O que é Certificação LEED: Saiba mais sobre os Critérios para receber o Selo Verde!

Certificação LEED

Cada vez mais há a necessidade de repensarmos a forma como interagimos com o meio em que vivemos, visando a sustentabilidade ambiental.

Baseado nessa necessidade, o selo verde da Certificação LEED tem sido uma maneira de incentivar a sustentabilidade na sociedade.

O conceito por trás da certificação ambiental é o de demonstrar que a empresa ou instituição certificada realiza ou se se enquadra em ações sustentáveis, em prol do meio ambiente e da comunidade como um todo.

O Brasil é o 4º país com mais construções verdes certificadas no mundo e está na frente de 162 países, ficando atrás somente da China, índia e Canadá.

O que é a certificação LEED?

A certificação LEED ganha cada vez mais espaço entre os profissionais da construção civil do Brasil.

A sigla LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), traduzida como Liderança em Energia e Design Ambiental, é a mais conhecida no mundo, concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council, representada em nosso país pela GBC Brasil.

No Brasil, os primeiros projetos que receberam a certificação LEED surgiram em 2006 e a partir de então as certificações só têm aumentado cada vez mais.

Qual é a missão da certificação LEED?

A certificação LEED foi criada no ano de 1993 pela United States Green Building Council, e o seu propósito é promover e fomentar práticas de construções sustentáveis.

Desta forma, a certificação LEED foi elaborada para a missão de reconhecer a liderança ambiental na indústria da construção por meio do estabelecimento de um padrão comum de medição.

Assim, o estímulo da concorrência verde sensibiliza os consumidores para as vantagens das obras verdes que transformam o mercado da construção.

Como receber a certificação LEED?

Para receber a certificação LEED, é preciso cumprir os requisitos que permitem quantificar os benefícios ambientais de determinado projeto, orientando na implantação de estratégias sustentáveis de acordo com a tipologia do empreendimento.

Por isso, é preciso que o projeto atenda a uma série de critérios, como:

Localização e transporte

O projeto precisa escolher terrenos localizados em áreas urbanas, já bem desenvolvidas, que ofereçam variedade de comércio e transporte alternativo, como uso de ciclovias e ônibus.

Lotes sustentáveis

O edifício deve estar localizado em um terreno que impacte o menos possível o meio ambiente e que esteja próximo à rede de transportes públicos e serviços, evitando o uso de carros.

É importante também contribuir para a amenização das ilhas de calor, apostando em um espaço com bastante verde, jardins e plantas, e em telhado ecológico ou com cobertura clara, que reflete a luz bloqueando o calor.

Energia e atmosfera

Para reduzir o consumo de energia deve-se aproveitar a luz e a ventilação naturais.

Equipamentos de ar condicionado e outros eletroeletrônicos devem ter o selo Procel, que garante os melhores níveis de eficiência energética, e as lâmpadas devem ser frias, pois apresentam melhor compensação energética.

Eficiência da água

Reduzindo-se ao máximo o consumo, deve-se usar aparelhos economizadores, como torneira eletrônica, mictório a seco, válvulas de descarga dual flush ou até mesmo vaso sanitário a vácuo.

Reaproveitar a água não potável (da chuva ou do esgoto tratado) é fundamental.

Materiais e recursos

A matéria-prima utilizada na construção também é avaliada (madeira de reflorestamento, certificada ou de ciclo vegetativo rápido, por exemplo).

É preciso evitar fornecedores de longe, que queimam combustível por mais tempo nas estradas. A gestão e reciclagem de resíduos da obra também é essencial.

Qualidade interna dos ambientes

O espaço deve oferecer conforto e bem-estar aos ocupantes, o que, em empreendimentos comerciais, aumenta a produtividade dos funcionários. Ar-filtrado, vista para paisagens e materiais sem cheiro forte são característicos de prédios verdes.

Inovações e tecnologias

Construtoras e escritórios de engenharia criativos e que desenvolvem algum projeto diferenciado, como sistema para filtrar o ar nos arredores do prédio, podem ganhar o selo verde com pontos adicionais.

Inovação e prioridades regionais

São necessárias adaptações que estimulem mudanças culturais de comportamento, como a disponibilização de vagas preferenciais para carros a gás natural ou a álcool, desestimulando o uso da gasolina.

É importante destacar que cada categoria mencionada possui pré-requisitos, ou seja, itens obrigatórios e créditos que são a pontuação para o nível de certificação almejado.

Como funciona a pontuação da certificação LEED?

Para obter a certificação LEED é necessário alcançar uma pontuação mínima. Quanto maior o esforço, maior será a pontuação e o nível do certificado. Observe:

  • 40 a 49 pontos – Certified
  • 50 a 59 pontos – Silver
  • 60 a 79 pontos – Gold
  • 80 ou + pontos – Platinum

É importante destacar que o LEED está sendo atualizado sempre, por esta razão é importante sempre verificar a última versão da certificação quando for se aprofundar sobre o tema.

Desta forma, você não corre o risco de obter informações desatualizadas sobre a certificação.

Por que ter uma certificação LEED?

O sistema de certificação LEED colabora para que os projetos encontrem estratégias sustentáveis por meio de uma visão comum, sabendo exatamente quais níveis devem ser atendidos e quais são os profissionais responsáveis por cada um deles.

Este tipo de certificado é amplamente embasado em normas técnicas que tornam os profissionais aptos para o sistema e a frente dos outros no que diz respeito à estratégias sustentáveis para edificações.

Um projeto com certificação LEED comprova que possui líderes que estudaram e comprovaram o seu conhecimento por meio de um exame, podendo trabalhar em projetos no mundo todo e liderando grandes empreendimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *