Como Montar um Playground Seguro e Divertido

Playground Seguro e Divertido

Veja como montar um playground para seus filhos!

Nada melhor para a aprendizagem e desenvolvimento de uma criança que brincar e se divertir. Sem perceber, ela exercita as capacidades motora e lógica fazendo bagunça com os amiguinhos. Para isso, um playground é perfeito e nem é tão complicado quanto você pensa. Mas, lembre-se de que enquanto a criançada relaxa e brinca, somos nós quem deve se preocupar e garantir a sua segurança. Aí vai algumas dicas super bacanas para você deixar a brincadeira dos pequenos segura e animada.

Comecemos pela base do playground: o piso. Uma das partes mais importantes é essa. Sabemos que os tombos e as quedas são frequentes durante a diversão da meninada, por isso escolher um bom revestimento é fundamental. Nossa primeira dica é a Grama Sintética ou tapetes de E.V.A.

Por que a grama sintética?

Playground Playgrama

O uso de grama sintética em playgrounds tem se tornado cada vez mais comum por diversas razões. Aqui estão algumas das principais:

  1. Segurança: A grama sintética é macia e pode amortecer quedas, o que é especialmente importante em espaços onde crianças estão correndo e brincando. Ela pode oferecer uma superfície mais segura do que concreto, asfalto ou até mesmo grama natural, que pode ter superfícies irregulares ou buracos.
  2. Manutenção: A manutenção da grama sintética é relativamente fácil e de baixo custo comparado com a grama natural. Não é necessário cortar, adubar, regar ou aplicar produtos químicos para manter sua aparência atraente e convidativa.
  3. Durabilidade: Grama sintética pode resistir a um alto tráfego de pessoas e condições climáticas adversas sem desgaste significativo. Isso a torna ideal para playgrounds que são usados frequentemente e durante todo o ano.
  4. Higiene: A grama artificial não favorece o crescimento de pragas ou ervas daninhas e permite fácil limpeza de resíduos ou derramamentos, ajudando na manutenção de um ambiente limpo e higiênico para as crianças.
  5. Estética: Playgrounds com grama sintética apresentam um visual verde e vibrante o ano todo, o que pode ser mais atraente para crianças e pais, promovendo um ambiente lúdico e acolhedor.
  6. Versatilidade: A grama sintética pode ser instalada em quase qualquer tipo de superfície e pode ser cortada sob medida para encaixar em espaços de tamanhos e formas variados.
  7. Amiga do ambiente: Apesar de haver debates sobre seu impacto ambiental, a grama sintética pode ser vista como eco-friendly em alguns aspectos, pois economiza água e elimina o uso de fertilizantes e pesticidas.
  8. Return on Investment (ROI): Apesar do investimento inicial ser maior comparado a outras superfícies, a grama sintética pode acabar sendo mais econômica a longo prazo devido à sua vida útil prolongada e redução dos custos de manutenção.
  9. Acessibilidade: A grama sintética proporciona uma superfície plana e estável, facilitando a acessibilidade para crianças com mobilidade reduzida ou para aqueles que usam cadeiras de rodas.
  10. Controle de poeira e sujeira: A utilização de grama sintética pode reduzir significativamente a quantidade de poeira e sujeira que as crianças estariam expostas ao brincar, o que contribui para a saúde geral e conforto.

Por que tapetes de E.V.A.?

  • Macios e antiderrapantes, assim como a grama sintética;
  • Fácil higienização: podem ser limpos com água e o auxílio de um pano de limpeza;
  • São montados com facilidade e não é necessário trocá-los com frequência;
  • São móveis: você pode colocá-los em qualquer outro local que queira.

Pois bem, selecionado o revestimento do piso, você deve selecionar quais serão os brinquedos que irá instalar. O ideal é que não tenham arestas e sejam de um material resistente para evitar de quebrarem. Madeira ou polietileno são bons materiais.

19122008125

Pode usar escorregadores e balanços de pneu, mesas e cadeirinhas para a criançada desenhar e pintar também é uma boa ideia. Outro item que vai garantir a diversão e é fácil de conseguir é uma piscina de bolinhas: pegue aquela piscina inflável que você usaria só no verão e encha de bolinhas. Você as encontra sem grandes esforços em lojas de brinquedos infantis.

Enfim, usando a criatividade e sabendo o gosto do seu pequeninho selecione os brinquedos mais convenientes para o espaço que está montando. Lembre-se de usar e abusar das cores. Crianças adoram tudo que é colorido, isso estimula a criatividade e prende a atenção deles. E não esqueça de reservar espaço entre os brinquedos para evitar colisões e choques enquanto as crianças circulam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *