Manutenção e limpeza adequada da grama sintética

Manutenção e limpeza adequada da grama sintética

Ter alguma área da sua casa ou empresa revestida com grama sintética faz com que se tenha um visual ainda mais incrível.

Além disso, muita gente escolhe a grama sintética por ser uma alternativa bem mais prática do que lidar com a grama verdadeira, mas é preciso ficar atento: ela também precisa de cuidados.

A verdade é que nem todos entendem qual é a importância de fazer a manutenção e limpeza da grama sintética de forma regular, enquanto outros não sabem como isso deve ser feito.

Caso essas dúvidas também sejam suas, é só ler este artigo que criamos para explicar tudo!

Por que a manutenção e limpeza são importantes?

A grama sintética, tanto aquela que é colocada em ambientes externos quanto aquelas que ficam em ambientes internos, acabam sendo sujeitas a diversas sujeiras, inclusive ao pó. Isso é bastante prejudicial, por exemplo, às pessoas alérgicas.

Caso haja migalhas de alguma comida nessa grama sintética, como bolachas e coisas consumidas normalmente pelas crianças, também se tem o risco de uma infestação de formigas.

É claro que o acúmulo de sujeira, além de ser muito ruim para a saúde de quem usa a grama sintética, também afeta a sua beleza e até mesmo a sua vida útil.

É por causa de tudo isso que entender como se faz a manutenção e limpeza se torna tão necessário. Dessa forma, consegue-se ter uma grama sintética em ótimas condições por muito mais tempo!

Varrer frequentemente é o primeiro passo

No caso da grama sintética que é usada por pets ou por crianças, o ideal é que ela seja varrida todos os dias, já que existe um risco maior de acúmulo de sujeira.

Já as gramas sintéticas que ficam em áreas de piscina, em jardins ou em campos podem ser varridas duas vezes na semana, sendo preciso cuidado com o tipo de vassoura usado: as suas cerdas devem ser macias.

Para evitar que se tenham danos a essa grama sintética, é indispensável que se movimente a vassoura considerando o sentido dessa fibra. Isso será fundamental para que ela continue com a sua boa aparência.

Pode usar aspirador de pó?

Muitas pessoas aposentaram a vassoura e, por isso, desejam saber se o aspirador de pó pode ser usado na limpeza da grama sintética.

Felizmente, não existe nada que impeça que se aspire essa grama, sendo até uma forma mais eficiente de se retirar todas as suas impurezas, até aquelas que ficam mais escondidas.

Uma das preocupações de quem não está acostumado a aspirar a grama sintética é se a força de sucção seria o suficiente para puxar o revestimento e estragá-lo. Não é preciso se preocupar: se for uma grama sintética de qualidade, isso não acontece.

Lavagem precisa ser com sabão neutro

O sabão neutro é o melhor produto para que se faça a limpeza mais profunda da grama sintética, sendo preciso que ele seja diluído em água.

Depois, basta jogar o sabão neutro diluído e, com uma vassoura macia, dar leves esfregadas para que a sujeira grudada possa ser solta. Para retirar o sabão da grama sintética, é só jogar água usando um balde ou uma mangueira.

O ideal é que lave a grama sintética uma vez por mês, a menos que aconteça algum acidente, como cair alguma coisa sobre essa grama.

Varrendo ou aspirando com frequência, ela permanece limpa por mais tempo e é por isso que fazer uma lavagem mensal é o suficiente.

Algo a se ressaltar é que não precisa ser um sabão neutro específico para a limpeza de grama sintética. Na realidade, até o sabão neutro usado em crianças pode ser aplicado sobre o revestimento, desde que devidamente diluído.

E quando se deve fazer a troca?

É claro que, mesmo com toda a manutenção adequada, a grama sintética tem uma vida útil e precisa ser substituída depois de alguns anos.

Cada fabricante faz a sua própria indicação de quando realizar a troca da grama sintética, sendo preciso ficar atento a isso quando se faz a sua instalação.

Pensando em linhas gerais, a duração máxima da grama sintética é de dez anos. Porém, a sugestão é que se comece a providenciar a sua troca quando esse revestimento completa oito anos.

Gostou do conteúdo? Então, lembre-se de compartilhá-lo para ajudar mais pessoas que também usam a grama sintética!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *