Como cuidar de plantas de sombra e meia-sombra

Plantas para sombra

As plantas que não exigem contato frequente com a luz direta do sol são as mais comuns de se encontrar em ambientes internos. Geralmente não precisam de muitos cuidados e complementam as decorações com um toque natural.

Existem três tipos que que vivem muito bem em salas, escritórios e ambientes fechados: as plantas de sombra, meia-sombra e sol-pleno. Porém, mesmo que elas não exijam muito de sua atenção, é importante alguns cuidados essenciais para cada uma das classificações. Confira!

Cuidados com plantas de sombra

Dicas de como cuidar plantas de sombra
Fonte: Aldoscully

As plantas de sombra costumam crescer, em seu habitat natural, no meio de folhagens maiores e mais altas, impedindo a passagem direta da luz solar. Por isso, elas crescem bem em ambientes de luminosidade baixa e não precisam receber incidência direta do sol.

Para essas plantas é necessário cuidados com:

  • Localização – procure não deixar seu vaso em locais que recebam luz do sol diretamente, como janelas.
  • Excesso de água – cuide para não regá-las muitas vezes na semana, pois as plantas de sombra geralmente possuem armazenamento próprio para água. Verifique quantas vezes por semana a sua planta, em específico, precisa ser molhada.

Pesquisando plantas e cuidados para ambientes sem sol? Então, confira Plantas para ambientes fechados e escuros: lindas e fáceis de cuidar!

Cuidados com plantas de meia-sombra

Dicas de como cuidar plantas de sombra
Fonte: Elo7

As plantas de meia-sombra são aquelas que precisam da luz do sol, mas em pouca quantidade ou frequência. Crescem e vivem bem dentro de interiores bem iluminados e arejados, desde que não recebam luz solar direta.

Alguns cuidados básicos:

  • Localização: não deixe sua planta em lugares da casa que recebem luz direta (atenção ao sol no horário das 12h). Procure deixar sua planta em locais que recebam iluminação da manhã ou à tardinha.
  • Rega: verifique a frequência que a espécie da sua plantinha precisa de água. Plantas de meia-sombra precisam receber mais água durante a semana do que as de sombra.

Extra: Cuidados com plantas de sol-pleno

Cuidados de plantas de sombra
Fonte: Pinterest

Essas plantas não são de total sombra, mas vale destacar recomendações para elas também. Elas precisam de incidência direta do sol por, em média, quatro horas diárias. Em geral, se desenvolvem bem em ambientes bem iluminados e não exigem cuidados muito específicos.

Algumas dicas:

  • Localização: deixar o vaso em locais ventilados e que recebam luz do sol por algumas horas do dia.
  • Rega: verificar a necessidade de rega da espécie da sua planta.

Alguns cuidados gerais

Independente de sua planta ser de sombra, meia-sombra ou sol-pleno, existem alguns cuidados que você deve manter para todas as folhagens internas.

  • Não deixe perto de ar-condicionados: evite colocar sua plantinha perto da saída do ar-condicionado ou muito perto de aquecedores. Pode causar queimaduras e amarelamentos das folhas.
  • Adubo: é importante adubar sua planta com certa frequência, para que ela tenha sempre nutrientes minerais para retirar da terra.
  • Pragas: fique atento ao aspecto amarelado ou corroído. Use produtos indicados para a espécie de sua planta para evitar pragas.
  • Tire folhas mortas: sempre tire as folhas secas ou amareladas, para não afetar toda a estrutura.

Conheça 10 espécies de plantas com folhagens para sala e outros ambientes e inspire-se!

Agora você já sabe o básico para cuidar de sua planta. Com os cuidados específicos que recomendamos somados aos cuidados gerais, não há mistério: sua planta irá crescer e se manter forte e bonita!

One thought on “Como cuidar de plantas de sombra e meia-sombra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *