Plantas para ambientes fechados e escuros: lindas e fáceis de cuidar

Tipos de plantas para ambientes fechados e escuros

Plantas são ótimos decorativos para diversos tipos de lugares, internos ou externos. Algumas pessoas evitam tê-las dentro de casas e escritórios, pois aparentemente exigem muitos cuidados e nem todos têm tempo na correria do dia-a-dia. Mas, na verdade, existem opções muito fáceis de cuidar e que podem sobreviver bem em lugares mais fechados e com pouca luz.

Separamos alguns exemplos para você conhecer e se encantar! São plantas para ambientes fechados e escuros, que possuem um charme próprio e irão dar aquele toque que faltava na sua decoração.

Calatheas

Fonte: BrightSide

Existem as com folhas arredondadas, assim como também há as com folhas mais compridas. São de cores variadas e ainda com “estampa” de listras em diversos padrões. Essas são as Calatheas, que chamam a atenção pela peculiaridade de suas folhas, já que existem, aproximadamente, 25 espécies dessa planta.

Planta Calathea boa para ambientes fechados
Fonte: Jardiland

Sua origem é da Floresta Amazônica. Lá, a planta cresce cercada pela densa vegetação e, por isso, sempre escondida nas sombras. Assim, as Calatheas são perfeitas para ambientes fechados e com pouca luz.

Para as dicas básicas de cuidados: aconselhamos molhar sua planta duas vezes por semana. Procure deixá-la no ambiente mais úmido de sua casa, como perto de banheiros, por exemplo. Assim, sua Calathea vai se sentir confortável e estará sempre bonita e alegrando seu ambiente.

Aglaonema

Planta Aglaonema ideal para vasos de ambientes internos
Fonte: Lawnkart

Comumente encontrada nas florestas tropicais de Bangladesh, Filipinas e na China, a Aglaonema é uma espécie com cerca de 50 variações: folhagem, cores e tamanhos. Essa planta é uma das mais cultivadas em ambientes internos, como escritórios, ambientes comerciais (shoppings, lojas, mercados) e salas de estar.

Tipos de plantas ideais para lugares fechados
TipsPlants

No entanto, mesmo que a Aglaonema não precise da luz do sol direta, um local com luz difusa seria o ideal para mantê-la sempre saudável. Ambientes secos ou com ar-condicionado ligado por muito tempo podem danificá-la, já que essas plantas não se adaptam bem ao frio.

Espada de São Jorge

Planta Espada de São Jorge ideal para ambientes internos
Fonte: Plantei

Costuma-se dizer, aqui no Brasil, que essa planta é como um amuleto para se ter em casa, pois serve como proteção contra inveja, o famoso “mau olhado”. Por isso é comum achar a Espada de São Jorge pelas casas e escritórios, principalmente perto das portas de entrada.

Sua característica mais forte é a resistência extrema, ideal para pessoas que não conseguem dar atenção aos cuidados de suas plantas com frequência. Também é forte para altas e baixas temperaturas.

Você pode deixar seu vaso com a Espada de São Jorge em ambiente de meia sombra (pouca-luz) e sua planta estará bem confortável. Apenas evite deixá-la em lugares de escuridão total.

Lírio da Paz

Planta Lírio da Paz ótima decoração para casa
Fonte: Playgrama

O Lírio da Paz (Spathiphyllum) é uma planta muito apreciada pelas pessoas, pois além de sua beleza delicada, simboliza a paz e tranquilidade para o ambiente em que está. É comum encontrá-lo em ambientes internos de casas e escritórios.

No verão é possível perceber o crescimento rápido dessa planta e seu aumento de volume, deixando-a ainda mais bonita. Com o passar do tempo, dentro de ambientes mal iluminados, suas flores brancas podem ficar levemente esverdeadas.

Cuidados com seu Lírio da Paz: é importante mantê-lo sempre em meia sombra, mas nunca em lugares totalmente sem luz. Ele também não se adapta ao frio – cuidado com o ar-condicionado.. Você pode adubá-lo com frequência para manter sua aparência volumosa.

Lágrimas de Bebê

 

Planta Lágrima de Bebê
Fonte: WikimediaCommons

A Lágrimas de Bebê (Soleirolia soleirolii) é uma planta nativa da Itália e regiões vizinhas, mas é cultivada e adorada pelo mundo todo. Com seu formato arredondado, ela fica harmoniosa dentro de vasos para ambientes internos. Também é comum encontrá-la em ambientes externos, mas é importante ter cuidado para não plantá-la em lugares que possa ocorrer pisoteamento, pois é considerada uma planta frágil nesse aspecto.

Para cuidar bem de sua planta, deixe-a em ambientes com pouca luz. A incidência direta do sol queima suas folhas sensíveis. Evite que a Lágrima de Bebê entre em contato com frio ou geada, pois sua tolerância é baixa para esses climas.

Você pode gostar também de Jardim Artificial: dicas de grama, plantas e decoração!

Agora você já sabe que existem plantas para ambientes escuros que são muito bonitas e que não exigem tantos cuidados. Então, que tal uma plantinha para enfeitar seu cantinho? Mas antes, confira o texto Jardim dentro de casa: 6 dicas infalíveis para incrementar o seu lar, em que damos várias ideias de como alocar as plantas em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *