Principais dúvidas sobre Grama Sintética

grama sintetica de 40 cmm

As dúvidas na hora de decidir sobre a instalação da grama artificial são muitas. Esse é um produto ainda muito recente no mercado, e muitos mitos acerca do assunto confundem ainda mais aqueles que desejam não conhecem profundamente sobre grama sintética. Pensando nisso, respondemos as 5 perguntas mais frequentes sobre grama artificial.

1 – A grama sintética deve ser instalada somente em interiores ou pode ser instalada em ambientes ao ar livre?

A grama sintética se adequa a ambientes fechados e abertos. Por ser de um material muito resistente (composto de polietileno, polipropileno, látex e poliuretano), a grama sintética não danifica mesmo quando exposta a intempéries como chuvas, sol forte, etc.

2 – Quanto tempo dura um piso de grama sintética?

Depende da atividade que será desenvolvida sobre ele. Mas, o piso de grama sintética tem, aproximadamente, 5 anos de vida útil, estando em ótimas condições durante esse período.

3 – Quais os cuidados com a manutenção da grama sintética?

Nenhum. Umas das muitas vantagens de optar pelo piso sintético é, justamente, não precisar se preocupar com a manutenção desse. Produtos químicos e reparos não são necessários, pois o material é sintético e protegido contra microorganismos indesejáveis.

4 – É possível instalar grama sintética em pisos irregulares?

Sim. Ao contrário da grama natural, a grama sintética pode ser colocada até mesmo nos pisos mais irregulares. Em cima de lajes, rampas muito íngremes e áreas tortuosas. Basta retirar os resquícios como vegetação ou pedrinhas e colar o gramado sobre a superfície. A grama sintética se modela de acordo com o piso em que é colada e permite recortes se houver algum obstáculo no meio do caminho.

5 – Qual a altura ideal da grama sintética?

Depende do local em que ela será instalada e para qual finalidade. A grama de 12mm é recomendada para quem tem cachorro ou outro animal de estimação, porque é uma grama muito fácil de ser limpada. A de 15mm é indicada para playgrounds e a de 20mm é bastante utilizada em bordas de piscinas e em quadras de tênis. Já a grama sintética de 30mm é recomendada para jardins de inverno; de 40mm para cima, é uma altura boa para quadras de futebol, pois se assemelha ao gramado natural no desempenho.
Se a sua dúvida não foi respondida nas questões acima, mande pra gente sua pergunta nos comentários!

grama de 30 cmm
Grama Sintética de 30 cm

 

201 thoughts on “Principais dúvidas sobre Grama Sintética

  1. ALCIR TOLEDO says:

    SOU SÓCIO DE UM CLUBE QUE POSSUI UMA QUADRA DE FUTEBOL SOCIETY EM GRAMA SINTÉTICA ONDE É PROIBIDO O USO DE TENIS DE SOLADO LISO COMO OS DE FUTSAL E DE PASSEIO.
    ISSO PROCEDE? O TENIS DE SOLADO LISO ESTRAGA A GRAMA?
    SE PUDER ME ENVIEM A RESPOSTA POR E-MAIL.
    OBRIGADO!!
    ALCIR TOLEDO

    • playgrama says:

      Prezado Alcir,

      Sinceramente nunca ouvi nada sobre isso, realmente não estraga. O único motivo que vejo é por questão de segurança, pois com o solado liso fica mais escorregadio.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

      • lydia says:

        Quero aplicar a grama no meu piso em uma area coberta, porém quando tem chuva de vento molha um pouco, minha dúvida seria a seguinte: esse molhado entre a grama e o piso não vai dar mofo tanto no piso quanto no tapete?

        • Kátia Pasotto says:

          Por gentileza, sou Síndica de um edifício e gostaria de saber sobre o melhor tipo de grama oara pkayground externo. E também sobre a chuva……

          • PlayGrama says:

            Prezada Kátia,
            Bom dia!

            A espessura ideal para playground é a de 12mm, todas as nossas espessuras suportam qualquer tipo de clima, contém proteção contra raios UV.
            O clima não interfere em sua durabilidade, somente o fluxo de passagem.

  2. Juliana says:

    Boa tarde,

    Seguem alguns questionamentos sobre o uso da grama sintética em escolas e creches:

    1)Como deve ser a base para aplicação da Grama Sintética em locais abertos e fechados?

    2)A Grama Sintética pode ficar exposta ao tempo?
    Há algum risco de queimaduras caso ocorra queda sobre a Grama?

    3)A Grama sintética é adequada à crianças pequenas? Pode causar algum dano a saúde?

    4)E quanto as condições de higiene e manutenção?

    5)Qual a durabilidade em ambientes fechados e ao ar livre?

    • playgrama says:

      Prezada Juliana,

      Seguem as respostas:

      1) Qualquer tipo de piso o mais uniforme possível.
      2) Sim, pode ficar no tempo. A grana não causa queimaduras. Isso é o que dizem nas quadras de futebol devido a intensidade do jogo.
      3) A grama sintética decorativa da Playgrama é um material 100% atóxico, utilizado el playgrounds, brinquedotecas e residências.
      4) O ideal é lavar com máquina vap e sabão neutro.
      5) Depende muito do tripo de uso, de 5 a 10 anos, até mais em alguns casos.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Virgínia,

      Geralmente a grama é instalada com cola de contato. O piso não estraga, mas é difícil retirar completamente as marcas de cola.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Eduardo,

      A grama sintética é um tapete, então não há como fixar o material na terra. Nós recomendamos que a grama seja colada no piso.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  3. Leonardo says:

    boa noite! Tenho um terraço de 79m2 e pretendo instalar grama sintética sobre q laje para simular um jardim. Gostaria de saber sobre a drenagem da água já que estará sobre uma laje. A água da chuva/lavagem irá passar pela grama e se concentrar na laje ou a grama é impermeável e a água escorrerá por ela até as calhas? Aguardo retorno. Obrigado!

    • playgrama says:

      Oi Leonardo,

      A grama sintética não retém água, então se não empoçar água no piso, também não terá problemas com a grama sintética.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  4. Fernando says:

    Para espaços multiesportivos como campo de futebol que possuem espaço para arremesso de peso e dardo, é possível a prática destes esportes sobre o gramado sintético? algum tipo de base diferenciado? ou ele é inadequado para essas práticas?

    • playgrama says:

      Prezado Fernando,

      Não existem contra indicações para o uso da grama sintética. Para proteger o piso e a própria grama, você pode optar por colocar um amortecedor de impacto debaixo da grama, aumentando a vida útil do material.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  5. George says:

    Ola. Tenho três cachorros grandes e que destruíram completamente minha grama natural. Cavaram o quintal inteiro. Gostaria de saber se a grama sintética suportaria a delicadeza dos meus filhotes. Se sim qual espessura mais adequada? Obrigado.

    • playgrama says:

      Oi George,

      A grama mais indicada é de 12mm, pois é fácil de limpar. Quanto a durabilidade no seu caso, é difícil prever, mas com certeza é um ótima alternativa. Utilizamos bastante em pet shops e o feedback é muito bom.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  6. Andreia says:

    Quero saber se a grama sintética pode ser aplicada na terra, qual a fixação. Pois sera que na terra fica mais fácil dos cachorros retirarem? Se for possível na terra quanto tempo leva para instalação.

    • playgrama says:

      Oi Andreia,

      A instalação da grama sintética é feita com cola, então não é possível aplicar o tapete na terra. Você pode utilizar aqueles grampos para prender barracas de campings, mas não é a solução ideal.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  7. Gilberto Huber says:

    Boa tarde! Tenho uma área externa de grama natural. Como faço para substituir por grama sintética? Me preocupa a questão do escoamento da água…

    • playgrama says:

      Oi Gilberto,

      Você precisa fazer um contrapiso de contrato com caimento suficiente para não empoçar água. Dessa forma, a grama não retém água.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  8. Virgilio says:

    Irei instalar grama sintética sobre a terra, pois é ao redor da piscina e a legislação não permite que eu tire a área permeável. Em caso de chuvas, a terra poderá subir pela grama?
    Embora a aplicação da grama sintética seja para instalação em piso de concreto, instalar a mesma sobre a terra, danificaria o produto ou diminuiria a vida útil?

    Obrigado desde o momento!

    • playgrama says:

      Oi Virgílio,
      Você não poderá fazer a instalação da grama sintética diretamente na terra. É necessário uma base para a sua aplicação, visto que para a sua fixação é necessário a utilização de cola. A grama sintética deve ser instalada sobre algum piso ou contra-piso.
      Em relação a sua pergunta sobre o caso de chuvas, como não será aplicado sobre a terra, não haverá este problema. De qualquer forma, nossas gramas sintéticas já vêm com um sistema de escoamento que não permite o acúmulo de água em sua superfície.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

      • Muriel Schvan says:

        Olá, tenho uma pergunta relacionada ao do Virgilio, como ele disse, a legislação nao permite eu concretar todo o terreno deixando ele impermeável para a aplicação, como resolver esse problema?

        • playgrama says:

          Olá Muriel,

          O ideal é que a grama sintética seja instalada sobre contrapiso ou piso frio, pois é necessário ter uma base plana para que haja boa fixação, uma vez que a grama é colada.
          Como no seu caso não há permissão para concretar a área, a instalação da grama pode ser feita após distribuição e compactação de britas por toda a área, finalizando com pó de pedra para realizar o acabamento fino.
          Vale ressaltar que esta é somente uma saída para o seu caso, não é a forma ideal de instalação.

          Atenciosamente,
          Equipe Playgrama

  9. Sandra Marcia de Athayde Ribeiro Franco says:

    Prezados senhores.

    Gostaríamos de colocar grama artificial no túmulo dos nossos pais. Usaríamos mais ou menos 20 metros quadrados. A nossa dúvida : O local onde estão sepultados é cercado por uma baixa mureta de tijolos e a base é areia. A grama pode ser colocada diretamente sobre a areia em terreno plano ? Aguardo resposta por email. grata

    • playgrama says:

      Oi Sandra,
      A grama sintética não poderá ser colocada diretamente sobre a areia. É necessário uma base pois a fixação da grama sintética é feita utilizando cola. Logo, elas devem ser instaladas sobre um piso ou contra-piso. Lajota, cerâmica, pedra lisa e piso asfáltico são outras opções.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  10. katia says:

    tenho um terraço sendo q a metade e coberta e a outra sem cobertura esta dando infiltração na lage , será q com o colocamento da grama nessa area iria terminar a infiltração ? será que ela pode ser instalada em cima de um plastico para impermeabilizar ?

    • playgrama says:

      Olá Katia!!

      A grama sintética não possui função impermeabilizante, sendo assim será necessário que regularize a área antes de instalá-la.
      Após realizado o reparo da infiltração a senhora poderá instalar a grama sintética no local, mesmo sobre mantas de impermeabilização.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Christian!

      Não indicamos a instalação da grama sintética sobre o piso EVA.
      Ocorre que o piso EVA, por ser uma espécie de espuma, quando molhado retém a umidade. Isso dificulta que a área seque rapidamente fazendo com que a umidade diminua sua durabilidade, ou seja, o piso EVA pode vir a estragar, mesmo que a grama sintética esteja em boas condições.
      Para que obtenha uma grama sintética com amortecedor de impacto indicamos que adquira o Shock Pad.
      O Shock Pad é uma manta confeccionada com pneu triturado, aglomerado com uma resina semi-sintética que, compactado na densidade correta, não retém a umidade e faz com que os líquidos escoem por sua base.
      A manta Shock Pad absorve impactos e quedas, além de proporcionar uma superfície mais agradável e macia, similar a do gramado natural.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Alexandre!

      Como a grama sintética é basicamente confeccionada de polietileno e polipropileno, após molhada possui rápida secagem.
      Não conseguiremos prever quanto tempo a grama demorará para secar, pois diversos fatures irão influenciar neste processo, tais como se o ambiente é aberto ou fechado, o caimento do piso e a ventilação do local.
      Caso a grama seja molhada e o senhor tenha urgência em usá-la, basta remover o excesso de água com um rodo macio, de espuma, e em seguida utilizar um pano seco.
      Garantimos que seguindo as dicas acima agilizará o processo.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Fernando!

      Para áreas de treinamento funcional ou crossfit indicamos a grama sintética 20mm Esportiva/ Fita Plana.
      A grama sintética esportiva possui alta resistência, o que garante sua extensa durabilidade, além de amortecer o impacto de pulos e em alguns casos de quedas e possuir baixa abrasividade. Esses fatores garantem a segurança durante os exercícios.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  11. Fabiana says:

    Bom dia!! Estou querendo colocar a grama sintética na frente da minha casa e não tem piso. Quero tirar o que sobrou da minha grama q q minha cachorra destruiu, mas é terra. Tem problema?

    • playgrama says:

      Oi Fabiana,

      Não é possível instalar a grama sintética diretamente na terra. É preciso que você coloque primeiro uma base, pois é utilizado uma cola para a fixação da grama ao piso. Como base você pode utilizar o contra piso, concreto, piso asfáltico, pedra lisa, lajota ou até mesmo cerâmica.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  12. Sabrina says:

    Existe alguma restrição para joga futebol descalço na grama sintética? Danifica a grama?
    Qual calava-os indicado
    No meu condomínio proibiram as crianças de usarem a quadra descalços.
    Obrigada

    • playgrama says:

      Olá Sabrina,

      Não temos restrição quanto a utilização da grama sintética estando descalço.
      Como essa prática foi proibida em seu condomínio, orientamos que as crianças utilizem chuteiras para society, pois são mais apropriadas para o gramado sintético.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  13. Marcio Munari says:

    Gostaria de colocar a grama sintética na frente da minha residência, porém fica carro nesta parte. Tem algum problema? Qual seria a espessura que deveria por, tbm fica meus pets ali neste local.

    • playgrama says:

      Olá Marcio!

      Para áreas onde há circulação de pets indicamos a grama sintética de 12mm, que por tratar-se de uma grama de baixa espessura, facilitará a higienização.
      Já para áreas de garagem indicamos a grama sintética de 20mm Esportiva/ Fita Plana, que por tratar-se de uma grama esportiva possui maior resistência quando comparada com as demais, por conta disso proporcionará uma durabilidade mais extensa, mesmo com o atrito do veículo.
      Neste caso será necessário optar por uma das duas gramas sintéticas, levando em consideração a vantagem agregada em cada uma delas.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  14. IGOR says:

    Olá . gostaria de saber se a grama sintética é ipermeável e se para o uso em petshops a urina dos caes fica empoçada embaixo da grama.como se daria a limpeza do local.

    • playgrama says:

      Olá Igor!

      Não podemos dizer que a grama sintética é impermeável, porém, também não é drenante.
      Isso quer dizer que, quando despejado algum líquido na grama sintética, o mesmo ficará sobre a base do gramado. As perfurações da costura da grama sintética possibilitam a passagem desse líquido, contudo, por serem perfurações minúsculas a vazão é mínima, mas ainda assim existente.
      Para que o líquido não fique parado sobre a base da grama sintética é ideal que o piso possua no mínimo 1% de caimento e um local para escoamento, valetas ou ralos.
      Para higienizar a grama sintética basta lavá-la com sabão neutro e enxaguá-la perfeitamente para não acumular resíduos de sabão entre as fibras.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  15. amanda ayalla says:

    bom dia! comprei a grama sintética e instalei sobre um piso de pedra sabao com cola de contato(sapateiro), se precisar tirar um dia como farei para tirar a macha deixada pela cola?

    • playgrama says:

      Olá Amanda!

      Indicamos que utilize thinner ou removedor para retirar o restante da cola.
      Antes de realizar a aplicação é necessário ter o conhecimento que por serem produtos solventes o piso poderá apresentar aparência diferenciada com as demais áreas onde o produto não foi aplicado.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Silvania,

      O ideal é que a grama sintética seja instalada sobre contrapiso ou piso frio, pois é necessário ter uma base plana para que haja boa fixação da cola.
      Caso não tenha ou não queira fazer um piso para base, a instalação da grama pode ser feita após compactação e distribuição das britas, finalizando com pó de pedra para realizar o acabamento fino.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

      • Emerson Gilmar Schlindwein da silva says:

        No caso de usar pedrisco e pó de brita é preciso usar a cola ou posso deixar as peças soltas? Fiz calçadas em blocos e deixei espaços com 10cm entre os blocos para drenar a água da chuva , queria por aí grama nesses espaços, se usar a cola sobre a compactação a água vai infiltrar normal ou a cola vai reter a água ?

  16. Ricardo says:

    Bom dia, tenho uma área aberta na cobertura de 27 metros quadrados, e gostaria de colocar grama sintética sobre o piso existente, além da cola e respeitando a descaída para não empoçar agua, qual seria a grama mais indicada? 12mm ,15mm ou 20mm

    • playgrama says:

      Olá, Ricardo

      O senhor pode utilizar qualquer espessura de grama, pois todas são próprias para ficarem expostas ao tempo.
      O que irá influenciar na sua escolha será qual a aparência o senhor deseja implantar no local e qual será a finalidade desta área.
      A grama sintética de 10mm, baixa e de cor única, é utilizada para áreas de decoração com baixo fluxo de passagem.
      A grama sintética de 12mm, também baixa e de cor única, já é mais resistente quando comparada com a de 10mm e é utilizada para áreas de playground ou áreas com circulação de pets.
      Para áreas de garagem, quintal ou lazer em geral é utilizada a grama sintética 20mm, da qual já possui uma altura mediana que aparente uma grama aparada, também de cor única.
      Em jardins de inverno, borda de piscinas ou em áreas que já possuem plantas naturais, indicamos a grama sintética 30mm, gramado com fios alongados e com cores mescladas entre verde musgo e verde amarelado, o que deixa o gramado com aparência bem próxima do natural.

      Agora é só fazer sua escolha e deixar sua cobertura despojada e com ar moderno.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Paulo!

      Pode-se utilizar qualquer tipo de móvel sobre a grama sintética.
      A grama sintética poderá amassar conforme o tempo que o móvel ficar sobre ela, para desamassá-la basta colocá-la ao sol, o calor fará com que os fios voltem a ficar em pé.
      Caso sua intenção seja utilizar em áreas de escritório, onde utiliza-se muito cadeiras com rodízios, indicamos que adquira a grama sintética de 12mm.
      Por ser uma grama sintética de baixa espessura facilitará a movimentação das cadeiras
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  17. Vítor Ferreira says:

    Olá, vão instalar grama sintética no campo de futebol do meu condomínio, e disseram que após a instalação a quadra deveria ficar sem uso por 3 meses, procede?

    • playgrama says:

      Olá Vitor,

      Desconhecemos esta informação.
      Todas as instalações realizadas pela Playgrama, seja campo, playground ou em áreas internas, podem ser utilizadas logo após a finalização da instalação.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Karine!

      A Grama sintética é uma ótima opção para a decoração em diversas áreas, entre elas quarto infantil.
      Além do visual moderno, a grama sintética é macia ao toque, não retém sujeira, não queima e possui proteção antifúngica e antibactericida capaz de combater a proliferação de micro-organismos indesejados e possíveis odores.
      Para esta ocasião indicamos a grama sintética com espessura de 12mm ou 20mm.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  18. vera says:

    Gostaria de saber após lavar quanto tempo ela leva para secar em ambiente fechado.
    Coloquei num canil fechado, mas sem colar para ter a possibilidade de lavar.

    • playgrama says:

      Olá Vera!

      Como sua grama não esta colada no contrapiso o ideal é que a coloque ao sol, assim ela secará mais rápido.
      Caso não tenha a possibilidade de colocá-la ao sol, a senhora poderá remover o excesso de água com um rodo macio, de espuma, e em seguida utilizar um pano seco.
      Infelizmente não conseguiremos prever quanto tempo a grama demorará para secar em ambiente fechado, pois isso irá variar conforme o caimento de seu piso e a ventilação do local, mas garantimos que seguindo as dicas acima agilizará o processo.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • Araceli Ratis says:

      Tenho um pátio em frente a minha casa que recebe muito sol e esqunta bastante a tarde, deixando, inclusive, a casa mais quente. Gostaria de saber se a grama sintética é uma opção para amenizar o calor ou se seria pior, já que a base da mesma é de borracha?

  19. Priscila says:

    Bom dia! Gostaria de saber se a grama sintética pode ser molhada, pois estou querendo colocar um futebol de São inflável. Estou com receio de estragar.Ela pode molhar??
    Desde já agradeço pela ajuda.
    Priscila Ribeiro.

    • playgrama says:

      Olá Priscila!

      A Grama sintética é uma ótima opção para uso nos espaços ao ar livre e é resistente a qualquer condição climática, ou seja, é própria para ficar no sol e chuva, sendo assim, não haverá problema algum que a mesma seja molhada.
      Indicamos que utilize somente sabão neutro e após o uso enxaguar perfeitamente a grama, para não acumular resíduos de sabão entre as fibras, assim evitará que o sabão a deixe com aspecto esbranquiçado.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  20. IGOR says:

    OLÁ ,

    MORO EM UM IMÓVEL ALUGADO E GOSTARIA DE APLICAR A GRAMA SINTÉTICA NO QUINTAL DE CIMENTO, O PROBLEMA É QUE QUANDO TERMINAR O CONTRATO TENHO QUE DEVOLVER O IMÓVEL IGUAL.
    EXISTE ALGUMA FORMA DE COLOCAR A GRAMA SEM A COLA DE CONTATO

    • playgrama says:

      Olá Igor!

      O ideal é que a grama sintética seja instalada com cola de contato por toda a extensão.
      No seu caso o que poder ser feito é realizar a instalação com pouca quantidade de cola somente nas extremidades, apenas para deixar a grama fixada. Caso seja necessário realizar emendas, as mesmas poderão ser feitas sobre fita tape de junção, assim dispensaria a junção diretamente ao contrapiso.
      Como será utilizado pouca cola nas extremidades, ao remover a grama o senhor poderá utilizar um removedor para limpar a cola que, porventura, possa ficar ainda no contrapiso.

      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Fernando!

      Quando o piso é preparado com pedrisco e asfalto, o mesmo fica com aspecto mais rústico. Nestes casos orientamos que seja instalada uma grama na qual possua base dupla, mais reforçada, como as gramas de 20mm esportiva ou 30mm Deltabicolor, para que o gramado tenha uma boa durabilidade.
      Já o contrapiso realizado com concreto é possível deixa-lo desempenado, ou seja, liso, podendo assim receber qualquer espessura de grama sem que sua durabilidade seja afetada.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  21. Diego says:

    Boa Tarde!

    Caso fique água empoçada debaixo da grama ela pode vir a descolar ou ela evapora normalmente com o sol? Ou eu posso tirar o excesso com a ajuda de um rodo?

    • playgrama says:

      Olá Diego!

      A base da grama sintética é colada diretamente no contrapiso, ou seja, a água não ficará sob a grama e sim sobre a base dela.
      Sendo assim, caso sua área possua irregularidades, orientamos que a mesma seja nivelada antes da instalação.
      Caso isso não seja possível a água ficará empoçada sobre a grama e o senhor poderá eliminar este acumulo utilizando um rodo macio, de espuma, e em seguida utilizar um pano seco.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  22. Paulo Afonso says:

    Boa tarde!

    Gostaria de aplicar grama sintética em uma laje de concreto já impermeabilizada que está exposta ao tempo!!
    Você sabe informar se a grama sintética possui algum efeito térmico, que poderá reduzir a temperatura interna do cômodo?

    Grato.

    • playgrama says:

      Olá Paulo Afonso,

      Os fios da grama sintética da Playgrama são fabricados em 100% Polietileno, por conta disso pode ocorrer que retenham um pouco do calor.
      Sendo assim o efeito pode ser o contrário do esperado.
      No momento o que podemos lhe assegurar é que o gramado natural reduz a temperatura interna dos cômodos, por conta da umidade contida na terra.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  23. Flavia Gouveia Tandú says:

    Bom dia,
    Preciso revestir 3 áreas em uma escola, sendo que uma delas será parcialmente coberta.
    É obrigatório colar a grama? É preciso colocar uma manta drenagem?
    O orçamento que preciso é:
    1 área de 3,0 largura por 7,5 comprimento
    1 área de 3,0 largura por 15 comprimento
    1 área de 3,0 largura por 20 comprimento
    Por gentileza envie por email esse orçamento. Obrigada

    • playgrama says:

      Olá Flávia,

      Para que você tenha uma boa durabilidade do material é necessário que a grama sintética seja colada, sim, pois esta é a forma correta de instala-la.
      A grama sintética não acumula água sobre sua manta, portanto, não é necessário a aplicação de manta de drenagem.
      Caso os pisos das áreas já possuam caimento, a água fará o mesmo percurso e escoará pelo ralo ou valeta ao final desta caída.
      Se atualmente formam poças nos locais, orientamos que apenas regularize o piso.
      Enviamos o orçamento para o seu e-mail.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  24. Jussana says:

    Olá,
    Estamos reformando nosso quintal, ele tem aproximadamente 10x20m ele no momento é todo de pedrinhas tipo brita, e agora está no verão vem muito matinhos. Gostaria de saber se é possível por a grama sintética sobre essas pedrinhas e se há perigo de esses matinho perfurem a grama. Ah! Quais são os cuidados que devem ter a grama para que ela dure por muito muuuuuuito tempo.
    Agradeço a atenção.

    • playgrama says:

      Olá Jussana,

      O ideal é que a grama sintética seja instalada sobre contrapiso ou piso frio, pois é necessário ter uma base plana para que haja boa fixação da cola.
      Caso não tenha ou não queira fazer um piso para base, a instalação da grama pode ser feita após remoção dos matos, compactação e distribuição das britas, finalizando com pó de pedra para realizar o acabamento fino.
      Quanto a manutenão da grama sintética, é praticamente nula.
      Caso ache necessário a senhora poderá higienizar a grama sintética lavando-a com sabão neutro e enxaguando perfeitamente para não acumular resíduos de sabão entre as fibras. Cuidados com bitucas de cigarro, maquinas de solda e afins também são necessários para evitar que alguns fios derretam.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • Laura araujo says:

      Boa noite,
      Tenho uma área de aproximadamente 300 m2 em frente à minha casa de praia. Estou pensando em colocar a grama sintética de 20mm, como devo fazer para não fazer o piso frio?
      Laura

  25. Carla says:

    Olá, gostaria de instalar uma grama sintética na área externa do meu apto. Mas o síndico quer saber se pega fogo. Ou seja, se um vizinho de cima jogar uma ponta de cigarro acesa, vai provocar um incêndio? Ou vai apenas queimar a grama no ponto de contato com a brasa? Também quero saber que procedimento tomar se houver necessidade de fazer algum tipo de manutenção no piso abaixo da grama. Eu perco os tapetes de grama? Ou é possível retirá-los e colá-los novamente? Obrigada

    • playgrama says:

      Olá Carla,

      Todas as nossas gramas sintéticas possuem proteção contra fogo.
      Caso ocorra o contato da grama sintética com o fogo, a grama derreterá somente no ponto onde houve o contato, o fogo não se alastrará por conta da proteção existente no gramado.
      Quanto a instalação da grama, a mesma é instalada com cola por toda a sua extensão, portanto, ocorrem danos na peça quando é realizada a remoção.
      Caso a sua área seja pequena, o que pode ser feito é realizar a instalação com pouca quantidade de cola somente nas extremidades, apenas para deixar a grama fixada. Caso seja necessário realizar emendas, as mesmas poderão ser feitas sobre fita tape de junção, assim dispensaria a junção diretamente no contrapiso.
      Caso ainda possua dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  26. valeria says:

    Bom dia! Gostaria de saber se eu colocar grama sintetica sobre um terraco de 74m2 e preciso passar impermeabilizante antes, para nao filtrar agua e danificar o teto da residencia na parte de baixo ? E se passara color para a mesma? Aguardo sua resposta. Obrigado !

    • playgrama says:

      Olá Valéria,

      A grama sintética não possui função impermeabilizante, portanto, caso haja vazamento ou infiltração na área, o ideal é que antes da instalação da grama o local seja impermeabilizado.
      Como os fios da grama sintética são fabricados em 100% Polietileno, pode ocorrer que retenham um pouco do calor, tendo um efeito reverso ao gramado natural.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  27. Silvia says:

    Gostaria de saber se posso instalar a grama em cima do piso , pois coloquei piso no quintal e o pedreiro esqueceu de deixar um espaço para eu fazer jardim.
    Se eu quiser tira la com o tempo, estraga meu piso ?

    • playgrama says:

      Olá Silvia,

      A grama sintética é própria para instalações sobre piso frio ou contrapisos, sendo assim, não será necessário remover o piso instalado.
      Orientamos que seja observado se o rejunte está nivelado com o piso para que evitemos que algum desnível marque a grama sintética após a mesma ser instalada.
      Como a grama sintética é colada, pode ocorrer que, após a remoção fique alguns resíduos da cola no piso. Neste caso a senhora poderá utilizar um solvente para remoção total da cola.
      Como alguns solventes existentes no mercado são fortes, o seu piso pode vir sofrer algumas alterações.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  28. Paulina says:

    Olá,
    Tenho um quintal de piso frio e tenho cachorros que escorregam muito neste piso. Estou procurando uma solução para isto. Pensei em colocar grama sintética, mas tenho dúvidas: 1) A grama é escorregadia para pessoas e pets? 2) Posso lavar a grama jogando água e desinfetante para tirar o odor do xixi das cachorras? 3) Como fica o escoamento da água da chuva?

    Grata

    • playgrama says:

      Olá Paulina,

      Para áreas de uso pet, indicamos a utilização da grama sintética 12mm, que trata-se de um gramado baixo no qual facilitará a higienização do local. Para realizar a higienização, basta utilizar água, água sanitária diluída e sabão neutro, não orientamos o uso de desinfetantes.
      A grama sintética não escorrega, pelo contrário, auxiliará a movimentação dos pets.
      Para instalação da grama sintética é necessário que o local esteja no contrapiso liso e desempenado e que possua no mínimo 1% de caimento, com um ralo ou valeta ao final, para que a água escoe.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  29. Marcelo says:

    Quero colocar grama sintética em cima da laje da minha casa, para colocar uma hidro e umas espreguiçadeiras, gostaria de saber a respeito de tempos chuvosos se a aguá fica empossada, correndo risco de ter goteiras em minha casa e como e feito a instalação. Aguardo uma resposta.

    • playgrama says:

      Olá Marcelo,

      Para áreas de lazer e bordas de piscina indicamos a grama sintética 20mm, da qual já possui uma altura mediana que aparente uma grama aparada, gramado de cor única ou a grama sinética 30mm, gramado com fios alongados e com cores mescladas entre verde musgo e verde amarelado, o que deixa o gramado com aparência bem próxima do natural.
      Para que a grama sintética seja instalada e não lhe crie problemas futuros, é necessário que o local de instalação possua um caimento de no mínimo 1%, com ralos ao final para que haja vazão da água.
      Pro tratar-se de uma laje, orientamos que antes de aplicar a grama sintética, o senhor faça a impermeabilização da área. Seguindo estas dicas a sua área ficará aconchegante e segura de vazamentos.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  30. Leiliane says:

    Gostaria de colocar a grama em uma área onde fica minha cachorra,tem um ralo pois lavamos tds os dias devido a urina dela, gostaria de saber se me indica colocar nessa área e se fica com odor? A área é coberta e ficha na frente de casa e em parte pega um pouco de sol, será que ficaria mais quente o ambiente?

    • playgrama says:

      Olá Leiliane,

      Para áreas de uso pet, indicamos a utilização da grama sintética 12mm, que trata-se de um gramado baixo no qual facilitará a higienização do local.
      A higienização da grama sintética deve ser realizada normalmente como se fosse uma área no contrapiso ou piso frio, ou seja, diariamente.
      Para realizar a higienização, basta utilizar água, água sanitária diluída e sabão neutro, não orientamos o uso de desinfetantes para que o odor não fixe na grama.
      A grama sintética é própria para ficar no tempo, portanto, não haverá problemas instalá-la nesta área em que bate sol e a mesma também não influenciará na temperatura da área.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  31. Flavia says:

    Tenho contrapiso e quero colocar uma piscina inflável. Pensei em colocar a grama sintética para a piscina ficar em cima e proteger o plástico dela. Seria recomendado para isso? A grama não furaria a Piscina? Se sim qual a melhor espessura?

    • playgrama says:

      Olá Flávia,

      A grama sintética de 12mm já irá atender sua necessidade.
      Os fios da grama sintética, independente da espessura, são macios, portanto, é nulo o risco de que a piscina seja danificada pela grama.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  32. Gabriel says:

    Tenho um terraco de uns 15m2 ao ar livre em L, contudo, ha um canto que empoça agua e nao queria quebra-quebra no piso frio (o ralo é do outro lado)… quando da instalação, há alguma maneira de nivelar a grama sintetica para escoamento d’agua? Obrigado

    • playgrama says:

      Olá Gabriel,

      Para que a grama sintética seja instalada, o ideal é que a área esteja nivelada para que não haja acumulo de água sobre a manta da grama sintética, não há como nivelar a grama sem que o piso ou contrapiso esteja nivelado.
      O ideal é que o senhor verifique com um pedreiro qual será a melhor solução, uma vez que não deseja quebrar o piso.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  33. Suziane says:

    Gostaria de colocar grama sintética no meu terraço, na área sem tapagem, onde o piso estufou e quebrou, posso? Qual a melhor espessura? Como instalar?

    • playgrama says:

      Olá Suziane,

      O ideal é que a grama sintética seja instalada sobre contrapiso ou piso frio nivelado, ou seja, uma base plana para que haja boa fixação, uma vez que a grama é colada.
      Como a senhora citou que o piso no local estufou, será necessário que regularize a área antes da instalação da grama sintética.
      A senhora poderá utilizar qualquer espessura de grama, pois todas são próprias para ficarem expostas ao tempo.
      O que irá influenciar na sua escolha será qual a aparência a senhora deseja implantar no local e qual será a finalidade desta área.
      A grama sintética de 10mm, baixa e de cor única, é utilizada para áreas de decoração com baixo fluxo de passagem.
      A grama sintética de 12mm, também baixa e de cor única, já é mais resistente quando comparada com a de 10mm e é utilizada para áreas de playground ou áreas com circulação de pets.
      Para áreas de garagem, quintal ou lazer em geral é utilizada a grama sintética 20mm, da qual já possui uma altura mediana que aparente uma grama aparada, também de cor única.
      Em jardins de inverno, borda de piscinas ou em áreas que já possuem plantas naturais, indicamos a grama sintética 30mm, gramado com fios alongados e com cores mescladas entre verde musgo e verde amarelado, o que deixa o gramado com aparência bem próxima do natural.
      A instalação da grama sintética é realizada com cola de contato, segue link de nosso vídeo explicativo:

      http://www.playgrama.com.br/como-instalar-grama-sintetica/

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  34. TATIANY says:

    Tenho um tapete de grama sintética no meu quintal. O espaço é pequeno apenas 5m x1,40m. É a primeira vez que coloquei. So que ficou muito molhada por causa da agua da piscina. Como retirar essa agua? Seca sozinho mas demora muito? Embaixo desse tapete tem um ralo grande. Tenho medo de estragar pela quantidade de agua. Obrigada

    • playgrama says:

      Olá Tatiany,

      Caso sua área não possua caimento, de fato a água não escoara para o ralo e fará com que a grama demore um pouco mais para secar.
      Para agilizar este processo a senhora poderá remover o excesso de água com um rodo macio, de espuma, e em seguida utilizar um pano seco.
      Caso a área tenha caimento, porém, seja irregular criando poças, a senhora poderá fazer algumas perfurações na manta da grama sintética, bem acima a região do ralo, para que a água drene com maior facilidade, vale ressaltar que as perfurações somente terão resultado caso o ralo fique abaixo da área empoçada.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  35. Maristela says:

    Boa tarde,
    Eu gostaria de fazer um cantinho na minha varanda com grama sintética para que meus cachorros possam usar como banheiro.
    Posso fazer somente o tapete no formato do local e não colar?

    Grata,

    • playgrama says:

      Olá Maristela,

      Você poderá utilizar a grama sintética solta sem problema alguma, na realidade, a peça solta facilitará na hora da higienização.
      Para áreas de utilização pet indicamos a grama sintética de 12mm, que trata-se de uma grama de baixa espessura.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Walter,

      O senhor poderá utilizar qualquer uma das espessuras da grama sintética para sobrepor sua piscina, a grama sintética protegerá a base da mesma.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Danilo,

      A grama sintética 10mm, possui função somente decorativa, não sendo indicada para áreas com fluxo de passagem de pessoas e veículos.
      Neste caso a grama sintética da qual irá melhor lhe atender é a grama sintética 20mm esportiva, que por tratar-se de uma grama esportiva possui maior resistência quando comparada com as demais, por conta disso proporcionará uma durabilidade mais extensa, mesmo com o atrito do veículo.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  36. daniela says:

    oi
    gostaria de saber , como faço para tirar o odor da grama sintética , coloquei na sala de aula , mas o odor é muito forte , preciso de ajuda para deixar a sala de aula sem esse odor

    • playgrama says:

      Olá Daniela,

      Normalmente a higienização da grama sintética é realizada com água, água sanitária diluída e sabão neutro, não orientamos o uso de desinfetantes para que o perfume não impregne nos fios.
      A grama sintética da Playgrama possui exclusiva proteção “microfresh®”, trata-se de uma solução antifúngica e antibactericida que retém a proliferação de organismos indesejados e possíveis odores.
      Caso o odor persista após a higienização citada acima, pedimos que verifique junto a loja na qual a senhora adquiriu o material, qual procedimento deve tomar.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

    • playgrama says:

      Olá Leandro,

      A manutenção da grama sintética é bem simples, como trata-se de instalação em área interna não indicamos que lave o local, nem mesmo com Wap (lavadoras de alta pressão).
      Para higieniza-la, basta utilizar aspirador de pó para remover a sujeira que porventura esteja sobre a grama sintética e após o uso do aspirador de pó, poderá passar um pano umedecido, bem torcido, com água e água sanitária diluída, proporção de 1 copo americano de água sanitária para um balde grande de água.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  37. Célia Maria Ferreira says:

    Olá. Quero colocar grama sintética no meu quintal, porém tenho uma dúvida. Na parte colocada a grama passa carro para a garagem, isso vai danificar a grama?

    • playgrama says:

      Olá, Célia!

      Para áreas de garagem indicamos a grama sintética de 20mm Esportiva/ Fita Plana, que por tratar-se de uma grama esportiva possui maior resistência quando comparada com as demais, por conta disso proporcionará uma durabilidade mais extensa, mesmo com o atrito do veículo.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  38. FERnando Sayão de Moraes says:

    Quero colocar grama sintética em uma área onde hoje é de terra com inclinação. Qual deve ser a preparação do local e qual a grama indicada?

    • playgrama says:

      Olá Fernando,
      A grama sintética deve ser instalada sobre contrapiso ou piso frio liso e nivelado, instalações sobre terra são inviáveis uma vez que a grama sintética é instalada com cola.
      Sendo assim, será necessário que o senhor realize um contrapiso no local e mantenha o caimento em no mínimo 1%, para que a água possa escoar.
      Quanto a indicação da espessura da grama sintética, o que irá influenciar na sua escolha será qual a aparência o senhor deseja implantar no local e qual será a finalidade desta área.
      A grama sintética de 10mm, baixa e de cor única, é utilizada para áreas de decoração com baixo fluxo de passagem.
      A grama sintética de 12mm, também baixa e de cor única, já é mais resistente quando comparada com a de 10mm e é utilizada para áreas de playground ou áreas com circulação de pets.
      Para áreas de garagem, quintal ou lazer em geral é utilizada a grama sintética 20mm, da qual já possui uma altura mediana que aparente uma grama aparada, também de cor única.
      Em jardins de inverno, borda de piscinas ou em áreas que já possuem plantas naturais, indicamos a grama sintética 30mm, gramado com fios alongados e com cores mescladas entre verde musgo e verde amarelado, o que deixa o gramado com aparência bem próxima do natural.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  39. João Luis says:

    Amigo,
    parabens pela atenção às perguntas(respondendo todas, prontamente).
    Eu vou colocar + ou – 100m2 de grama artificial, e já sei que a melhor para o meu caso é a bicolor de 3cm.
    Perguntas: Qual a quantidade de cola por m2; qual o peso total se for 100m2 e onde encontro uma grama dessas com um preço bom.
    Obrigado

    • playgrama says:

      Olá João Luis,

      Para a instalação da grama sintética, indicamos o uso da Cola – Cascola Extra – cola de contato semelhante à cola de sapateiro, vendida em casas de materiais
      para construção, em média a cada 15m² é utilizado 1 galão de 2,8L.
      O m² da grama sintética 30mm bicolor pesa em média 2kg, sendo assim, 100m² possuirá um total aproximado de 200kg.
      O senhor poderá adquirir a grama sintética diretamente em nosso site http://www.bestplay.com.br, ou via nossa central de atendimento nos telefones (11) 2604-5322/ 2601-5657/ 2359-2222/ 2359-3333 e Whatsapp (11) 9.4112-8980.
      Acompanhe também nossa página do Facebook, avalie nosso atendimento, poste seu comentário e receba novidades – http://www.facebook.com/playgrama

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  40. Leandro says:

    Boa tarde,

    Tenho uma casa noturna com grande circulação de pessoas, e é um ambiente externo que permite fumantes, pode me dizer se há alguma contra indicação em colocar grana sintética nesse ambiente? Com antecedência já digo que muitas pessoas jogarão cigarros do chão!
    Obrigado pela atenção

    • playgrama says:

      Olá, Leandro!

      Não há nenhuma contra indicação da utilização da grama sintética nessa área, uma vez que, a grama sintética da Playgrama possui exclusiva proteção antichama, ou seja, mesmo quando há contato com o fogo a grama sintética não o alastra.
      Sendo assim, caso caim bitucas/ brasas de cigarro no gramado, a grama irá derreter no local em que houver esse contato com a brasa, mas não propagará o fogo.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  41. matheus rezende says:

    boa noite meu nome é matheus gosteria saber o seguinte : sou dono de uma quadra de futbol de grama sintética e preciso fazer uma manutenção nela cortando um pedaço queria saber se eu cortase e colocase denovo outro pedaço no lugar novoficaria bom

    • playgrama says:

      Olá Matheus!

      Algumas manutenções/ reparos são realizados exatamente desta forma, porém para isso, é necessário que um técnico avalie o local para saber se o reparo ficará perfeito.
      Sendo assim, no seu caso não há como garantirmos que ficará um reparo imperceptível.
      É necessário atentar-se também para a tonalidade da grama, normalmente a mesma grama de lotes diferentes sofre pequenas alterações na coloração, o que fará com que a emenda se destaque.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  42. Anselmo junior says:

    Olá, gostaria de saber melhor qual a base mais indicada para aplicação da grama sintética para campo, estou com projeto para construção de um clube society, dai quero saber se melhor aplicar na base de pó de brita ou no concreto?

    • playgrama says:

      Olá, Anselmo!

      A instalação da grama sintética pode ser feita sobre diversos tipos de piso, preferencialmente em concreto ou cimento queimado, piso no qual deve ser totalmente liso e nivelado, pois, imperfeições nestes pisos podem deixar marcas na grama.
      Em todos os tipos de piso deve ser observado caimento de 1% para local de escoamento da água. A grama sintética acompanha o caimento do piso, se o piso obtiver caimento a água fará o mesmo percurso.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  43. Guilherme says:

    Boa tarde prezados,

    Primeiramente parabéns pelo excelente atendimento, segundo, gostaria de saber o preço do m² da de 30 mm e também o valor da instalação e ainda se vocês vendem para Florianópolis SC e por fim, tenho uma área grande de 90m² com vários ralos para drenagem, essa grama será instalada por cima dos ralos e perfurada para das o escoamento ou é melhor corta a grama e deixar o ralo aparente?
    Agradeço a atenção.

    • playgrama says:

      Olá, Guilherme!

      Encaminhamos um orçamento para o seu e-mail.
      Quanto aos ralos, fica ao seu critério deixá-lo aparente ou cobri-lo, porém, vale deixar claro que quando o ralo é coberto, mesmo com perfuração, por vezes, o escoamento da água fica em partes comprometido.
      Ficamos felizes com sua satisfação com nosso atendimento. Pedimos gentilmente que acesse http://www.facebook.com/playgrama e registre seu elogio, assim outros clientes poderão vê-lo.

      Qualquer dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  44. Guilherme says:

    Complementando a pergunta…
    Quanto a manta conta impactos, ela é colada no contrapiso e depois a grama é colada em cima? Também gostaria de saber o valor do m²

    • playgrama says:

      Olá, Guilherme!

      Encaminhamos um orçamento para o seu e-mail.
      A instalação do shock pad, amortecedor de impacto, é realizada exatamente desta forma.
      A manta, shock pad, possui somente as bordas coladas no piso e depois é coberta pela grama sintética da qual é colada por toda a extensão.

      Qualquer dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  45. Edvaldo de Santana says:

    Boa noite,
    Queria instalar uma grama sintetica em uma area
    De terra, e nao queria mexer com cimento,
    Tem alguma forma de instalar a grama sintetica?

    • playgrama says:

      Olá, Edvaldo!

      Para que sua instalação fique perfeita, sempre orientamos que a instalação seja realizada sobre contrapiso, piso frio ou cimento queimado, sempre nivelado e com caimento mínimo de 1% para que a água escoe.
      Em casos em que a área onde a grama sintética será instalada não pode ser concretada, é realizada a instalação do pó de brita e o mesmo deve ser muito bem compactado, para que a instalação fique o mais próximo a uma instalação no contrapiso, porém, ainda assim não temos como lhe garantir uma instalação perfeita.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  46. Agnaldo says:

    Amigo tenho um gramado de 4 anos. Mas gostaria de trocar ele. O jardim é muito bonito, mas a grama está sempre feia.
    Qual a grama você recomenda para um jardim de frente da casa. O jardim é muito bonito. Qual a altura da grama. Gostaria de algo bem igual a grama normal.

    • playgrama says:

      Olá Agnaldo,

      Para áreas de jardim indicamos a grama sintética 30mm, gramado com fios alongados e com cores mescladas entre verde musgo e verde amarelado, o que deixa o gramado com aparência bem próxima do natural.
      Para que a grama sintética seja instalada e não lhe crie problemas futuros, é necessário que o local de instalação esteja no contrapiso e possua um caimento de no mínimo 1%, com ralos ao final para que haja vazão da água.

      Qualquer nova dúvida me coloco a sua disposição para esclarece-las.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

  47. Daniel Bittencourt Bittencourt says:

    Olá!! Estou querendo criar um bar temático de futebol e umas das ideias é colocar a grama artificial na parede com lampadas e uma televisão, mas tenho receio quando a curto circuito e a grama ser altamente inflamável.
    poderia me informar qual melhor tipo de grama para parede sem risco de pegar fogo
    desde ja obrigado

  48. Fábio César Poerner says:

    Bom dia, estou montando uma creche para cães e preciso colacar 300mts quadrados quando me custaria a de 12mm que é a mais indicada?

  49. KAMILA says:

    Boa noite, gostaria de saber se vocês enviam a grama para outros estados e se a instalação é fácil ou é necessário um profissional? Obrigada
    Em tempo, poderiam me passar valor do metro quadrado da de 12 mm?

  50. Sandra Jules says:

    Bom dia!
    Tenho um apto. em Ubatuba com floreiras na varanda e janelas dos quartos. Pela falta de manutenção, as floreiras estão sempre muito feias.
    Pensei em preencher a floreira com brita e pó de pedra e colocar a manta superficialmente, apenas para dar um bom aspecto às floreiras.
    Nesse sentido, gostaria de saber se a grama artificial é comercializada em pequenas quantidades e se eu consigo facilmente recorta-la para o formato das floreiras.
    Obrigada!

  51. Jean says:

    Olá primeiramente parabéns por responderem todas essas perguntas. Gostaria de saber se eu mesmo posso colocar a grama ou vocês tem uma equipe para isso?

  52. Paulo says:

    Bom dia!
    Visitei um condomínio em construção, com finalidade de comprar um lote e fui informado que o campo, será em grama sintética, sendo aplicada diretamente sobre uma laje (concreto).
    A minha preocupação é o seguinte:
    A grama pode ser aplicada diretamente sobre a laje de concreto?
    Não se faz necessário a aplicação de outro material, que sirva de “amortecedor”, entre o concreto e a grama?
    Gostaria que me tirassem estas dúvidas.
    Att;
    Paulo.

  53. ELISABETE ALVES DE TOLEDO says:

    Quero construir um orquidário sobre uma laje, cercado de alambrado. Gostaria de saber se é conveniente aplicar grama sintética no piso para ficar mais arejado. Haverá irrigação, portanto tb quero saber se a grama pode ficar molhada, embora haverá a parte caída no piso para escoamento da água até a tubulação. Quais os inconvenientes e vantagens dessa grama para o local desejado?

  54. Camila Moura says:

    Boa noite.

    Gostaria de saber se a grama pode ser instalada em piso frio e como é feita a retirada dela, pois gostaria que não houvesse danos no piso abaixo dela.

  55. Kelly Alencar says:

    Boa tarde! Gostaria de saber se pode colocar a grama sintética em cima do porcelanato e na beira de piscina, existe a possibilidade de escorregar?

  56. MARIA CANDIDA says:

    Tenho uma area com mangueira,romã e carambola, gostaria de colocar grama sintetica,mas não gostaria de colocar contra piso,se fixar com pinos de barraca de camping fica bom? são mais ou menos uns 30m quadrados. Quanto ficaria o valor para esta area?
    Cândida.

  57. WELERSON says:

    Boa noite! Tenho um jardim externo e tenho interesse em instalar uma grama artificial, que vá ficar com uma estética bacana, e uma durabilidade satisfatória. Pelo que tenho lido em respostas anteriores, acredito que seria recomendável a grama de 30mm mesclada. Gostaria, se possível, que me encaminhasse fotos dessa grama ( recomendável para área externa, com circulação de pessoas ) e orçamento para as seguinte medidas:
    1,70 m X 18,30 m
    3,30 m X 3,40 m
    0,80 m X 16,10 m
    Aguardo retorno. Desde já agradeço.

  58. Alexandra says:

    Boa tarde, estou com um terreno perto do córrego, queria colocar grama sintética, mas em épocas de muita chuva o córrego alaga. Sabe me dizer se alagar e demorar uns dois dias para voltar ao normal se iria danificar a grama?
    Outra coisa, tem alguma grama sintética específica para barranco, ou pode usar a mesma?
    Att.
    Me responde para meu e-mail

  59. Denise says:

    Olá coloquei grama sintética no Jardim de inverno, ao ar livre, onde não tem passagem de pessoas. Porém não coloquei a grama apenas coloquei. Corro o risco de juntar insetos, casulos de bichos, criação de baratas etc…rsrs

  60. shayene says:

    ola boa tarde!
    irei colocar grama artificial na minha area externa e o carro ira passar por cima com frequencia, ql grama vc me indicaria? na hora da compra da mesma, precisamos saber apenas a espessura desejado ou além da espessura existe marca, modelo e outros? caso exista qual a melhor do mercado para area externa que te traga uma cor bem verde e bonita?

  61. Hugo says:

    Bom dia
    Eu gostaria de saber se a cola da grama sintética não danifica a manta asfáltica quando colada em cima. Tenho uma lage de 350m2, impermeabilizei com manta asfáltica de 4 mm. Posso colar a grama sintética diretamente em cima da manta?
    Podes me fazer um orçamento de grama de 15mm inclusive a cola , ou seja, todo material pra essa metragem + transporte até Blumenau SC?
    att
    Hugo

  62. Amanda says:

    Bom dia!
    Vi que várias pessoas já perguntaram sobre a drenagem das gramas sintéticas, mas ainda tenho uma dúvida.
    Fazendo a instalação da grama sobre um piso de concreto em área aberta, há a necessidade de instalação de sistema de drenagem, com ralos e etc?

    Obrigada!

  63. Mariana says:

    Bom dia!! eu tenho 3 cães e, assim como em alguns comentárias acima, eles destruiram toda a grama normal e eu queria colocar a sintética. No momento está somente com terra e eu li que o melhor é colocar um contra-piso, concreto ou algo do tipo. Mas, mesmo tendo um desnível para a água escoar, tenho duvidas com relação a ficar com odor desagradável devido a urina dos cachorros. Poderia informar se fica com cheiro ou se tem algum modo de limpar para que isso não ocorra? Obrigada!!

    • Mariana says:

      Para complementar, tinha pensado em colocar no lugar do contra-piso algo que infiltrasse bem a fim de não acumular a urina e causar o odor desagradável. Mas não sei se é uma boa opção, e o que colocar que tenha uma boa permeabilidade.

  64. Bárbara Pereira says:

    Tenho uma dúvida. Atrás da minha casa tem uma pedra, e gostaria de saber se da para colocar a grama em cima da pedra, ela não é muito íngreme

  65. Edna says:

    Boa tarde , tenho um salão meio rustico com telhado mas as laterais abertas, e grama natural no chão , usamos 12 mesas e umas 100 cadeiras de ferro …o problema é que é chacara e quando chove vira barro a parte da grama …estou pensando em fazer um contrapiso e colocar a grama sintetica , só que aqui tudo mofa as cadeiras brancas ficam mofadas pelo fato de entrar pouco sol e ter muitas mesas e cadeiras , será que tbm não ira mofar?

    as mesas e cadeiras não tem como tirar e por todo dia…

  66. Sandra Silveira says:

    Boa noite!
    Tenho em minha casa uma área externa com piscina, deck de madeira e gramado natural. Gostaria de trocar a grama natural por sintética. Vi que vocês recomendam a grama de 12mm quando há pets em casa. Essa recomendação é por causa da urina e fezes dos pets, ou há outro motivo? É que tenho dois gatos, mas eles utilizam areia higiênica. Pergunto porque não acho que ficaria bonito trocar a grama natural por uma tão baixa quanto a de 12 mm. No caso da grama de 30mm, qual o método de limpeza? Há acúmulo de poeira?

  67. ROSANGELA says:

    Oi Equipe
    Li as respostas, mas não ficou claro para mim o porque de não poder colocar a grama sintética como um tapete direto em cima da terra, sem colar. Algum motivo para isso? Acumula água, estraga? fica escorregando? saindo do lugar. Qual o real motivo para não se colocar simplesmente a grama em cima da terra?

  68. Ricardo Rocha says:

    Preciso reduzir a temperatura da minha casa, caso eu coloque uma manta metálica sobre a laje com a grama sintética por cima, reduziria a temperatura?!

  69. marcelo says:

    -Ola . Gostaria de saber se a quadra de grama sintética ,pode ser aplicada com o ato de jogar futebol com ela molhada (com chuva ou apos chuva forte ) isso interfere a manutenção da vida útil do gramado ?
    Com ela molhada corre o risco da durabilidade durar menos , ou ate menos haver algum descolamento da grama do piso ?

  70. suzana says:

    boa noite,
    quero colocar grama sintetica bicolor de 30mm no quintal da frente da minha casa, tenho um filho de 4 anos q brinca muito de bola nessa área e tem uma piscina de 3000l, alem da gente passar por ela todos os dias p entrar em casa, quero saber se essa grama me atente bem, se ela vai resistir.
    obrigada,
    Suzana.

  71. Sidnei says:

    Tenho uma área de aproximadamente 50 mts na frente de minha casa e está revestida com cerâmica pode ser instalado a grama sobre a cerâmica, as crianças usam a área para jogar futebol qual a grama indicada para este local ?

  72. Amanda says:

    Gostaria de colocar a grama sintética em uma varanda bem pequena, de apartamento (2mx1m), será q tem algum problema eu não usar cola? Só coloca-la no chao?

  73. Luciane says:

    Olá,

    Quero colocar grama sintética na área externa da minha casa para que as crianças possam brincar, já que o porcelanato aquece muito.
    É uma área na laje que pega sol e chuva, e fica próximo da piscina. Vou adquirir um cachorro tbm, que possivelmente pisará na grama. A intenção é colocar alguns brinquedos de plástico e também compor um jardim com vasos de plantas.
    Qual espessura que deve ser essa grama sintética? Alguma recomendação de uso?

    Obrigada!
    Luciane

  74. Andréia says:

    Tenho um pequeno gramado no meio da garagem e gostaria se substituir pela grama sintética, posso deixa lá apenas encaixada sem colar, pois tenho uma tampa de esgoto na mesma região

  75. Franciele says:

    Olá! Gostaria que vcs me indicassem qual melhor grama sintética para uma sala de educação infantil. Será instalada em uma parte da sala destinada a contação de história, então será uma local onde as crianças se sentarão para ouvir histórias. Desde já obrigada!

  76. Vinicius says:

    Oi! Gostaria de instalar a grama sintética em uma varanda de porcelanato de 3x3m onde a água empoça quando chove (cerca de 3mm de lâmina de água). Posso instalar nessa área? Obg.

  77. Luana says:

    Boa noite, algumas duvidas:

    1- como fazer a limpeza se aplicada numa varanda de apartamento que bate sol e chuva? Poeira da rua? Qual seria a periodicidade ds limpeza e que materiais pode-se usar?
    2 – E sobre odor? Nao fica cheiro de agua de chuva? Se cair cerveja, vai ficar com cheiro?
    3- Vende em placas de m2? E qual seria a media de preço do metro quadrado? Obrigada.

  78. Geraldo Goulart says:

    Olá!

    Tenho um jardim externo com 16 m2 e quero substituir a grama natural pela sintética. Já sei que terei que fazer um contrapiso, o que não será problema.
    Solicito-lhes informar as especificações ideais para esse caso e também, se possível, um orçamento.

    Cordialmente,
    Goulart

  79. Lincoln says:

    Pretendo colocar sobre a laje de um cômodo que pega muito sol. Sei que a tendência da grama sintética é reter o calor e por consequência, esquentar ainda mais o ambiente interno. Existe alguma grama sintética cuja base dela reflita o calor do sol?

    • playgrama says:

      Olá Lincoln,

      A grama sintética é permeável, a mesma não retém o calor do sol, é igual um piso comum.

      Abraço e obrigado pelo comentário

    • playgrama says:

      Olá Lincoln,

      A grama sintética é permeável, a mesma não retém o calor do sol, é igual um piso comum.

      Abraço e obrigado pelo comentário

  80. Amanda says:

    Gostaria de colocar grama sintética em um acabamento de madeira, para criar esculturas parecendo topiaria. Quero fazer um jardim lúdico para as pessoas sentarem e curtirem a paisagem, porém não sei se a cola da grama sintética tem aderência a madeira. Existe essa possibilidade?

  81. Rosa says:

    Gostaria muito de elaborar uma festa junina numa quadra com grama sintética, o que levaria a muitas pessoas pisotearem, além da utilização de mesas e cadeiras. Preciso saber se danificaria a grama?
    Obrigada.

  82. Mirian says:

    Boa noite,

    tenho uma duvida sobre a grama esportiva: posso instalar brinquedos infláveis na grama sintética esportiva 50mm, para festa de aniversário de crianças.

  83. Hector Castro says:

    Boa noite,
    Aqui no meu quintal cai muita fuligem fina, tenho que varrer quase duas vezes por dia para não acumular. No quesito da limpeza, fica fácil a retirada dessa fuligem da grama? Ou eu consigo utilizar a grama como tapete mesmo, retirando e colocando para facilitar a limpeza?

  84. Hemily says:

    Eu queria colocar na área de casa, na terra mesmo aí não faria piso, mas meu marido falou que se pisar descalço o pé fica tudo sujo de preto por causa da borracha, isso é verdade? Pois eu queria como área de lazer onde pudéssemos sentar, andar descalço

  85. Ana Silva says:

    Parou de responder as perguntas?!?!

    Posso usar a grama como se fosse um tapete em cima de argila expandida? Não quero colar, quero que fique solta para futura manutenção. É possível?

  86. Fábio says:

    Boa noite!
    Comprei 10m2 de grana sintética para colocar em um jardim em minha casa.
    Ao realizar os cortes necessários e dispor os tapetes no chão, surgiu uma dúvida devido à aparência apresentada.
    As fibras estão inclinadas para um lado em uma placa e para outro lado em outra placa (foi necessário otimizar os cortes para que a quantidade comprada fosse suficiente). A pergunta é: é possível ajustar a inclinação das fibras para que a grama fique uniforme?
    Desde já agradeço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.