11 2604-5322 | 2601-5657

Folhagens ornamentais para interiores: cuidados e dicas na hora da escolha

Saiba quais são as melhores folhagens para interiores

Fonte: Viva Decora

Com o crescimento contínuo de nossas cidades e a correria da semana, parece que ter um jardim é privilégio de poucas pessoas, seja por falta de espaço ou tempo para dar os cuidados necessários. Mas, saiba que há uma alternativa: as folhagens ornamentais para interiores são cada vez mais procuradas por sua beleza e os benefícios de tê-las dentro de casa.

Hoje vamos mostrar alguns cuidados necessários na hora de escolher a planta ideal para seu caso. Você é uma pessoa muito ocupada durante a semana? Sua casa é bem iluminada? Você ou alguém com quem mora têm alergia? Essas são algumas das questões que devem ser levadas em consideração na hora de escolher a plantinha que vai decorar seu cantinho. Confira!

1 – Para ambientes com pouca luz

As plantas precisam – em pouco ou muita intensidade – de luz, então, uma das preocupações que você deve ter ao escolher a folhagem é se sua casa é bem iluminada ou não. Alguns ambientes recebem luz apenas em um período do dia, ou nem isso. Nesses casos, prefira plantas que se adaptem bem em ambientes fechados e com pouca luminosidade.

Confira 5 plantas para ambientes fechados e escuros que são lindas e fáceis de cuidar!

2 – Para alérgicos a pólen e com problemas respiratórios

Pessoas que sofrem de alergia ao pólen ou que simplesmente tem problemas respiratórios aumentados quando em contato com o pólen deixam de ter uma plantinha em casa para evitar crises, sem saber que existem opções também para esses casos.

Alguns exemplos de flores que quase não possuem pólen: tulipas, narcisos e gerânio. E são plantas lindas para enfeitar salas e escritórios! A dica ainda é deixar a planta em um canto do ambiente em haja pouco movimento, para evitar o balanço da planta e a liberação de algum resquício de pólen.

Tulipas para quem é alérgico

Fonte: Elo7

Outra opção, ainda mais segura para os alérgicos, são os cactos e suculentas! De variados tamanhos, exigem pouquíssimos cuidados e não irão te dar uma dor de cabeça, pelo contrário. Você pode comprar um pequeno terrário com os dois, eles ficam lindos em qualquer estante ou mesa!

Planta para quem é alérgico a pólen.

Fonte: Elo7

Mesmo com essas dicas acima, o nosso principal conselho é: procure um especialista em flores e folhagens antes de realizar a compra. Alergia é um assunto sério, então todo cuidado é pouco na hora de escolher sua plantinha.

3 – Para quem não tem tempo para cuidar

Com a correria rotineira, é muito comum pessoas que evitam ter plantas em casa porque não terão tempo para os cuidados necessários. Mas, temos algumas opções de folhagens que precisam de alguns cuidados bem rápidos.

Folhagem para quem não tem tempo de cuidar.

Fonte: UmComo

Todas as espécies de sombra não exigem muitos cuidados: geralmente precisam ser regadas apenas de uma a duas vezes por semana. Um exemplo comum são as samambaias e avencas, que ficam perfeitas em vasos. Outra opção, já falada nessa postagem, são os cactos e as suculentas. Servem de decoração para vários ambientes e as opções de tamanhos e tipos são diversas!

4 – Plantas com significado, para além da decoração

Muitas pessoas não querem uma planta só pela beleza, preferindo aquelas que trazem algum significado bom para o ambiente. Existem algumas plantas que carregam crenças populares junto a elas. São como amuletos: umas são contra inveja, outras trazem sorte e paz… Vamos listar algumas mais populares aqui no Brasil!

  • Árvore da Felicidade: quando as duas espécies, macho e fêmea, estão no mesmo vaso, essa planta traz sorte para você e harmonia para sua casa.

Fonte: Recanto da Luz

  • Lança de São Jorge: é muito comum entre as pessoas que tem plantas em casa, pois é tida como um escudo contra o “mau olhado” e a inveja.
Plantas com significado - Espada de São Jorge

Fonte: Playgrama

  • Lírio da Paz: simboliza paz e tranquilidade para o ambiente.
Plantas com significado - Lirio da Paz

Fonte: Playgrama

  • Dinheiro em Penca: conhecida por atrair sorte, dinheiro e fartura!
Plantas com significados

Fonte: João Bidu

Prontinho! Com essas dicas e cuidados, você já garante que a sua decisão de folhagem para o interior da sua casa será perfeita. Mas, como são muitas as opções de plantas e os ambientes, temos outras dicas aqui no blog que irão te ajudar na hora da sua escolha!

Confira também 20 plantas para ambientes fechados, perfeitas para casas e apartamentos!

Deixe uma Resposta.