Você sabe a diferença entre Reuso e Reaproveitamento de Água?

Símbolo do reaproveitamento e reuso da água

Problemas com escassez de água estão cada vez mais presentes no mundo inteiro. A preocupação e conscientização deve ser da parte de todos nós, afinal, a água é um bem comum que utilizamos diariamente. Que tal começar entendendo a diferença entre reuso e reaproveitamento de água e de que modo podemos agir para diminuir os gastos e melhorar a situação dos reservatórios?

Reuso e reaproveitamento: qual a diferença?

Reuso e reaproveitamento de água podem ter significados diferentes, mas ambos podem e devem ser realizados em residências e indústrias. O reuso da água é quando separamos, em uma pequena estação de tratamento, a água utilizada em usos “nobres” (banhos e pias) para a reutilização em usos “menos nobres” (como descargas, lavagens de pisos, irrigação paisagística e outros).

Já o reaproveitamento de água serve para a coleta de águas pluviais. A água da chuva que desce pelas calhas dos telhados corre para o esgoto. O que pose ser considerado um desperdício, afinal, essa água pode ser utilizada para várias finalidades. A ideia é coletar e armazenar a água da chuva em cisternas. Ela pode ser reaproveitada sendo antes tratada ou não e tem diversos fins. Os mais comuns são: irrigação de campos para cultivo, uso industrial, lavagem de veículos, combate ao fogo, construções, etc.

Nenhuma dessas formas de reutilização gera água potável e nem é indicado que ela seja tratada para esse fim. Os sistemas de coleta e armazenamento, tanto para reuso quando para o reaproveitamento da água da chuva, podem ser simples ou mais elaborados. Para aprender a fazer uma cisterna simples na sua casa, assista o vídeo abaixo:

Vá além do reuso e do reaproveitamento de água

Além do reuso e reaproveitamento de água, existem outras medidas que podemos tomar para preservar esse recurso tão importante. Uma delas é a adoção de hábitos mais sustentáveis em nossas atividades diárias, como tomar banhos mais curtos, lavar roupa apenas quando a máquina estiver cheia e utilizar a descarga apenas quando necessário.

Outra medida importante é a manutenção de equipamentos hidráulicos, como torneiras, chuveiros e caixas d’água, para evitar vazamentos e desperdícios. É importante também que as empresas e indústrias adotem práticas sustentáveis em suas atividades, como o reuso da água em processos industriais e a implantação de sistemas de tratamento de efluentes.

Além disso, devemos estar atentos à qualidade da água que consumimos e exigir medidas de proteção e preservação dos recursos hídricos por parte dos governos e empresas. A conscientização e a adoção de práticas sustentáveis por todos é fundamental para garantir o acesso à água potável para as presentes e futuras gerações.

Sem desperdícios!

Mesmo reaproveitando a água com esses sistemas, a conscientização deve prevenir que o uso desse recurso seja abusivo. O nosso cuidado deve estar presente também no momento que utilizamos a água. Vamos lembrar alguns cuidados básicos para evitar o desperdício:

  • Feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça.
  • Tome banhos rápidos.
  • Não lave a calçada ou o carro com a mangueira ligada.

Contribuindo com essas pequenas parcelas de racionamento no nosso dia a dia é possível economizar não só a água, como também o nosso dinheiro. Aplique na sua casa o sistema de cisterna para reuso e reaproveitamento da água e contribua para evitar o desperdício do nosso maior bem natural: a água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *