Grama Sintética: Tudo que você precisa saber!

tipos de grama sintetica

Tudo Sobre Grama Sintética Parte 1: Tipos de Fio, Materiais e Altura

 

O que você sabe sobre grama sintética? Que é um material muito prático para o revestimento de pisos, que não precisa de cuidados constantes, que é super recomendada para jardins, playgrounds e quadras de futebol… Mas o que faz a grama sintética ser o que é? Nessa primeira parte, diferenciaremos os tipos, a altura dos fios e de que materiais são feitos.

Temos a grama sintética em 2 tipos de fios:

 

1) Fibrilado

É composto por fibras de alta resistência, diferenciando-se apenas pela altura dos fios. Seu processo de instalação consiste no preenchimento dos espaços das fibras com borracha especial, o que vai permitir um melhor amortecimento para manter a velocidade da bola. Por isso, o modelo fibrilado é utilizado por diversos esportes tais como futebol, tênis e golfe. Sendo assim, esse é o modelo mais consagrado em todo o mundo.

 

2) Multifilamento

É um produto inovador, lançado recentemente no mercado. Suas características são a durabilidade, a menor abrasividade e a maior semelhança com o gramado natural. Produzido com fibras de monofilamento, tem uma maior vida útil, permite maior velocidade da bola e melhores condições de jogo.

 

Materiais dos quais são feitos os fios da grama sintética:

 

1) Polipropileno

A fibra de Polipropileno (PP), é feita de material plástico, e por isso é uma fibra mais seca. Esse é o tipo de fibra mais utilizado atualmente, pois seu custo é inferior e, ainda assim, proporciona rendimento razoável nos campos de futebol.

 

2) Polietileno

O Polietileno (PE), é uma fibra mais nobre. Sua formulação avançada traz propriedades como a maciez e sedosidade dos fios. Sendo assim, é menos abrasiva e matem o aspecto visual mesmo com o passar do tempo. O polietileno se assemelha muito com a grama natural.

Altura dos fios

 

A altura dos fios está diretamente relacionada com a atividade que será praticada sobre a superfície. Por isso, temos no mercado de grama sintética diversas alturas para as fibras:

 

  • Grama 20mm
  • Grama 25mm
  • Grama 28mm
  • Grama 44mm
  • Grama 50mm
  • Grama 60mm

5 thoughts on “Grama Sintética: Tudo que você precisa saber!

  1. valdair aparecido moreira says:

    ola gostaria de saber sobre a grama polietileno ou que vcs me mandassem sugestões de gramas para colocar em volta da piscina?Gostaria de saber valores e como faço a preparação da terra?Aguardo contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *