11 2604-5322 | 2601-5657

Jardim vertical: 3 dicas de como fazer

Jardim vertical fácil de montar

Fonte: Pinterest

Os jardins verticais se popularizaram tanto por sua beleza quanto funcionalidade. Mesmo para ambientes compactos, é possível planejar um lindo jardim na vertical com materiais que você encontra com facilidade e um método de irrigação simples.

Para te ajudar a planejar e montar seu próprio jardim vertical, separamos três dicas essenciais para colocar as mãos à obra!

1 – Como montar a estrutura do jardim

Para montar a estrutura onde irão os vasos não é preciso de materiais difíceis de achar e pode ser que você já os tenha na sua casa:

Com Pallets

O jardim vertical feito com pallet é uma das opções mais procuradas por sua sustentabilidade. O reaproveitamento da madeira de pallets é uma atitude eco-friendly, o que combina totalmente com a ideia de elaborar um jardim.

Jardim vertical fácil de montar

Fonte: Pinterest

Com Prateleiras

Outra maneira prática e rápida de planejar e estruturar seu jardim vertical é com prateleiras. Ao invés de investir na compra deste material, você pode procurar por tábuas de madeira usadas, é interessante utilizá-las pelo mesmo motivo dos pallets. Use cordas para suspendê-las ou fixe-as na parede. Com uma boa camada de tinta, você as impermeabiliza e as mantêm por mais tempo em bom estado.

Jardim vertical fácil de montar

Fonte: Pinterest

Com tubos de PVC

Outro material bastante utilizado e que pode ser encontrado com facilidade são os tubos de PVC. O mais interessante de investir nessa estrutura são os diversos tamanhos de tubos disponíveis, assim você pode escolher qual a largura e comprimento que caem melhor para seu jardim. A ideia dessa estrutura é cortar os tubos de PVC ao meio, então cada extensão do cano se converte em dois andares.

Jardim vertical fácil de montar

Fonte: Pinterest

Veja outras inspirações em Jardim vertical reciclado: Como fazer!

2 – Irrigação

Um aspecto interessante de alguns jardins verticais é o modelo de irrigação implantado na estrutura. Falando assim, parece difícil de produzir você mesmo, mas existe um jeito prático de modelo de irrigação, que é colocar vasos com furos na base. Assim, a água que você colocar nos vasos superiores do jardim vertical, cairá aos poucos para os vasos de baixo, sem gerar acúmulo de umidade.

3 – Quais plantas cultivar

Você pode cultivar o que quiser, tudo depende do seu objetivo com um jardim vertical. Se a ideia for trazer mais cor e beleza para o ambiente, então flores serão a melhor opção. Mas se a sua ideia é ter um espaço para plantar suas próprias verduras e temperinhos, como rúcula, salsinha e cebolinha, o ideal é planejar seu jardim vertical como uma horta!

Esteja atento aos cuidados com cada planta, a incidência de sol, adubação e a frequência de irrigação são muito importantes para manter suas plantinhas em bom estado.

Jardim vertical fácil de montar

Fonte: Pinterest

Os jardins verticais também ficam lindos com folhagens, pois elas crescem e caem sob os vasos, imitando uma parede viva.

Jardim vertical fácil de montar

Fonte: Pinterest

Confira as plantas para jardim de inverno que podem ser perfeitas para seu jardim vertical!

Com essas dicas, você já pode começar a planejar e estruturar o seu jardim vertical!

Gostou das ideias? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Deixe uma Resposta.