11 2604-5322 | 2601-5657

Como fazer um telhado verde com grama sintética

terraco com telhado verde

Fonte: Imgur

Poucas técnicas arquitetônicas são tão eficientes para unir beleza, sustentabilidade e praticidade quanto o telhado verde – e ainda mais quando ele é elaborado com gramado artificial. De forma geral, esse espaço consiste em uma área arborizada no teto/terraço de casas/prédios, que pode deixar os imóveis mais confortáveis com relação à temperatura e, em alguns casos, proporcionar um local agradável para socializar.

Ficou curioso? Então continue lendo esse post e saiba mais!

O que é telhado verde?

Trazer um pouco de verde para o teto não é algo recente – pelo contrário, é bem antigo. As primeiras formas de telhado verde que se tem registro datam do período do Império Romano, só que naquela época ele tinha um efeito muito mais estético do que qualquer outra coisa.

Só muito tempo depois, na Europa renascentista, que o hábito de colocar plantas no teto passou a ter um propósito mais prático, para ajudar a controlar a temperatura das residências.

telhado verde inclinado com grama sintética

Fonte: Flickr – Dissonanc3

De lá para cá, essa técnica evoluiu bastante, e hoje existem formas muito eficientes e fáceis de trazer um pouco de natureza – pelo menos no visual – para o topo dos imóveis. Além das plantas naturais, que demandam um processo de instalação muito mais complexo (com membranas impermeáveis, sistema de escoamento, escolha das espécies mais adequadas etc), também é possível utilizar a grama artificial.

Saiba as vantagens em usar a grama sintética no lugar da natural

– Vantagens do telhado verde com grama artificial

Essa opção traz muito mais facilidade e conta com a maioria das vantagens que um telhado verde natural apresenta:

  • proporciona a criação de uma área verde de fácil instalação e com uma manutenção simples e barata (pois não há a necessidade de poda, por exemplo);
  • traz grande durabilidade já que a grama sintética dura até cinco anos e pode ser renovada;
  • a grama sintética conserva o aspecto verde durante todo o ano, independente do clima e das estações do ano(!);
  • protege o telhado dos raios solares, deixando a temperatura interior do imóvel mais agradável;
  • reduz os ruídos externos;
  • e ainda gera menos peso na estrutura do telhado em comparação ao gramado natural.

Você sabia que existe uma casa inteiramente revestida com grama sintética?

Telhado verde: passo a passo de como fazer

A aplicação da grama artificial no telhado ou terraço é um processo muito parecido com a instalação padrão da grama sintética realizada em outras superfícies, que utiliza cola ao invés de pregos.

Primeiro, é preciso se certificar de que a área não possui ranhuras, buracos ou pontas, pois essas irregularidades na superfície podem acabar danificando o gramado sintético no médio/longo prazo.

terraco com grama sintética

Fonte: Pinterest

Com relação à como fazer aplicar a grama artificial para fazer o telhado verde, o passo a passo é supersimples:

  1. Faça furinhos em toda extensão da lata de cola, e aplique o líquido sobre todo o piso como se fosse um chuveirinho. A cola utilizada deve ser de contato com alta resistência a oxidação e intempéries.
  2. Desenrole cuidadosamente o carpete de grama sobre a superfície com cola. Se encontrar obstáculos fixos, faça recortes no carpete.
  3. Pressione firmemente a grama contra o teto/terraço para se certificar de que ela está bem colada.
  4. Nos cantos, recorte as bordas que sobrarem do carpete e acrescente mais um pouquinho de cola. Pressione bem.

Contar com um telhado verde no seu prédio ou na sua casa tem o potencial de deixar o ambiente muito mais confortável, agregar ao imóvel um visual que remete à natureza e, melhor ainda, não traz muito trabalho ou custo de manutenção. Que tal investir nessa tendência para o seu lar?!

Deixe uma Resposta.