11 2604-5322 | 2601-5657

Lajotas de calçada com grama sintética

Grama sintética como lajotas de piso externo de casa

Encontradas em diversos formatos e tamanhos, as lajotas são compostos por matérias primas naturais argilosas que englobam variados tipos de argilas com diferentes características, as quais proporcionam a composição desejada e são a base de cerâmica.

A lajota tradicional traz no berço a história do revestimento cerâmico. É um produto muito antigo. Seu primeiro exemplo de uso foi para colorir e decorar superfícies da civilização babilônica, no século VI a.C.

Mas que tal fazer uma releitura desse material tão tradicional e inovar utilizando grama sintética como lajota na sua calçada? Saiba como, lendo esse artigo até o final.

Grama sintética como lajotas de calçada

A grama sintética é super versátil e proporciona inúmeras possibilidades, combinando desempenho com praticidade. Dentre seus incontáveis usos, há como utilizá-la como lajota de calçada. Abaixo te explicamos detalhadamente como colocar essa grande ideia em prática.

Como usar a grama sintética como lajota de calçada

1 – Crie ou escolha uma sequência a ser seguida

Antes de tudo, escolha sua inspiração ou crie a sequência do desenho da lajota que será utilizado como base na hora de executar o trabalho, da mesma forma que é feita antes da instalação de pisos que possuem estampas ou revestimentos que têm inúmeros formatos.

2 – Faça um piso de cimento alisado

Para iniciar a parte prática, é necessário preparar um contrapiso com argamassa de areia, cimento (5:1) e água suficiente para deixar a massa macia, pois essa será a base do piso.

Após isso, é preciso preparar uma espécie de nata (mistura cremosa de cimento e água) sobre a base já nivelada. A nata deverá ser espalhada uniformemente com a desempenadeira de aço ou com a colher de pedreiro em movimentos circulares.
Quando secar, o piso precisará ser lavado com água e sabão de côco. Já para impermeabilizar e dar brilho, no mínimo seis demãos de cera incolor deverão ser aplicadas. O resultado será um piso liso com aspecto rústico.

3 – Recorte a grama sintética

Faça os recortes na grama sintética de acordo com os modelos e formatos de lajota de sua preferência. Se houver a possibilidade de utilizar moldes de lajota de outros materiais, o resultado será ainda mais bonito e caprichado.

Moldes de concreto

Construideia

 Exemplos de lajota que podem ser utilizadas como molde para o recorte da grama.

4 – Faça marcações no piso

Seja com lápis ou giz branco, destaque as áreas do seu piso que receberão os recortes de grama sintética para facilitar o momento da instalação.

5 – Instale os recortes de grama sintética normalmente

Posicione os recortes de grama sintética na posição de acordo com o desenho escolhido anteriormente. Após isso, fure a lata de cola e a aplique nas áreas destacadas do seu piso como um chuveiro.

Desenrole os recortes de grama sintética sobre o piso com cola e faça recortes de reparo, se necessário. Depois disso, dobre as extremidades e passe cola diretamente no verso da grama sintética e no piso.

Aguarde alguns minutos, feche as emendas e pressione bem para unir as partes.

E pronto! Sua calçada estará pronta e você surpreenderá a todos não só com a decoração, mas também com a sua criatividade.

Agora que você já conhece o passo a passo de como usar a grama sintética como lajota de calçada, é só colocar em prática! Na Playgrama, você encontra todos os tipos de grama sintética para os mais variados usos. Confira e até a próxima!

Deixe uma Resposta.