a atenção de certos pontos, o que fazem que eles sejam “abandonados” e suscetíveis a acumular muitos itens. Por isso, o bacana é, além da iluminação central, explorar pontos extras de luz no escritório. Vale sobre as bancadas, sobre puffs espalhados, dentro de armário… Enfim, o interessante é explorar muito eles!

escritorio iluminado
Fonte: Pinterest

 

luminarias de prateleira para escritorios
Fonte: Pinterest

Tenha Ideias incríveis de como usar grama sintética no escritório!

Dica #5 – Tenha apenas o essencial sobre a mesa

Lembram daquela sugestão mágica: menos é mais? Bom, ela se encaixa demais quando o assunto é deixar tudo arrumado. Por isso, o bom é deixar apenas o que você realmente usa sobre a mesa e estimular o mesmo comportamento dos seus colegas. Tudo que não se usa com frequência, como blocos, post-its, canetas coloridas, lanchinhos, livros etc, fica nas gavetas.

escritorio com prateleiras
Fonte: Pinterest
escritorio com mesa organizada
Fonte: Pinterest
gavetas na mesa do escritorio
Fonte: Pinterest

Dica #6 – Tenha um cesto para lixo seco ao lado da estação de trabalho

Além de estimular o desapego, ter um cesto de lixo ao lado da bancada de trabalho também preserva a organização. Isso porque, ao invés de acumular papéis e lembretes, para “o caso de precisar outra hora”, a pessoa vai se livrar daquilo que não for mais útil. Isso sem levantar da cadeira ou mesmo sair do lugar.

escritorio moderno com cesto de lixo colorido
Fonte: Amazon

 

cesto de lixo em baixo da mesa do escritorio
Fonte: Pinterest

Dica #7 – Faça “limpas” de documentos periodicamente

Ainda nesta linha de desapego, fazer limpezas de tempos em tempos é ótimo para manter a ordem no escritório. Mais ainda, faz com ninguém se perca em um monte de documentos, pastas e tarefas.

maquina para cortar documentos
Fonte: Brasil 247

Dica #8 – Etiquete e nomeie tudo!

Aliás, para que ninguém se perca, aí está a nossa última dica: coloque etiquetas com o nome de tudo! Além de ficar muito fácil de encontrar, você também vai manter uma organização plena em seu ambiente profissional.

caixas estiquetadas em escritorio
Fonte: Sodimac
caixas nomeadas em-escritorio
Fonte: Pinterest
12-luminarias-de-prateleira-para-escritorios
Fonte: Find My Organizer

Com essas dicas para organizar escritório, você e suas demandas viverão em harmonia por muito tempo! E por falar em escritório, que tal ter ideias diferentes para decorar o seu? Separamos um conteúdo incrível, com formas diferentes de aplicar a grama sintética em seu ambiente de trabalho. Clique aqui e descubra como deixar seu escritório mais confortável e estiloso!

One thought on “8 Dicas para Organizar Escritório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *