7 dicas de decoração com reciclagem para cozinha!

decoracao com reciclage m para a cozinha

A cozinha é um ambiente perfeito para usar e abusar da reciclagem na decoração, seja aproveitando utensílios que já não tem uso, ou até mesmo trazendo elementos diferentes para dar uma nova cara ao ambiente. Se você quer investir na decoração com reciclagem para a sua cozinha, veja nossas dicas com várias opções de materiais que você pode reutilizar em cozinhas grandes ou pequenas!

Veja também: Como decorar uma cozinha pequena!

1 – Caixotes de feira

Os caixotes de feira de madeira ou de plástico são itens bastante versáteis e funcionais. Podemos usá-los verticalmente nas paredes, como prateleira ou como nicho para guardar objetos. O legal é ter mais de um caixote e brincar com os formatos! Você pode uni-los, formando uma prateleira, ou deixá-los dispersos, decorando e trazendo utilidade à parede da sua cozinha.

caixotes para cozinha
Fonte: JPeterson Garden Design
caixotes na deocracao da cozinha
Fonte: HGTV

2 – Potes e latas

Os potes de vidro, depois de usados, podem ser lavados novamente e usados para guardar alimentos secos, como grãos e farinhas. Uma dica é usar etiquetas para nomear os alimentos guardados e deixar o visual ainda mais bonito.

potes para guardar temperos na cozinha
Fonte: The Angel’s Diary

Já as latas são legais porque podem permitem que você use a criatividade para customizá-las. Depois da personalizadas, podem servir para guardar talheres ou até como vasinhos para plantas na cozinha.

latas para guardar utensilios na cozinha
Fonte: Laurg
latas para guardar talheres na cozinha
Fonte: Albgood

Você também pode gostar de: Plantas na Cozinha: Como Decorar e Quais Cultivar?

3 – Tábuas de corte

Sabe aquela tábua de corte já desgastada? Troque-a por uma nova e adapte a antiga para decorar a sua cozinha! Você pode fixá-la na parede e adicionar alguns ganchos para pendurar canecas, panelas ou panos de prato, por exemplo.

Outra ideia é prender um bolso à tábua para utilizar como porta-talheres.

tabuas de corte com gancho de parede
Fonte: Mimasku
tabuas de corte como organizador de utensilios
Fonte: Pinterest
tabua de corte organizadora com tecido
Fonte: Pinterest

4 – Carretel de madeira

O carretel de madeira tem um caráter rústico e serve muito bem como uma mesa, principalmente para espaços maiores. Dê a ele um novo toque, pinte-o com uma cor que harmonize com a decoração de sua cozinha ou apenas passe um bom verniz se a ideia for manter a rusticidade do objeto.

carretel como mesa da cozinha
Fonte: Espaço Casa
mesa de carretel na cozinha
Fonte: Pinterest

5 – Paletes de madeira

Os paletes de madeira são uma marca registrada de decorações recicláveis e podem ser utilizados em todos os cômodos. Na cozinha, uma boa ideia é usá-los verticalmente como prateleiras para guardar temperos e ingredientes que você mais usa, e até mesmo pendurar utensílios (com ajuda de ganchos, que você mesmo pode instalar).

prateleira suspenso de palets
Fonte: Pinterest
Fonte: Brincando na minha casinha

6 – Garrafas

As garrafas de vidro, principalmente as coloridas, podem ser penduradas no teto e servir como item de decoração ou como luminárias, colocando luzes de natal ou lâmpadas dentro.

Fonte: Pinterest
garrafas como luminarias para cozinha
Fonte: Toda moça

Outra possibilidade para as garrafas, sejam de vidro ou pet (de plástico), é utilizá-las como vasos para plantas e hortaliças. Corte a parte superior, lixe bem para evitar acidentes e coloque-a em um espaço vertical, pode ser em um dos caixotes de feira ou nos paletes de madeira do passo acima.

garrafas como vazo de planta
Fonte: Invitation Cards

7 – Filtro de café

Os filtros de café feitos em tecido podem ser reutilizados para enfeitar vasinhos de planta. A dica é secar bem os coadores, pintá-los para dar uma nova aparência e, depois, pendurá-los na parede com os vasos de plantas dentro.

filtros de cafe como vazos de planta suspensos na parede
Fonte: Pinterest

Lembre-se que o segredo para uma decoração com reciclagem é usar a criatividade. Não se limite! Observe o que pode ser reaproveitado e tente incorporar na decoração da cozinha. Além de dar uma nova cara para o ambiente de forma econômica, você vai ajudar o meio-ambiente. Gostou das dicas? Deixe um comentário!

2 thoughts on “7 dicas de decoração com reciclagem para cozinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *