Sustentabilidade: Como o Uso de Materiais Reciclados nos Beneficia?

A ecologia é uma das ciências mais discutidas hoje em dia. Há cada vez mais a necessidade de repensarmos nossa forma de interação com o meio em que vivemos, visando a sustentabilidade ambiental. Por essa necessidade, a reciclagem de materiais ganhou mais espaço e atenção em nossa sociedade, pela economia de recursos naturais que gera.

Materiais que anteriormente demorariam centenas de anos para se decomporem são transformados, ganhando novas formas e utilidades. Além do plástico, do papel e do vidro, um bom exemplo de reciclagem é o dos pneus: se não fosse por esse processo, demoraria até 600 anos para se degradarem totalmente e virarem pó na natureza. Sim, 600 anos! Ainda bem que, desde 1999, as indústrias de pneus brasileiras são obrigadas a encaminharem de forma correta os produtos inservíveis, devido à resolução Conama 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Feitos de borracha, os pneus são reciclados gerando solados de calçados, vasos, asfalto, pisos, grama sintética, e outros.

Mas como nós podemos ajudar nesse processo em nosso dia a dia? Há muitas maneiras de contribuir para a preservação do nosso planeta. Entre elas, está o consumo consciente, que abrange tanto um bom uso de recursos naturais (água, energia, etc) como repensar as escolhas de compra e consumo de materiais que fazemos, optando por materiais reciclados.

Estávamos falando sobre o reaproveitamento da borracha de pneus, certo? Agora que você já sabe desse processo e suas boas implicações, por que não optar pelo piso ecológico, feito de material reaproveitado? Ao invés de outros tipos de calçamentos, esse piso ecológico não retem o calor, evitando a deterioração do material e sua frequente manutenção, e contribui para a ecotranspiração, o que diminui o acúmulo de água sobre o piso. Existem ainda modelos desse calçamento ecológico que drenam a água, funcionando como cisternas. A água pode ser reutilizada na descarga de vasos sanitários e irrigação de plantas.

Ou que tal unir o útil ao agradável, fazendo uso da grama sintética em sua casa, apartamento, jardim ou playground? Existem muitos benefícios na utilização da grama sintética: você economizará água, energia, tempo e dinheiro(que seria gasto em manutenção se fosse um gramado natural); maior segurança e conforto para você e sua família pelo fato do gramado sintético não ser escorregadio, evitando acidentes; e muita possibilidades de como e onde usar (em jardins, sacadas, apartamentos, playgrounds e quadras infantis, ambientes para animais de estimação, garagens e outros).

grama sintetica materiais reciclados - Playgrama
Gramas sintéticas feitas com materiais reciclados são uma opção sustentável para decoração.

Está vendo? Existe sempre uma alternativa ecológica e sustentável para ajudarmos nosso planeta e melhorar nossa qualidade de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *