Como organizar um jardim de inverno

jardim de inverno

A manutenção de um jardim é sempre muito importante para que o visual esteja agradável. Podar, regar e manter a limpeza em dia são atividades essenciais para que a plantação se mantenha sempre formosa e organizada. No post, listamos algumas sugestões decorativas que podem deixar o seu ambiente ainda mais bonito. São ideias encontradas em projetos paisagísticos que auxiliam na organização de um jardim de inverno.

Invista em plantas aromáticas

O perfume agradável das flores é um dos principais itens indispensáveis em um jardim de inverno. O aroma delicado é um bom jeito de harmonizar o ambiente. Existem algumas espécies específicas que florescem com uma frequência maior do que as demais e que deixam o jardim perfumado e colorido. Arméria, gardênias, jasmins, laranjeiras e violeta-de-cheiro são algumas destas opções.

plantas aeromáticas
Fonte: O meu jardim

Optando por plantas altas e árvores

As plantas maiores e mais altas auxiliam na criação de um cercado natural. A ideia é escolher as espécies que têm um crescimento vertical. Você pode usar o mesmo gênero de plantas ou optar por diferentes espécies. Só um fato importante a destacar é o cuidado na escolha. Elas devem estar de palygrama-1acordo com o clima da região que serão plantadas.

Árvores também são ótimas para uma cerca natural. Arbustos com caules mais alongados são excelentes para a formação de uma simples barreira natural. Do mesmo modo, árvores de frutas dão um toque de beleza ao ambiente, toda vez que estiver na época frutífera. Além de gerar frutos, suas flores aparecem na primavera.

jardim de inverno
Fonte: Arquidicas

Utilize o mobiliário

Está se tornando rotineiro os jardins de inverno se tornarem parte da casa e não apenas uma área comum. E uma boa opção é investir na mobília do ambiente, tornando-o uma área de lazer extra. Planejar os móveis é indispensável quando pensamos na acomodação. Da mesma maneira, aproveitar as mesas para colocar os vasos, colocar sofás e cadeiras nos jardins internos e ainda optar por bancos para os jardins externos.

jardim de inverno com mobilias
Fonte: Cultura Mix

Abuse de fontes e cascatas

Fontes de águas trazem uma energia vital ao ambiente, sem falar do charme a mais para os jardins de inverno. Aquele barulhinho de água em meio a um lugarzinho verde é um oásis dentro do próprio lar. Existem algumas que já vêm prontas, mas também as que você mesmo pode montar.

Um ponto muito importante para destacar é o cuidado com essa água, ainda mais em tempos de crise hídrica e das epidemias geradas por larvas de mosquitos. Lembrando que todo o cuidado é pouco com a utilização de sua fonte, é necessário destacar alguns pontos:

  • Bomba d’água de qualidade;
  • Definir o local de instalação;
  • Escolher o modelo de fonte;
  • Decidir o recipiente;
  • Pensar no armazenamento de água;
  • Vazão de água;
  • Formato do jardim.

Depois de todos esses cuidados, não esqueça de escolher uma fonte que esteja de acordo com a decoração do jardim para que fique em perfeita harmonia. É importante sempre pensar no tamanho e nas cores para compor os demais elementos do local escolhido.

Cascata no jardim de inverno
Fonte: Pinterest

Viu como é fácil organizar um jardim? Existem elementos que sempre serão fundamentais se tratando de jardim de inverno. A ideia é utilizá-los, mas de maneira personificada e exclusiva para você e sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *