Jardim Suspenso: como montar o seu

jardim suspenso

Ter um jardim em casa é tudo de bom, mas nem todo mundo dispõe de espaço para esse canto. Por isso, o jardim suspenso é uma solução prática e charmosa para ter um espacinho verde.

O jardim suspenso funciona bem tanto em ambiente interno, quanto externo. Costuma ser mais barato, ocupar pouco espaço e ser muito mais fácil de cuidar do que outros jardins. Confira as dicas para montar o seu!

Como montar um jardim suspenso

Um jardim suspenso é feito na vertical, podendo ou não ser suspenso no ar. Com apenas um suporte e alguns vasos de plantas já é possível montar. Confira o passo a passo:

1 – Defina onde o jardim será montado: Na varanda? Dentro de casa? Na parede ou no teto? É importante que o local receba uma quantidade adequada de ventilação ou pelo menos uma quantidade mínima de iluminação.

Jardim Suspenso

2 – Escolha as plantas de acordo com as condições do local: A incidência solar é intensa? O local é muito sombreado? A região tem clima seco ou úmido? Além disso, é necessário escolher também plantas para plantio em vasos, ou seja, que não se desenvolvam muito e nem tenham raízes profundas.

Jardim Suspenso

3 – Escolha vasos de sua preferência ou você mesmo pode fazer com materiais reaproveitados. Garrafas pet, latas de alumínio, utensílios de cozinha sem uso são algumas das dicas. Calhas e telhas também servem de vasos para flores e deixam o jardim suspenso com um visual bem diferente.

Jardim Suspenso

4 – Escolha um suporte levando em consideração que ele deve ser capaz de suportar o peso dos vasinhos com plantas. Lembre-se também de que a terra molhada – após as irrigações – fica mais pesada. Algumas ideias de suporte: escadas, estantes, treliças, pallets, caixotes, pendentes e etc.

Jardim Suspenso

5 – Por último, basta fixar o suporte e acomodar as plantinhas no seu jardim suspenso. Para deixar o canto mais especial, uma decoração cai super bem! Um tapete de grama sintética na parede, por exemplo, é uma dica simples e que já dá outro visual para o jardim. Além disso, regadores, lampiões e velas aromáticas são ideias para deixar o espaço mais aconchegante e mágico.

Jardim Suspenso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *