5 Dicas Para Economizar Água

dicas para economizar agua em casa - aerador na torneira

São Paulo está passando por uma crise de abastecimento de água que, segundo o governo federal, pode se prolongar até 2016, a depender do regime de chuvas que enchem os reservatórios. A população sofre com a falta desse recurso tão essencial à vida, e vê a necessidade de assumir novas atitudes em prol da economia de água para reverter esse quadro. Confira algumas mudanças que cada um pode aplicar no seu dia-a-dia para evitar o desperdício e dicas para economizar água.

1) Molhe as plantas com regador

Trocar a mangueira pelo regador, para molhar as plantas, gera uma economia de 96 litros de água a cada 10 minutos. Com a mangueira sem o controle de saída de água, o consumo chega a 186 litros. O ideal são os regadores com arejador, aqueles furinhos no bico. Isso faz com que a água se espalhe em vez de descer concentrada em apenas um ponto. Assim, você distribui uniformemente a quantidade ideal de água e não enxarca as plantas. Outra dica para economizar água é molhar o jardim de manhã cedo ou à noite para reduzir a perda por evaporação, principalmente se for no verão. Em períodos mais frios, você pode regar o jardim em dias alternados, já que no inverno as plantas não perdem tanta água.

molhe plantas com regador

2) Coloque aerador na torneira

O aerador também é conhecido como “peneirinha”. Ele é como se fosse uma válvula e é colocado no bico da torneira, fazendo com que o fluxo de água fique mais intenso. Na verdade, o aerador só concentra a mesma quantidade de água em uma saída menor. Colocar essa peça tão simples nas torneiras da sua casa ajudará a economizar muita água. Segundo o Instituto Akatu, se 12 apartamentos de um prédio aderissem ao uso do aerador na torneira da cozinha, em um ano seria possível economizar água suficiente para encher uma piscina olímpica.

aerador na torneira

3) Lave o carro a seco

Em períodos de escassez, como o que acontece na região metropolitana de São Paulo, evite ao máximo lavar o carro. Pense nas tarefas prioritárias que também requerem água. Se for extremamente necessário dar um banho no possante, nem cogite usar a mangueira. Um balde com água e alguns panos podem muito bem dar conta do recado. Assim, você economiza na conta do fim do mês: o gasto médio de uma mangueira ligada por 30 minutos é de 560 litros de água. Ao trocar a mangueira por um balde de 40 litros, você economiza 520 litros de água.

lavagem de carro a seco

4) Espere acumular roupas para lavar na máquina

Em vez de lavar pequenas quantidades e com frequência, deixe acumular roupas para então ligar a máquina. Uma máquina com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros de água. Para quem tiver mais tempo, lavar as peças na mão representa uma economia de água ainda maior. E, se você quiser ir além na economia, reaproveite a água da máquina de lavar para lavar o quintal ou a calçada.

5) Desligue a torneira

Uma escovação de cinco minutos com a torneira aberta gasta 12 litros de água em uma casa e 80 litros em um apartamento, onde a pressão da água é maior e, portanto, também o fluxo. Se, em vez de escovar os dentes com a torneira ligada, você molhar a escova e fechar a torneira e, depois, utilizar um copo para enxaguar a boca, é possível economizar até 95% de água.

desligue a torneira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *