Conheça 6 esportes praticados na grama

Esportes praticados na grama

Você já parou para pensar em quantos esportes são praticados em campos e quadras de grama? Talvez você nunca tenha reparado, mas o gramado é muito comum em algumas das principais práticas esportivas, tanto nas modalidades ao ar livre como em estádios fechados, como é o caso do futebol, nossa paixão nacional.

Seja para praticar um hobby ou mesmo para quem leva o esporte à sério, separamos algumas das principais modalidades esportivas – umas populares, outras nem tanto – que são praticadas na grama. Veja só!

1 – Futebol

Não poderíamos falar de esporte na grama sem citar em um dos mais populares do mundo, principalmente aqui no Brasil, que é o futebol. A presença desta competição remonta aos primórdios do esporte, que sempre foi praticado em campos ao ar livre e, mais tarde, passou a ser praticado também em estádios, mas sempre com o gramado como cenário ideal para as partidas. Um fato curioso é que as derivações do esporte praticadas em outros tipos de campo levam nomes diferentes, como o futsal (futebol de salão) e o futebol de areia.

2 – Futebol americano

Futebol Americano
Pexels

O futebol americano é uma derivação do futebol que conhecemos por aqui, em que o jogo mistura toques com o pé e com as mãos na bola. As regras são bem diferentes, assim como a quadra, que apesar de também ser de grama, possui proporções e marcações diferentes. O campo tem um comprimento de 120 jardas (equivalente a 109,7 metros) por 53,5 jardas de largura (48,92 metros), com divisões de 10 em 10 jardas partindo do centro do campo até as extremidades, onde se encontram as endzones – onde se marcam os touchdowns.

3 – Rugby

O rugby também é uma variação do futebol, mas é menos conhecido que as duas modalidades que já citamos acima. À primeira vista, ele pode parecer muito semelhante ao futebol americano, mas além da bola oval, a outra semelhança mais próxima é a presença do gramado nos campos oficiais. É um esporte de muito contato físico e que pode ser jogado por equipes de 15 ou 7 jogadores.

4 – Hóquei

Hóquei
Pexels

Você provavelmente já conhece o hóquei como um esporte praticado no gelo, mas sabia que ele também possui uma modalidade praticada em quadras de grama? O objetivo do esporte é basicamente o mesmo: fazer gols no time adversário. A diferença é que, no hóquei de gelo, o objeto rebatido pelos tacos é um disco; já no hóquei sobre grama usa-se uma bola.

5 – Tênis

O tênis é um esporte que pode ser praticado, basicamente, em três tipos de quadras: de saibro, piso duro e grama. Cada tipo possui características bem marcantes e o que podemos falar sobre a quadra de tênis de grama é que essa é a modalidade mais rápida de todas, exigindo um maior reflexo do jogador para rebater as bolas após quicar no gramado.

6 – Golfe

Golfe
Raw Pixel

O golfe também é um esporte muito popular praticado sobre a grama. O diferencial é que essa modalidade requer não apenas uma quadra plana, mas um vasto território, com diferentes padrões, desníveis e obstáculos, que tornam o jogo mais complexo. Em geral, uma quadra de golfe possui 18 buracos que podem estar espalhados a diversos metros de distância.

E então, gostou de conhecer alguns dos esportes que são praticados na grama? Uma curiosidade que você talvez não saiba é que boa parte dessas quadras – principalmente nas ligas profissionais – é feita com grama sintética! Isso porque ela permite que o gramado se mantenha preservado por mais tempo e com maior durabilidade durante as partidas, sem a necessidade de ficar implantando a grama várias vezes.

Leia mais sobre a história da grama sintética e entenda a sua relação com os esportes. Até a próxima!

6 thoughts on “Conheça 6 esportes praticados na grama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *