Grama sintética como alternativa sustentável ao uso de herbicidas

Grama sintética como alternativa sustentável ao uso de herbicidas

Não há dúvida de que existem muitos motivos pelos quais a grama sintética acabou ganhando espaço nas casas e nas empresas.

Seria possível mencionar várias coisas positivas sobre o seu uso, como o fato de ser de prática instalação, de ela ter uma durabilidade bastante grande e, claro, de ser fácil de conservar.

Porém, o que nem todo mundo considera é que a grama sintética tem uma relação estreita com um conceito muito importante: sustentabilidade.

Com certeza, para quem é mais ligado ao cuidado ambiental, entender mais sobre a grama sintética é quase uma obrigação e nós explicamos mais neste artigo sobre sua ligação com a sustentabilidade!

Grama sintética é uma forma prática de substituir a grama verdadeira

Apesar de contribuir para a estética de vários lugares, a grama verdadeira gera muito mais trabalho para a sua conservação, em especial quando começam a surgir as ervas daninhas.

Para quem não sabe do que se trata, essas são plantas também, mas que brotam até mesmo sem ser plantadas e que prejudicam muito a estética desejada.

Na realidade, quando se fala em uma plantação, por exemplo, a erva daninha pode até prejudicar a qualidade do alimento que foi plantado, já que “disputa” os minerais do solo com aquilo que se está cultivando.

No caso da grama, o aparecimento de ervas daninhas faz com que o visual do jardim, do campo de futebol ou da área da piscina não seja mais tão bonito.

O maior problema é que, para acabar com elas, há pessoas que optam pelos herbicidas, que são extremamente prejudiciais ao ambiente. Entenda, a seguir, do que se tratam essas substâncias e quais são os seus perigos.

Aprenda do que se tratam os herbicidas

Essas são substâncias químicas que são aplicadas sobre as plantas, inclusive sobre as gramas, para que as ervas daninhas sejam eliminadas.

Existem diversos tipos de herbicidas e não falta quem, desesperado para deixar o seu jardim mais bonito, por exemplo, acabe borrifando esse tipo de composto químico sobre a grama.

Porém, o problema é que esses compostos não afetam somente as ervas daninhas, mas as pessoas ao redor também, inclusive o restante da vegetação.

Com relação aos efeitos colaterais que as pessoas podem experimentar ao aplicar herbicidas, um deles é a infertilidade (a longo prazo), sem contar a irritação que pode surgir nas vias aéreas e mesmo na pele.

Uma das doenças mais graves do mundo, que é o câncer, também pode estar associada ao herbicida, especialmente a longo prazo. Vale dizer que um dos compostos mais usados é o Glifosato.

Infelizmente, quando as pessoas usam a grama verdadeira, é bem difícil fugir dos herbicidas, sendo essa uma das razões pelas quais a grama sintética se torna uma excelente alternativa!

Grama sintética ajuda na sustentabilidade

Além de o herbicida ser algo perigoso para quem está aplicando e para quem tem contato com a grama, ele também prejudica o ambiente como um todo.

Não se pode esquecer de que esse composto químico acaba agredindo a natureza de forma geral, afetando os passarinhos que passam por essa grama, os insetos e até as flores que também brotem por ali.

Sendo assim, apostar na grama sintética é uma alternativa que mantém as pessoas e o ambiente mais seguros, promovendo sustentabilidade e sendo melhor para a saúde.

Pensando em tudo isso, quando se tem o desejo de revestir um lugar com grama, mas sem ter de recorrer ao herbicida e aos seus perigos, não há dúvida que a forma mais recomendada é apostar na grama sintética!

Praticidade na conservação também faz parte dos benefícios

É claro que a principal coisa na qual se pensar deve ser a sustentabilidade: a grama sintética, por dispensar o herbicida, é excelente para que a saúde de todos seja protegida, assim como o meio ambiente.

No entanto, é preciso lembrar que também há outras razões pelas quais a grama sintética é tão bem-vinda, como a sua fácil manutenção.

Não é preciso grande coisa para que a grama sintética esteja sempre bonita e limpa: só uma vassoura macia e, para uma limpeza mais intensa, um pouco de sabão neutro diluído!

A sua troca também demora bastante: no mínimo, cinco anos para que a grama sintética seja substituída e, no máximo, dez anos. Por isso, é claro que quem instala a grama sintética acaba ficando mais tranquilo por mais tempo.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e não deixe de compartilhar este artigo com seus contatos para informá-los também!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *