Economia de Água e Energia, Práticas Para Tornar a Casa Mais Sustentável

sustentabilidade - lajota ecologica

Com a água ficando cada vez mais escassa e o valor da energia elétrica cada vez mais alto, está mais do que na hora de pensarmos em práticas mais sustentáveis para adotar na nossa própria residência. Que tal começar com dicas simples para economiza, reutilizar e ser mais sustentáveis?

Aquelas velhas e boas dicas ainda são válidas para economizar água. Não deixe água correndo da torneira enquanto não estiver usando: na hora de lavar a louça, escovar os dentes ou fazer a barba, feche a torneira durante o processo e torne a abrir quando for utilizar a água de fato.

A reutilização da água também ajuda muito na economia. As sugestões são fazer captação da água da chuva em cisternas e reaproveitar a água da máquina de lavar roupa ou dos banhos para outros fins, como lavar calçadas, regar as plantas ou lavar o carro.

Fique de olho nas paredes, chão e móveis da sua casa. Na presença de mofo, machas ou umidade, procure por vazamentos. Por mais pequenos que sejam, eles contribuem no aumento do consumo de água e podem acarretar diversos problemas na estrutura da sua residência.

Para lavar roupa, espere acumular peças que sejam suficiente para encher sua máquina de lavar roupas. Evite ligar a máquina com poucas peças, pois muitas não possuem diferentes níveis de água para o processo.

Para a economia de energia, comece trocando todas as lâmpadas da sua casa para lâmpadas fluorecentes, que consumem consideravelmente menos energia que as incandescentes.

Desligue a luz do cômodo se não está no local no momento. Os aparelhos elétricos que permanecem em “standby”, com uma luzinha acessa enquanto não estão sendo utilizados, devem ser retirados da tomada. Pode não parecer nada de mais, mas essa luz que fica acessa nos aparelhos soma no final do mês à sua conta.

Os filtros do ar condicionado precisam ser limpos regularmente. O acumulo de sujeira dificulta a circulação do ar e faz com o que o eletrônico consuma mais energia.

Recicle e utilize materiais reciclados! Se não for reutilizar ou reaproveitar os materiais, separe o lixo de forma adequada, para contribuir com a coleta seletiva. Existem inúmeras variedades de materiais de alta qualidade que são produzidos através da reciclagem, como a Lajota Ecológica , feita à base de borracha granulada reciclada, normalmente pneu triturado.

Procure manter os aparelhos elétricos em bom funcionamento pois, como o exemplo do ar condicionado, eles consumem mais energia se não estão em boas condições.

Siga essas dicas e saiba que está praticando sustentabilidade e ajudando o planeta a manter seus recursos por muitos outros anos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *