Hóquei Sobre a Grama

Hóquei Sobre a Grama

O hóquei

O hóquei é uma modalidade esportiva olímpica, que surgiu no final do século XIX, criado pelos ingleses. Atualmente é conhecido no mundo inteiro e será uma das modalidades nas Olimpíadas de 2016, que ocorrerá na “cidade maravilhosa”, o Rio de Janeiro. A abertura dos jogos está agendada para o dia 05 de agosto e seu encerramento para o dia 21 do mesmo mês. Que tal aprender um pouco sobre esse esporte para ficar por dentro de tudo que irá acontecer nos jogos?

A primeira aparição do hóquei nos jogos olímpicos foi nas Olimpíadas de Londres, em 1908, sendo nessa época um esporte jogado apenas por homens. Setenta e dois anos mais tarde, a participação feminina na modalidade se efetivou nos jogos de Moscou, em 1980. Também nesse ano, alguns atletas brasileiros passaram a jogar hóquei, vestindo a camisa de grupos do exterior. Foi somente após a participação em torneios continentais que houve a estréia de um time brasileiro, em 1998. O primeiro jogo da Seleção Brasileira de Hóquei aconteceu em Santiago, quando ocorreu o 5º Campeonato Sul-Americano no Chile.

O primeiro campo oficial de hóquei do país foi estruturado em 2007, no Complexo Esportivo de Deodoro (RJ) para os Jogos Pan-Americanos. O hóquei é disputado sobre um campo de 91m de comprimento por 55m de largura. A maioria deles são feitos com grama sintética. Os motivos vão desde a economia de dinheiro e recursos e a fácil manutenção até a higiene e estética que o gramado sintético proporciona.

A Grama Sintética para Jogar Hóquei

O Comitê do Rio 16, orienta ao uso da grama sintética composta por polietileno (PE), que é uma fibra considerada “nobre” e que possui uma formulação avançada, cujos fios apresentam maciez e sedosidade, amortecendo possíveis quedas durante o jogo. Seu aspecto se assemelha muito ao da grama natural, é menos abrasiva, oferece melhor aparência ao longo dos anos e garante aos atletas conforto e condições adequadas de desempenho. O Comitê ainda exige que a grama sintética seja fabricada por reciclagem. O material deve ser antichamas (para não alastrar fogo), proteger contra raios ultravioleta (para não perder a cor) e ter baixa abrasividade (para conforto e não retenção de sujeira).

Como é um jogo de Hóquei

O jogo acontece em dois tempos de 35 minutos, com um intervalo de 10. Mas o formato no qual serão disputados os Jogos Rio 2016 será de quatro períodos de 15 minutos. São dois times formados por onze jogadores, que utilizando um bastão de madeira (peso de 350 a 750 gramas e diâmetro de até 5cm) têm por objetivo marcar o maior número de gols na goleira do lado do campo adversário. A bola usada no jogo é feita de plástico e bem pequena, com diâmetro aproximado de 3cm e o peso de 150 gramas. As goleiras medem 3,6m de largura por  2,10 de altura.

Existe uma área chamada Striking Circle ao redor das goleiras (um semi círculo que mede 14,6m a partir da linha de fundo), que valida o gol somente se este for realizado de dentro dela. Os jogadores não podem levantar o bastão acima dos ombros, nem conduzir a bola com os pés ou as mãos. Há não ser o goleiro que pode usar as mãos e pernas para evitar a pontuação do time adversário. Quando de fora da área de chute, as faltas são cobradas dos mesmos lugares onde foram marcadas. Do contrário é marcado um córner curto.

Agora que você já está por dentro das regras e de como acontece o jogo de hóquei sobre a grama sintética, poderá acompanhar de perto os lances das Olimpíadas 2016 e vibrar pela Seleção Brasileira também nessa modalidade!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *