Conheça 7 tipos de grama e suas características

Tipos de Grama

Se você está procurando por uma boa opção de grama para decoração externa, seja para jardim residencial, playground, casa de praia, ou o que for, veio ao lugar certo. Para ajudar você a ter um gramado bonito e com aquele aspecto verdinho de dar inveja, separamos alguns dos melhores tipos de gramas que são comercializados no mercado brasileiro.

Cada uma das gramas possui características e benefícios diferentes e você pode escolher qual encaixa melhor na sua necessidade. Preparado? Confira a lista abaixo!

1 – Grama São Carlos

A grama São Carlos (de nome científico Axonopus sp) é uma espécie típica da região Sul do Brasil e tem como característica as folhas mais largas e de cor verde-escura. Esse tipo de grama cresce para o alto e é muito resistente, adaptando-se bem aos mais variados ambientes, inclusive áreas com pouca luminosidade. A única desvantagem é que, para permanecer sempre bela, necessita de rega frequente, pelo menos uma vez na semana.

2 – Grama Esmeralda

Um dos tipos mais populares é a grama Esmeralda, como é conhecida por aqui a Zoysia Japônica. O apelido se dá por um bom motivo: suas folhas possuem coloração verde-esmeralda, com espessura fina e comprimento pequeno (de 2 a 4 cm). São boas opções para um gramado estilo tapete, devido a sua alta resistência às pisadas e crescimento mais lento em relação a outras espécies, diminuindo a necessidade de poda.

3 – Grama Bermuda

A grama Bermuda ou Bermudas (nomes populares da espécie Cynodon dactylon) é bastante utilizada aqui no Brasil em campos esportivos (com golfe, futebol, tênis, etc). Tem como principal característica as folhas finas e de coloração verde vibrante. Além disso, são bastante resistentes aos impactos do dia a dia, com boa capacidade de regeneração.

4 – Grama Santo Agostinho

A grama Santo Agostinho, também conhecida como grama Inglesa, é uma espécie rústica adequada para o cultivo em regiões litorâneas, pois possui uma boa resistência a salinidade do solo nesses locais. Tem por característica as folhas largas e lisas, com coloração verde azulada. O principal cuidado com essa grama é a sua baixa resistência a pisadas, sendo contra-indicada a sua instalação em áreas de grande circulação.

5 – Grama Coreana

A grama Coreana, também conhecida como Japonesa, é uma variedade da espécie Zoysia tenuifolia. Ela possui folhas bem estreitas, curtas e pontiagudas, com uma coloração verde intenso. É considerada uma das espécies mais bonitas, com aspecto macio, no entanto, é pouco resistente a secas e não se adapta bem em qualquer espaço, necessitando de solo fértil e com boa iluminação solar.

6 – Grama Batatais

Outra espécie bastante conhecida é a grama Batatais (de nome científico Paspalum notatum), que também pode ser chamada de grama de pasto. Sua principal característica são as folhas longas, largas e duras, com coloração verde clara. Ela é uma espécie que não sofre com pragas e é bastante resistente ao pisoteio, no entanto necessita de muito sol para não definhar e poda frequente.

7 – Grama Sintética

Para quem quer um gramado sempre belo e verdinho, mas não gosta de se preocupar com manutenção, uma boa opção é a grama sintética, que é feita de polietileno, um material artificial que imita a grama com perfeição. Existem várias espessuras e comprimentos para escolher, além de colorações variadas (das mais claras às mais escuras). E o bom é que não precisa regar nem podar, podendo ser instalada tanto em locais externos quanto internos!

Essas são as nossas dicas de gramas para você escolher e criar o seu gramado perfeito. Se quiser conhecer mais sobre os produtos da Playgrama, te convidamos a ler esse conteúdo sobre os principais tipos de grama sintética. Temos certeza que vai se surpreender com as vantagens! Até a próxima.

One thought on “Conheça 7 tipos de grama e suas características

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *