11 2604-5322 | 2601-5657

Como decorar uma cozinha pequena

Cozinha de madeira

Fonte: Cerâmica Burguina

Antigamente era comum passar horas na cozinha preparando refeições para toda a família e se reunir por ali mesmo para saborear os pratos. Hoje, com as rotinas agitadas e o crescente hábito de comer fora de casa, as cozinhas estão ocupando cada vez menos espaço no planejamento dos lares.

Essa é uma tendência que veio para ficar, portanto, saber como decorar uma cozinha pequena é imprescindível para dar o seu toque no ambiente e deixá-lo com a sua cara.

Veja só algumas dicas de como incrementar a decoração da sua cozinha pequena e tornar o ato de cozinhar ainda mais prazeroso!

Dicas de decoração para cozinhas pequenas

 

Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para decorar qualquer área do seu lar é, sempre, planejar tudo com muita atenção e antecedência. Não existe nada mais chato do que comprar aquele móvel que você sempre sonhou e descobrir que ele não cabe na sua cozinha somente na hora de montar. Portanto, antes de sair às compras, você precisa medir bem o espaço disponível e visualizar onde ficará cada coisa.

Atenção especial para os eletrodomésticos, que precisam estar próximos das tomadas, e para o fogão, que necessita de saída de gás. Além disso, é importante priorizar a circulação no espaço e a facilidade para abrir portas e gavetas para acessar utensílios que você usará todos os dias.

Otimize espaço

Tome isso como regra: na hora de decorar uma cozinha pequena, a otimização do espaço vai facilitar muito a sua vida! Você pode fazer isso facilmente, por exemplo, ao utilizar espaços que geralmente ficam desocupados, como em cima da geladeira e dos armários, para guardar aquilo que você não usará diariamente.

Cozinha pequena branca

Fonte: Casa de Valentina

 

Abuse das prateleiras e armários aéreos, que permitem guardar tudo o que você precisa sem ocupar a sua “área de trabalho”. Uma dica legal – e que cai superbém para cozinhas americanas – é acrescentar um balcão ou bancada, que pode ser utilizada para fazer refeições rápidas e você ainda ganha espaço ao adicionar prateleiras na parte de baixo. Otimização é tudo!

Menos é mais!

Depois que você já definiu onde vão ficar cada um os itens essenciais da sua cozinha (fogão, geladeira, pia, etc), e organizou as áreas de trabalho e de armazenamento, você pode partir para a parte “decorativa”. Aqui, a regra é priorizar o bom funcionamento da cozinha, cuidando para que a decoração não sobrecarregue o ambiente e faça com que ele pareça menor do que realmente é.

Portanto, nada de abarrotar a sua cozinha com utensílios e objetos por todos os lados. Veja só algumas dicas para uma decoração clean, funcional e aconchegante:

  • utilize cores claras nas paredes, pois dão sensação de amplitude ao ambiente;
  • deixe as cores mais vibrantes para alguns detalhes e objetos, sempre harmonizando com o resto da decoração;
  • pendure os utensílios que você mais usa em ganchos na parede, assim eles ficam fáceis de acessar e complementam a decoração;
  • priorize a boa iluminação! Pode ser a luz natural de uma janela ou mesmo luzes direcionadas para a bancada de trabalho – isso ajuda a ampliar o espaço;
  • adicione um toque verde na cozinha, seja com um vaso de planta, uma mini horta ou um tapete de grama sintética – esse detalhe vai dar muito mais vida à sua cozinha;
  • sempre que possível, escolha eletrodomésticos e utensílios pequenos. Eles são igualmente eficientes e ainda ocupam menos espaço.

Agora que você já sabe tudo sobre como decorar a sua cozinha pequena, que tal ver essas dicas colocadas em prática? Olha só esses exemplos e veja como é fácil!

Descubra como incluir Plantas na Cozinha e aprenda como decorar e quais cultivar!

15 cozinhas pequenas decoradas para você se inspirar!

1 – Cozinha com tapete de grama sintética

 

Cozinha decorada com tapete de grama sintética

Fonte: Harvey Maria

 

2 – Cozinha com jardim de inverno

 

Cozinha com jardim de inverno

Fonte: Pinterest

 

3 – Cozinha com iluminação natural

 

Cozinha com iluminação natural

Fonte: Limão na Água

 

4 – Cozinha pequena com armários aéreos

 

Cozinha com armários aéreos

Fonte: Simples decoração

 

5 – Cozinha com prateleiras na parede

 

Cozinha decorada com prateleiras

Fonte: Cerâmica Burguina

 

6 – Cozinha com prateleiras na bancada

 

Cozinha com bancada

Fonte: Limão na Água

 

7 – Cozinha com mini-horta de temperos

 

Cozinha com mini horta em prateleiras

Fonte: Pinterest

 

8 – Cozinha com parede de quadro negro

 

Cozinha com parede de quadro negro

Fonte: Pinterest

 

9 – Cozinha decorada em tons claros

 

Cozinha em tons claros

Fonte: Pinterest

 

10 – Cozinha pequena com mesa retrátil

 

Mesa retrátil em cozinha

Fonte: Pinterest

 

11 – Cozinha decorada em preto

 

Cozinha decorada em preto

Fonte: Pinterest

12 – Cozinha com utensílios pendurados

 

Utensilios de Cozinha pendurados

Fonte: Pinterest

 

13 – Cozinha com armário colorido

 

Cozinha com armários coloridos

Fonte: Pinterest

 

14 – Cozinha pequena com toque verde

 

Vasos de plantas decorando a cozinha

Fonte: Pinterest

 

15 – Cozinha com balcão e banquetas

 

Cozinha com bancada e banquetas

Fonte: Pinterest

 

Sua cozinha tem tudo para ficar perfeita com essas dicas. Que tal agora descobrir como reaproveitar materiais recicláveis e o lixo orgânico que sua cozinha gera para deixar toda sua casa ainda mais em harmonia e sustentável? Então confira nosso post e saiba como!

Deixe uma Resposta.