11 2604-5322 | 2601-5657

20 Plantas para Ambientes Fechados

Além de embelezar e perfumar jardins e quintais, a decoração com plantas também está tomando conta das áreas internas. Apesar dos cuidados serem diferentes, o cultivo de plantas dentro de casa é possível e pouco trabalhoso. Conheça 20 plantas para ambientes fechados e saiba como incluí-las na sua decoração.

Trazendo as plantas para dentro de casa

Quem não gosta daquele cheirinho típico de natureza que vem das plantas? Mesmo se você não possui um quintal ou uma área externa, ainda assim dá para trazer um pouquinho de verde para o seu lar.

O primeiro passo para iniciar a sua decoração com plantas é saber mais sobre as espécies que você pode cultivar dentro de casa. Para ambientes internos, geralmente são escolhidas plantas mais verdes, com troncos e folhas, que não necessitem de exposição constante ao sol, como as de sombra ou meia-sombra. Mas também existem flores e outras espécies mais delicadas que sobrevivem bem em lugares fechados.

E lembre-se que os cuidados com as plantinhas são constantes: algumas precisam de mais água, outras de mais sol. Nem sempre isso toma muito tempo, mas é importante entender as necessidades de cada espécie e combiná-las com a sua disponibilidade de tempo.

Alguns cuidados necessários

Ao trazer as plantas para ambientes internos, existem algumas rotinas que você deve cumprir para mantê-las sempre bonitas e saudáveis:

  • Cuidar para que a plantinha esteja sempre adubada e com umidade suficiente.
  • Regar apenas o necessário, sem encharcar ou deixar a terra secar. Uma dica é, antes de molhar a plantinha, tocar o solo com os dedos para verificar se ele está úmido.
  • Em algumas espécies, é interessante passar água nas folhas para evitar o acúmulo de pó.
  • Cuidar da necessidade de luz solar de cada planta; algumas gostam de sombra, outras precisam de banhos de sol esporádicos.
  • Para flores plantadas, o ideal é colocá-las em vasos cerâmicos.
  • Não deixe as plantas perto de eletrônicos (como da TV, por exemplo), pois o calor pode fazer mal para as folhas.

Espécies de plantas para ambientes internos

Se você não sabe como ou não tem tempo para cuidar das plantas, ou apenas não conhece quais espécies se dão bem dentro de casa, não precisa se preocupar. Separamos 20 plantas para ambientes fechados para você descobrir mais e escolher as suas preferidas! Confira:

Antúrio

Fonte: Florae Fonte: Florae

Para uma decoração mais clássica, escolha o antúrio Ele deve ficar a meia-sombra, sem receber sol direto, mas nunca em ambiente escuros.

Babosa

Fonte: Florae Fonte: Florae

Esta planta tropical não é resistente ao frio e deve ser mantida longe da luz direta do sol. Regue quando o solo estiver secando.

Bambu-mossô

Fonte: Casa Vie Arte e Decoração Fonte: Casa Vie Arte e Decoração

Se você procura uma planta exótica e, ao mesmo, elegante, uma boa opção é o bambu-mossô. Essa planta chinesa pode ser cultivada em vasos e precisa receber apenas um pouco de sol pelas manhãs.

Begônia

Fonte: Elo7 Fonte: Elo7

Forme lindos buques de begônias e arrase na decoração interna. Encontrada em diversos formatos e cores, essa planta deve ser cultivada em solo fértil. Também é importante protegê-la do sol, do vento e das temperaturas frias.

Bromélia

Fonte: Arte Vegetal Fonte: Arte Vegetal

Contando com belíssimos contrastes entre tons de vermelho e verde, essa planta é um excelente adicional à decoração do seu lar. Ela deve receber apenas claridade indireta e ser regada a cada 2 dias. Para evitar a proliferação de mosquitos, basta limpar seu centro.

Chamaedoerea

Fonte: Floricultura Yamamoto Fonte: Floricultura Yamamoto[/caption

Delicada e discreta, essa planta gosta de umidade (ou seja, precisa de rega frequente) e não cresce mais que 2m. Por isso, é ideal para quem não dispõe de muito espaço interno e procura por uma espécie fácil de cuidar.

Echeveria

Fonte: The Succulent Project Fonte: The Succulent Project

Também conhecida como rosa de pedra por causa do seu formato. A echeveria é muito usada para compor jardins de suculentas, junto com cactos e outras suculentas. Delicada e super charmosa, ela não tolera muito sol e deve ser regada uma vez por semana.

Filodendro

Fonte: Etna Fonte: Etna

Essa planta tipicamente brasileira é bastante conhecida por suas folhas em formato de coração. Um vasinho com filodendro garante muito charme e pode ser colocado em qualquer ambiente – desde que ele seja bem iluminado.

Gipsófila

Fonte: Florae Fonte: Florae

Também chamada de mosquitinho, a gipsófila é ideal para compor um arranjo delicado. Ela precisa de alguma exposição ao sol durante o dia, mas também se adapta bem dentro de casa.

Jade

Fonte: Shopify Fonte: Shopify

Essa pequena plantinha demora um pouco para florescer, mas a espera vale a pena! Além disso, ela é de fácil manutenção pois precisa somente de luz direta e apenas durante uma parte do dia.

Jiboia

Fonte: Limppano Fonte: Limppano

Sua bela coloração em tons de verde e amarelo será um diferencial na sua decoração. Cresce apoiada a xaxins e outras plantas e deve ser regada com frequência, de modo que seu solo esteja sempre úmido.

Lança de são jorge

Fonte: Mercado Livre Fonte: Mercado Livre

Essa planta é bastante resistente, por isso deve ser regada quinzenalmente e sem molhar as folhas. Além disso, é importante mantê-la à meia-sombra

Licuala

Fonte: Culturamix Fonte: Culturamix

Imponente, a lícula fica belíssima tanto em um jardim interno quanto sozinha em um vaso. Ela  precisa de luz indireta e não demanda rega: basta borrifar água nas folhas.

Lírio da paz

Fonte: Natureza e Paisagens Fonte: Natureza e Paisagens

O lírio da paz floresce na sombra, por isso precisa de claridade. No entanto, nunca de sol direto, pois isso pode queimar suas folhas. Além disso, lembre-se de manter a flor sempre adubada e em solo úmido.

Mini cacto

Fonte: Elo7 Fonte: Elo7

Ele fica lindo em arranjos. Os mini cactos precisam de ambientes internos bem iluminados e só devem ser regados quando a terra estiver seca, garantindo assim a saúde das plantinhas para embelezarem o seu lar.

Orquídea

Fonte: Culturamix Fonte: Culturamix

Além de coloridas e belas, as orquídeas requerem poucos cuidados: apreciam sombra e poucas regas. E suas flores aparecem em média duas vezes por ano.

Pau d’água

Fonte: Boa Vista Plantas Ornamentais Fonte: Boa Vista Plantas Ornamentais

Usada para decoração em vasos, essa planta é resistente ao ar-condicionado e, por tanto, ideal para escritórios. Além disso, ela não precisa receber incidência direta de sol.

Ráfis

Fonte: Plantas Fores Cuidados e Cultivos Fonte: Plantas Fores Cuidados e Cultivos

Semelhante ao bambu, a ráfis é bastante utilizada na decoração de escritórios. Ela fica bem com qualquer iluminação e só demanda certo cuidado na hora de regar – cuidado para não encharcá-la.

Violetas

Fonte: Quadrante Construtora Fonte: Quadrante Construtora

A variedade de cores da violeta faz dela uma grande aliada da sua decoração, ficando bem em qualquer ambiente. E o melhor: ela só precisa de luz indireta e rega apenas no solo!

Zamioculca

Fonte: Art Verdi Fonte: Art Verdi
Uma das preferidas na decoração de ambientes internos, requer poucos cuidados: pode ser regada uma vez por semana e fica bem tanto na luz, quanto na sombra.

Deixe uma Resposta.