Como criar um espaço de meditação em casa

Espaço para meditar em casa

A meditação tranquiliza a mente e ajuda a desenvolver foco e concentração, tudo através do silêncio, da repetição de mantras e dos exercícios de respiração. Se você tem vontade de se dedicar a essa prática, mas não tem um local adequado, veja como criar um espaço de meditação em casa mesmo. É mais fácil do que parece!

Área ampla e reservada

Primeiramente, seu espaço de meditação em casa deve ter duas características básicas: ser amplo e reservado.

Amplo para que você possa sentar confortavelmente e colocar itens de decoração que te ajudem a criar uma atmosfera propícia para a meditação.

E reservado para que não tenham interrupções ou distrações que façam você se desconcentrar durante a prática.

Pode ser uma sala, um quarto, ou até um área aberta, tipo a varanda ou o quintal de casa. O importante é que seu espaço de meditação seja um cantinho tranquilo e acolhedor no qual você se sinta bem!

O que você precisa para montar uma academia em casa? Veja nossas sugestões!

Iluminação suave

Na hora de montar seu espaço de meditação em casa, escolha luminárias ou velas para criar uma iluminação suave.

A prática da meditação exige relaxamento e introspecção. Porém, se o ambiente tem luzes e cores fortes, elas vão despertar justamente o contrário: atenção ao mundo externo.

Outra opção é deixar as luzes apagadas, ficando na escuridão total. Isso pode ajudar ou atrapalhar a concentração na prática, dependendo da pessoa. A dica é testar que tipo de iluminação funciona melhor para você.

Decoração apropriada

Se tem um fator que pode mudar completamente o visual do seu espaço de meditação em casa — e fazer você se engajar mais na prática — é a decoração.

Por isso, acrescentar alguns elementos no seu cantinho de meditar faz toda a diferença. Eles ajudam a criar uma “atmosfera” mística e relaxante, fazendo você se inserir mais facilmente no momento.

Para isso, aqui vão algumas ideias de decoração para seu espaço de meditação:

  • muitas plantas nas paredes e no chão;
  • quadros com imagens pacíficas;
  • fonte de água para criar um barulhinho relaxante;
  • almofadas e tapetes espalhados pelo ambiente etc.

Dica importante: um espaço com grama sintética no chão também pode ajudar a dar um mais ar natural e próximo à natureza que o ambiente pede.

E se você tiver crença em alguma religião ou outra forma de espiritualidade, também pode usar imagens de santos, orixás ou mestres, adicionar pedras e cristais, incensos, velas etc.

Decoração de inverno: dicas para fazer a sua!

Música e aromas

Para criar um espaço de meditação em casa que seja propício para a prática, você também pode contar com a ajuda de outros elementos que acionam os sentidos, como sons e aromas específicos.

Se o seu cantinho fica no meio da natureza, aproveite para observar os sons do ambiente e concentre-se neles. Agora, se você vive em ambiente urbano, uma playlist com músicas e barulhos relaxantes pode fazer sua mente se transportar para outros cenários.

O mesmo vale para os aromas. Os óleos essenciais ajudam a relaxar o corpo, reduzindo o estresse, a tensão muscular e a produção de cortisol. Já os aromatizadores ajudam a “desligar” do ambiente.

Então, viu como não é difícil criar um espaço de meditação em casa? Sendo assim, você só precisa de alguns elementos simples para montar seu cantinho de relaxamento e cuidar melhor de si mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *