Como organizar o banheiro: 5 dicas para deixar tudo arrumado

prateleira com escovas de dente organizada

Manter o lar limpo, bonito e organizado pode ser um desafio – com toda a correria do dia a dia e as inúmeras tarefas cotidianas. Entre os ambientes que mais trazem dificuldades está o banheiro, já que pode contar com itens de higiene, limpeza, decorativos e, não raramente, é mais compacto.

Se você se identificou com essa situação, pode ficar mais tranquilo, porque logo abaixo trazemos algumas dicas fáceis e práticas para deixar essa área mais organizada; confira!

Como organizar banheiro pequeno

Em apenas cinco passos já é possível deixar o ambiente muito mais organizado e atraente, criando assim um visual funcional, harmonioso e aconchegante. Sabendo aproveitar os espaços com eficiência, usando soluções criativas e, claro, adaptando esses truques para a realidade do seu lar, fica muito fácil organizar o banheiro.

1 – Aposte em prateleiras e nichos

Especialmente naqueles banheiros menores, contar com prateleiras e, caso seja possível alterar a estrutura do ambiente, nichos é um grande trunfo. Neles é possível guardar toalhas, itens de higiene, acessórios e também artigos decorativos de um jeito prático e rápido.

prateleira de banheiro amarela organizada Fonte: Pinterest

prateleira de madeira para banheiro toalhas Fonte: Pinterest

prateleiras de banheiro organizadas Fonte: Pinterest

Pode parecer básico, mas uma simples prateleira tem um potencial muito grande para deixar o ambiente mais funcional e bonito – basta lembrar-se de deixar aquilo que você mais utiliza ao alcance das mãos e os itens menos usados no alto.

2 – Instale ganchos atrás da porta

Juntamente com as prateleiras e os nichos, os ganchos são outros desses acessórios pequenos mas que têm uma grande utilidade. Seja em uma parede ou, no caso de um banheiro compacto, atrás da porta, eles permitem pendurar toalhas e outros itens de um jeito prático e que não ocupa espaço!

Dessa forma você evita que elas fiquem espalhadas pela casa ou, então, se acumulando no banheiro até você acabar sem nenhuma para se secar após uma boa ducha.

porta de banheiro com gancho para toalhas Fonte: Pinterest

parede de banheiro com ganhcho e prateleira para toalha Fonte: Lolahome

3 – Não se esqueça do cesto de roupas

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar dessa dica simples e importante: tenha um cesto de roupas sujas! Ele evita que o ambiente fique cheio de itens espalhados, cria uma sensação de organização e limpeza e, dependendo do modelo (existem diversos estilos de acabamento e design disponíveis no mercado) serve inclusive como item decorativo!

cestos de roupas e tolhas para banheiro Fontes: Small Room Ideas & Pinterest

E se você não conta com muito espaço disponível, a dica é colocar o cesto naquele espaço embaixo da pia ou então pendurá-lo no gancho (aquele mesmo, da dica anterior) instalado atrás da porta.

4 – Use e abuse de potinhos e porta-trecos

É muito comum que o banheiro seja cheio de pequenos itens – cremes, shampoos, sabonetes, sais de banho, produtos de beleza e higiene etc. E é mais comum ainda que tudo isso acabe se acumulando em cima da pia e/ou dentro do armário, o que cria uma sensação de bagunça no visual do banheiro – sem falar nos preciosos minutos que você perde procurando determinada coisa.

Para evitar isso, use potinhos (vale inclusive reaproveitar recipientes de vidro e potes de ingredientes) e porta-trecos para manter tudo organizado e acessível de um jeito fácil e rápido.

potinhos eporta trecos para banheiro Fonte: Pinterest & Dcore Você

5 – Tenha organizadores, cestos e caixas para os itens maiores

Já aqueles itens maiores, como secadores e outros eletrônicos, toalhas de rosto, cosméticos, produtos de limpeza, entre outros, podem ser guardados em organizadores maiores, como cestos e caixas.

organizadores para banheiro Fonte: Pinterest

Aqui vale tanto usar modelos estilizados (desde que isso combine com a decoração do seu banheiro) quanto outros mais comuns. A dica é optar por um acabamento transparente, que facilita a visualização do que está dentro da caixa, e categorizar os itens; ou seja, agrupar cosméticos em um recipiente, produtos de limpeza em outro etc.

Tendência charmosa e sustentável: decorar o banheiro com plantas!

Como organizar armário de banheiro

Um dos pontos principais na organização do banheiro é o armário, que precisa ser funcional, limpinho e, claro, ter um visual agradável. Para conseguir isso, também existem algumas dicas que você pode colocar em prática.

  • Retire todos os itens que não são realmente importantes e mantenha somente o essencial. Assim você organiza mais facilmente e ainda tem uma visão clara do que precisa comprar (nada daquele potinho de creme vazio que está há tempos no armário!).
  • Organize os itens de acordo com as suas funções. Por exemplo, agrupe escova e pasta de dente, cremes e shampoos, protetores e cremes para a pele etc.
  • Itens grandes podem ficar “soltos” no armário, mas os pequenos, para otimizar o espaço, podem ser agrupados em caixas.

 

Saiba como fazer um jardim de inverno no banheiro!

Viu só como é fácil e simples organizar o banheiro? Com esses truques você consegue manter o ambiente sempre arrumado e bonito sem muito esforço e ainda deixa a área decorada com um visual que proporciona conforto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *