Jardim zen: como fazer o seu?

confira as melhores dicas para montar um jardim zen

Quando você tem um jardim em casa, já sabe o quão relaxante ele pode ser, não é mesmo? Mas que tal dar um passo além e criar seu próprio jardim zen? Também conhecido como jardim japonês, ele tem suas origens no oriente e está ligado a calmaria e meditação.

Por se tratar de uma tradição antiga, este espaço foi idealizado pensando no bem-estar, para garantir a reconexão interior, inspirar vitalidade e serenidade e principalmente para práticas meditativas. Dessa forma é preciso que ele possua alguns detalhes cruciais para alcançar este objetivo.

Quer aprender mais sobre este tipo de jardim e ainda criar o seu próprio? Continue lendo este artigo para saber mais!

Como fazer um jardim zen?

Este tipo de jardim pode ser feito tanto internamente, em espaços pequenos, até mesmo em uma base de madeira, quanto externamente cobrindo todo o quintal. Mas seja qual for o seu tamanho ele possui elementos em comum e característicos deste estilo de jardim.

O jardim zen pode ser uma ótima pedida se você está procurando mais tranquilidade e equilíbrio em sua vida. Por isso, após escolher o local ideal para ele, de preferência um lugar calmo, comece a montagem com os elementos essenciais de todo jardim japonês.  Veja abaixo os elementos que você vai precisar:

Areia

Você pode usar areia ou terra em seu jardim, eles representam a solidez e a base sobre a qual tudo existe. Ainda no contexto do jardim zen eles simbolizam a transmutação das energias e a neutralização dos pensamentos e emoções negativos.

Sendo um elemento extremamente característico deste tipo de jardim, as grandes caixas de areia servem para criar desenhos e proporcionam um relaxamento mental.

Pedras

Elas servem para lembrar dos obstáculos que encontramos no caminho, elas podem ser de qualquer tamanho ou tipo e segundo ditado popular devem ser usadas em número ímpar para dar sorte.

Água

A água é o elemento gerador da vida, você pode inseri-la em seu jardim zen com a ajuda de um pequeno lago ou uma fonte.

Flores e plantas

Em um jardim japonês ideal o correto é utilizar menos plantas e elas têm de estar dispostas de maneira prática para manter a fluidez do local. Aqui uma boa dica é criar caminhos juntando os elementos, como por exemplo um caminho de pedras circundado por grama e algumas plantas baixas.

Você também pode incorporar mais verde aderindo a um gramado e o cobrindo com outros elementos como a terra e as pedras e quem sabe uma fonte, criando um ambiente mais harmônico.

Ancinho

O ancinho, aquele tipo de rastelo de madeira, é o instrumento de interação com o jardim zen. A função dele é ajudar a relaxar a mente, na medida em que se cria os desenhos na areia.

Acessórios

Os mais tradicionais utilizam alguns acessórios como estátuas, budas e para jardins zen grandes até mesmo pontes. Mas é sempre bom para deixar o espaço mais acolhedor usar almofadas ou pequenos sofás.

Com esses elementos presentes com certeza seu jardim zen ficará incrível. Então mãos a obra e bom relaxamento!

Viu como é legal montar seu próprio jardim zen? Quer saber mais dicas como essa? Continue acompanhando nosso blog!

One thought on “Jardim zen: como fazer o seu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *