Futebol Americano Na Grama Sintética

futebol americano na grama sintetica

Além do golfe e do futebol, outro grande esporte também pode ser desenvolvido sobre a superfície sintética: o futebol americano. Esse é um esporte de equipe com muito contato físico, cuja característica que mais chama atenção é o uso da força.

No final dos anos 60, a NFL, a maior liga de futebol americano do mundo, passou a utilizar gramado sintético. Um dos principais motivos para preferir a grama artificial é o seu baixo custo de manutenção. A superfície sintética dispensa irrigação, que é uma necessidade dos gramados naturais que gera altos gastos com água e tecnologia. Outro problema que se evita com o uso do material sintético são as falhas no gramado, muito comuns devido à intensidade do esporte, que danifica e desprende tufos de grama se essa for natural.

Os estádios da NFL também eram prejudicados quando chovia ou nevava. O gramado se transformava em um atoleiro, onde os jogadores se sujavam de barro e as marcações do campo desapareciam. Os gramados artificiais, por permitirem manipulação tecnológica, proporcionm uma drenagem mais eficiente do que se imagina.

O New England Patriots viu outro belo motivo, além dos já citados, para aderir ao gramado artificial. O Gillette Stadium, sede da equipe americana, sofria muito com os danos causados por causa dos shows que recebia. Para acabar com esse problema e poder aproveitar todo seu potencial multiuso, o estádio trocou a grama natural pela sintética.

As fabricantes passaram a investir na tecnologia dos gramados, e hoje oferecem uma grama sintética que favoreça a velocidade, melhore a tração de jogo e que seja macia a ponto de proteger os jogadores das quedas bruscas. O gramado artificial também é preferido no futebol americano por proporcionar melhor fluidez para a partida.

Esteticamente falando, o gramado sintético também é mais vantajoso. Está sempre com a aparência de bem cuidado, sem áreas amareladas e sem falhas. Também é possível personalizar o material sintético com tinta colorida para criar o desenho do logo ou do mascote sobre o gramado ou ainda deixá-lo com as cores da equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *