Como fazer um telhado verde com grama sintética

terraco com telhado verde

Poucas técnicas arquitetônicas são tão eficientes para unir beleza, sustentabilidade e praticidade quanto o telhado verde – e ainda mais quando ele é elaborado com gramado artificial. De forma geral, esse espaço consiste em uma área arborizada no teto/terraço de casas/prédios, que pode deixar os imóveis mais confortáveis com relação à temperatura e, em alguns casos, proporcionar um local agradável para socializar.

Ficou curioso? Então continue lendo esse post e saiba mais!

O que é telhado verde?

Trazer um pouco de verde para o teto não é algo recente – pelo contrário, é bem antigo. As primeiras formas de telhado verde que se tem registro datam do período do Império Romano, só que naquela época ele tinha um efeito muito mais estético do que qualquer outra coisa.

Só muito tempo depois, na Europa renascentista, que o hábito de colocar plantas no teto passou a ter um propósito mais prático, para ajudar a controlar a temperatura das residências.

telhado verde inclinado com grama sintética
Fonte: Flickr – Dissonanc3

De lá para cá, essa técnica evoluiu bastante, e hoje existem formas muito eficientes e fáceis de trazer um pouco de natureza – pelo menos no visual – para o topo dos imóveis. Além das plantas naturais, que demandam um processo de instalação muito mais complexo (com membranas impermeáveis, sistema de escoamento, escolha das espécies mais adequadas etc), também é possível utilizar a grama artificial.

Saiba as vantagens em usar a grama sintética no lugar da natural

– Vantagens do telhado verde com grama artificial

Essa opção traz muito mais facilidade e conta com a maioria das vantagens que um telhado verde natural apresenta:

  • proporciona a criação de uma área verde de fácil instalação e com uma manutenção simples e barata (pois não há a necessidade de poda, por exemplo);
  • traz grande durabilidade já que a grama sintética dura até cinco anos e pode ser renovada;
  • a grama sintética conserva o aspecto verde durante todo o ano, independente do clima e das estações do ano(!);
  • protege o telhado dos raios solares, deixando a temperatura interior do imóvel mais agradável;
  • reduz os ruídos externos;
  • e ainda gera menos peso na estrutura do telhado em comparação ao gramado natural.

Você sabia que existe uma casa inteiramente revestida com grama sintética?

Telhado verde: passo a passo de como fazer

A aplicação da grama artificial no telhado ou terraço é um processo muito parecido com a instalação padrão da grama sintética realizada em outras superfícies, que utiliza cola ao invés de pregos.

Primeiro, é preciso se certificar de que a área não possui ranhuras, buracos ou pontas, pois essas irregularidades na superfície podem acabar danificando o gramado sintético no médio/longo prazo.

terraco com grama sintética
Fonte: Pinterest

Com relação à como fazer aplicar a grama artificial para fazer o telhado verde, o passo a passo é supersimples:

  1. Faça furinhos em toda extensão da lata de cola, e aplique o líquido sobre todo o piso como se fosse um chuveirinho. A cola utilizada deve ser de contato com alta resistência a oxidação e intempéries.
  2. Desenrole cuidadosamente o carpete de grama sobre a superfície com cola. Se encontrar obstáculos fixos, faça recortes no carpete.
  3. Pressione firmemente a grama contra o teto/terraço para se certificar de que ela está bem colada.
  4. Nos cantos, recorte as bordas que sobrarem do carpete e acrescente mais um pouquinho de cola. Pressione bem.

Contar com um telhado verde no seu prédio ou na sua casa tem o potencial de deixar o ambiente muito mais confortável, agregar ao imóvel um visual que remete à natureza e, melhor ainda, não traz muito trabalho ou custo de manutenção. Que tal investir nessa tendência para o seu lar?!

9 thoughts on “Como fazer um telhado verde com grama sintética

  1. MARIA CANDIDA says:

    Tenho uma area com mangueira,romã e carambola, gostaria de colocar grama sintetica,mas não gostaria de colocar contra piso,se fixar com pinos de barraca de camping fica bom? são mais ou menos uns 30m quadrados. Quanto ficaria o valor para esta area?
    Cândida.

    • Roberto says:

      Meu telhado é com telhado ecológica e estou pensando em grama artificial ou manta asfáltico para ajudar em possíveis vendavais e tbm no calor

  2. Rossana says:

    Bom dia, moro em Florianopolis, Santa Catarina, CEP 88010520. Gostaria de saber o preço do metro e quanto custa o frete. Acredito que vou precisar de cerca de 20
    Metros quadrados. Preciso medir ainda. Daí para mais. Também gostaria de saber quanto tempo demora para chegar
    Aguardo retorno

    Atenciosament
    Rossana Espezin

  3. Maria Angela says:

    Gostaria de saber se pode colocar grama sintética em cima de vidro temperado de um pergolado. Queria refrescar o ambiente .
    Quanto que é o metro quadrado?

  4. Yara says:

    Tenho um telhado de vidro com inclinação de 5% . Quero aplicar a grama sintetica. É possivel? Como fica o escoamento da agua da chuva? 5% de declividade é suficiente??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *