11 2604-5322 | 2601-5657

Como tornar a casa mais sustentável

Levar uma vida sustentável é cada vez mais essencial tanto para o bem estar do planeta como para o nosso. Quando mais o tempo passa, mais nosso planeta tem sofrido com a pouca preocupação da maioria da população com sua saúde. As pessoas esquecem que nós também sofreremos no futuro com a larga produção de lixo e com o consumo desenfreado de recursos, se não mudarmos de comportamento.

Para quem possui e tem consciência ambiental e quer tomar medidas que ajudem o planeta, preparamos algumas dicas de por onde começar. Deixar a casa, que é um ambiente em que passamos tanto tempo, mais sustentável e amigável ao meio ambiente é uma boa maneira de iniciar o ano que está por vir, não acha?

mundo-natureza2

Reduza, reutilize e recicle.

Reduzir é o primeiro passo. Para o planeta não existe jogar fora, pois todo o lixo produzido é mantido aqui. Evite compras desnecessárias e desperdício de recursos e reutilize para reduzir. Economize água, reutilizando a água da chuva para lavar o carro ou o pátio, por exemplo, e ao invés de botar as coisas foras, tente achar uma nova funcionalidade para elas. Potes de sorvete podem virar recipientes para a cozinha, potes de iogurte podem receber mudinhas de plantas, pneu velho pode virar balanço e assim vai. Basta usar a criatividade!

E o que não der pra reutilizar? Recicle! É importante separar o lixo orgânico do seco e encaminhar corretamente para reciclagem. Busque informação com a sua prefeitura sobre como realizar esse encaminhamento. O planeta agradece!

Adote a iluminação LED

Embora mais cara, uma lâmpada LED de alta luminosidade consome em torno 8 W para atingir a mesma luminosidade de uma incandescente de 60 W. Os LEDs são ecológicos também por não conterem metais pesados e possuírem vida útil 40 vezes maior que lâmpadas comuns(incandescestes).

Prefira produtos reciclados e marcas sustentáveis.

Consuma mais produtos que já sejam ou possam ser reciclados. Na hora de trocar a pintura da casa, você pode fazer uso de tintas ecológicas, por exemplo. Elas são feitas de matérias-primas naturais e chegam a custar até menos que as sintéticas. Ao comprar resmas de papéis, prefira as de reciclados. Claro, que nem sempre será possível consumir produtos totalmente ecológicos, mas se a empresa fabricante desenvolve projetos e investe em sustentabilidade já é um grande passo. Consuma lápis e itens de madeira que seja reflorestada, por exemplo.

Recomendação Playgrama: A grama sintética é uma opção sustentável para manter o jardim bonito o ano inteiro. Por não necessitar de irrigação e nem corte, você economiza recursos, como água, energia elétrica, tempo e dinheiro. A grama sintética é livre de insetos e pesticidas: a segurança e o bem estar da família e dos pets está garantida. Outra alternativa é o piso ecológico, que é feito de borracha de pneu reciclado. Por totalmente emborrachado, é antiderrapante e capaz de absorver impactos. Mesmo nos dias de chuva, a segurança é mantida, pois ele permite a passagem da água e seu escoamento.

Deixe uma Resposta.