Decoração de quarto infantil: cantinho da criatividade

cantinho da criatividade

A tarefa de organizar e decorar o quarto dos pequenos é uma função divertida para muitos pais que, além de pensar no conforto e segurança da criança, também precisam prestar atenção na funcionalidade dos móveis no quarto. Um quarto infantil deve ter bastante espaço para circulação, para que ela possa explorar livremente e ter mais facilidade para arrumar os brinquedos.

Em qualquer idade, é importante trabalhar o desenvolvimento da criança: artístico, motor e lógico. Logo, é importante ter um “cantinho” no quarto para que ela possa brincar e se desenvolver. Afinal, é brincando que as crianças aprendem sobre o mundo. Separamos algumas dicas de como montar um cantinho divertido para seus filhos brincarem e aprenderem.

Escrivaninhas ou mesinhas são importantes para a criança praticar desenho, pintura, escrita, esculturas de massinha de modelar ou qualquer outra brincadeira que precise de uma superfície. Logo, é fundamental.

Um baú de brinquedos é muito interessante para os pequenos aprenderem noções básicas sobre organização e dever. É importante ensiná-los a buscar os brinquedos espalhados pela casa e repô-los de onde foram tirados. Porém, atenção na hora de escolher o baú ou caixa: para não correr risco de acidentes, certifique-se de que as pontas são arredondadas para garantir a segurança dos pequenos.

Estantes também são uma boa opção para guardar brinquedos, livros e cadernos, além de serem uma forma de organizar o material do seu filho. Ensine-o a guardar cada coisa na prateleira ou gaveta certa, colando etiquetas com os temas. Por exemplo, “brinquedos”, “material de escola” e “livros”.

Murais para colagem são extremamente divertidos e também exercem função decorativa. As artes dos pequenos podem ser coladas no mural, como em uma exposição de arte. Eles podem escolher as melhores obras ou participar de uma votação com os outros integrantes da família para escolher as mais bonitas.

Um quadro para desenhar pode ser colocado na parede, com canetas ou giz. De acordo com a idade, a função do quadro muda. Para os menores, pode servir de tela de desenhos. Já para os maiores, como um espaço para anotar temas de casa da escola.

cantinho da criatividade

É importante que o chão desse espaço criativo dos pequenos seja revestido para maior segurança nos pequenos e até mesmo para que seus brinquedos não se quebrem ao cair no chão.  A melhor opção são as placas de E.V.A., já que são emborrachadas e antiderrapantes, proporcionando uma maior liberdade para a criançada brincar, dançar, pular e se divertir em segurança.

Para o cantinho ficar mais confortável e interessante para os pequenos, coloque puffs e almofadas coloridas.

E lembre-se: Mais importante do que montar um lugar especial para ele se desenvolver, é participar com seu filho. Brinque, ensine e compartilhe dessa alegria com seu pequeno. Afinal, sua presença é fundamental para um crescimento saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *