11 2604-5322 | 2601-5657

Qual a Melhor Grama Sintética para Jardins? Conheça os diferentes tipos de Grama Sintética

jardim com grama sintética Fonte: Decorando Casas

Seu sonho é ter um jardim bem verdinho em sua casa, daqueles que a gente só vê no cinema ou na TV? Pois saiba que transformá-lo em realidade não é tão difícil assim: basta saber escolher o tipo ideal de grama para o seu jardim.

Ficou com dúvida? Então confira as nossas dicas para ajudar nessa escolha e saiba qual a melhor grama para jardim!

Navegue pela página através destes links, caso queira ver apenas um ponto específico:

Tipos de grama para jardim

Sabe aquele ditado que diz que a grama do vizinho parece sempre mais verde? Pois, então, a realidade é que nem sempre aquela grama que ficou superbonita no jardim do vizinho, será a espécie ideal para a sua casa.

Cada tipo de gramado requer cuidados bem específicos com necessidades de luz, irrigação, solo e poda bem diferentes, no caso da grama natural, e de aplicação e qualidade, no caso da grama sintética.

No geral, você pode optar livremente entre gramados naturais e sintéticos, observando as características e necessidades de manutenção de cada um e, principalmente, qual das duas opções mais lhe agrada.

Veja abaixo os principais tipos de grama que você pode escolher para decorar o seu jardim:

  • Grama natural: entre as diversas espécies de gramas naturais, as mais indicadas para jardim são a Esmeralda e a São Carlos, pois são versáteis e um pouco mais resistentes do que as outras.
  • Grama artificial: entre as artificiais, a grama sintética 30mm é a ideal para jardim, pois, além de ser muito durável, ela possui dois tons de verde (um mais escuro e outro mais claro), que se assemelham à coloração natural dos gramados.

Jardim sintético ou natural?

Foto: OLX

Foto: OLX

Um ponto que você deve levar em consideração ao optar por um modelo de gramado é que a grama natural e a sintética são muito similares mas têm aplicações diferentes.

Veja só: a grama sintética pode substituir a natural em qualquer ocasião, mas o contrário nem sempre é possível, já que a grama natural não pode ser aplicada em ambientes internos, por exemplo, devido aos cuidados que ela precisa (luz solar, irrigação, poda etc).

Por isso que a melhor opção para garantir um gramado sempre vistoso, verdinho e bem aparado o ano inteiro é a grama sintética! Com a grama artificial, é só escolher o tamanho, comprar, instalar e pronto.

Sem preocupação com manutenção ou com a ação do tempo: ela é muito resistente à chuva e à incidência de sol, sem sofrer alteração na cor. E o melhor é que a grama sintética decorativa pode ser usada também dentro de casa! Ou seja, essa é a alternativa mais em conta para o seu jardim – seja ele externo ou interno.

Conheça mais vantagens do gramado artificial:

  • Manutenção rápida e barata: a manutenção da grama sintética representa muita economia e praticidade. Para manter o gramado sintético com seu aspecto impecável, basta:
    • retirar as sujeiras maiores com uma vassoura;
    • remover aquelas menores e mais resistentes com um pano macio (usando apenas água e sabão).

Prontinho! Manutenção do seu jardim em dia de maneira superfácil e rápida!

  • Aplicação em diversos locais: além de poder ser aplicado nos jardins, você também pode usar grama sintética em diferentes ambientes – desde quartos até mesmo no banheiro! É muita versatilidade para quem quer decorar o lar com o visual mais natural e verde, de modo prático e barato.

Além disso, instalar grama artificial é muito rápido e fácil, podendo ser feito por você mesmo ou, então, um profissional especializado.

  • Grande vida útil: Um dos maiores pontos positivos desse material é o tempo de duração da grama artificial. Sua longa vida útil mantém o verdinho com formato original e fibras compactas por até cinco anos!

Depois desse período, em média, o gramado sintético pode começar a apresentar desgaste ou, então, continuar com suas características conservadas – tudo depende da manutenção correta. Quando o gramado não possuir mais suas condições ideias, basta substituí-lo por outra peça e contar com mais meia década de grama impecável.

Como escolher entre as gramas artificiais para jardim

Existe uma grande variedade de grama sintética, cada um dos tipos de grama artificial possui características particulares e, por isso, é mais indicado para um perfil de uso/situação.

Tamanho da grama, coloração e características das fibras são alguns dos aspectos que variam; abaixo você confere mais sobre os principais tipos de grama sintética.

  • Grama sintética de 12mm – fibrilada: é o tipo de grama artificial mais utilizado justamente por ser muito versátil. Pode ser aplicado tanto em playgrounds quanto em áreas decorativas (como um jardim). Por ser fibrilada, tem um visual bastante agradável e com seus fios menores, traz um visual delicado para o jardim.
    Grama sintética de 12mm fibrilada

    Fonte: Playgrama

  • Grama sintética de 15mm – crimp: já esse gramado é mais adequado para a prática de esportes, porque sua confecção com fios retorcidos gera melhor desempenho na prática de atividades esportivas (por exemplo, tênis e mini golfe). Embora possa sim ser utilizada em jardins e na decoração de forma geral, essa não é a aplicação mais indicada para esse gramado artificial.
     Grama sintética de 15mm-crimp

    Fonte: Playgrama

  • Grama sintética de 20mm – fita plana: com seus fios completamente lisos, sem rotação, esse tipo de gramado tem um aspecto que agrada muito quem quer contar com um jardim de grama artificial. Além disso, seu tamanho maior também colabora para essa estética, chamando a atenção. Pode ser aplicado em ambientes externos e internos.
    Grama sintética de 20mm fita plana

    Fonte: Playgrama

  • Grama sintética de 30mm – bicolor: esse gramado é o que tem aspecto mais similar ao da grama natural. Com fios grandes e duas tonalidades de verde (uma mais clara e outra mais escura), cria um visual no jardim que deixa-o muito parecido com a grama real – por isso, é mais indicado justamente para quem busca esse efeito.
    Grama sintetica de 30mm bicolor

    Fonte: Playgrama

Dúvidas sobre a grama sintética para jardins

Agora que você já sabe quais são as vantagens que a grama artificial pode trazer para o seu jardim e, também, qual o tipo de gramado é o mais indicado para o espaço que você está planejando elaborar, que tal tirar algumas das principais dúvidas sobre grama sintética?

Confira algumas dicas que respondem a essas questões!

  • Se seu jardim tem desníveis, não se preocupe, porque é possível instalar o material sem nenhum problema em pisos irregulares.
  • Para higienizar a grama sintética, você só precisa de água, sabão neutro e um pano macio para secá-la.
  • Quanto ao cuidado com o solo, fique tranquilo, pois o gramado artificial não impermeabiliza o solo – ou seja, as perfurações na costura do material possibilitam a passagem de líquido!
  • O material é resistente às condições climáticas, portanto, pode ficar exposto ao sol e à chuva.
  • A grama artificial possui proteção contra fogo, por isso não alastra chamas em caso de incêndio!
  • Na hora de medir a área em que a grama será aplicada, não basta apenas calculá-la; é preciso levar em conta o rolo da grama sintética, o lado certo dos fios para a junção em emendas e o aproveitamento e ou perda de material.

18 jardins diferentes para você se inspirar!

Quem não quer ter um jardim daqueles de encher os olhos? Para que você tenha o jardim que combina perfeitamente com seu lar e ainda assim explorar sua personalidade, separamos sugestões incríveis para colocar em prática agora mesmo, veja só!

Jardim Externo

Um jardim externo, além de incrementar a sua decoração, pode se tornar seu local favorito de descanso ou de receber os amigos. Confira algumas dicas de como decorar jardim externo nos estilos de inverno, artificial e até na varanda ou sacada!

qual-a-melhor-grama-para-jardim-externo

Foto: Pinterest

jardins externos com grama sintética

Fonte: Pinterest

jardim-externo-melhor-grama

Foto: Pinterest

Jardim de inverno

O jardim de inverno leva esse nome porque é interno e surgiu como uma alternativa mais viável para quem vivia em locais muito frios. Ele é uma ótima forma de trazer a beleza e o aconchego do jardim para dentro de casa.

Foto: Arquidicas

Foto: Arquidicas

Foto: Guia de Casa

Foto: Guia de Casa

grama artificial para jardim em baixo de escada

Fonte: Casa e Construção

grama artificial para jardim de inverno

Fonte: Casa e Construção

decoração de jardins com pedras e grama artificial

Fonte: Meu Palácio de 64m²

Jardim para sacada ou varanda

Mora em apartamento, ou até mesmo em uma casa, mas não possui um quintal? Construa o seu jardim na sacada ou na varanda! Veja aqui as nossas dicas para você montar o seu.

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Revista Glamour

Foto: Revista Glamour

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Jardim artificial

Gosta de jardim, mas não dispõe do tempo necessário para fazer a manutenção do gramado ou das plantas? Não tem problema: é possível montar um belíssimo jardim artificial utilizando grama e plantas sintéticas!

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: House and Leisure

Foto: House and Leisure

grama sintética em jardim artificial de sacada

Fonte: Pinterest

jardim pequeno com grama artificial na sacada

Fonte: Pinterest

sacada com jardim artificial com grama sintética

Fonte: Pinterest

Com essas dicas, você não tem mais motivos para adiar o seu sonho de ter um jardim em casa. Escolha a grama que melhor atende às suas necessidades e vá em frente! Um toque verde fará maravilhas na sua decoração.

Deixe uma Resposta.