11 2604-5322 | 2601-5657

Tipos de Pisos Ecológicos

Na hora de construir ou reformar, muitos aspectos são levados em conta, um deles é o piso. Para aliar praticidade, proteção, conforto e sustentabilidade, o piso ecológico é a pedida perfeita. São diversos tipos de pisos ecológicos e, para que você conheça parte deles, separamos alguns que são próprios para determinados locais e também aquele que combina com qualquer tipo ambiente, externo e interno.

Laje Ecológica

A laje ecológica, também conhecida com laje solar, é um piso voltado para pavimentos externos abertos. O diferencial desse piso é que ele alia uma área de uso externo, da própria laje, com a iluminação interna da casa ou do estabelecimento. Trata-se de trocar algumas lajotas tradicionais por blocos de vidro, distribuídas em diferentes locais, e o restante da construção segue como outra qualquer.

Esse tipo de piso envolve mais técnica e pessoas que conheçam os materiais para execução do projeto, mas resultado final é muito bacana, isso porque alia economia, inovação e iluminação natural contínua.

Fonte: TEM Sustentável

Fonte: TEM Sustentável

Além de ser sustentável, a técnica de construção consegue se tornar parte da decoração, já que os raios solares que invadem o ambiente variam e parecem mudar o ambiente a todo momento. A laje ecológica pode ser usada em espaços que já tenham uma laje construída. Podendo ser usada, também, em ambientes comerciais, que aliás, dão um charme muito especial e único a local.

Inclusive, uma das formas de trazer ainda mais beleza à laje solar é, ao invés de colocar os pisos tradicionais para cobrir a área, colocar grama sintética. Isso porque, além de não perder a colocação, é possível trazer uma atmosfera ainda mais natural ao ambiente. Sem contar que a grama sintética tem baixa abrasividade, ou seja, não queima em contato com a pele caso alguém caia, além de não reter a sujeira.

Pisos Drenantes

Além de terem se tornado uma opção sustentável frequente para locais externos, os pisos drenantes são muito bonitos e úteis. Isso porque, como o próprio nome indica, os pisos drenantes têm a importante função de escoar através deles, evitando uma série de problemas habituais para locais em que as chuvas são muito seguidas.

pisos-drenantes

Fonte: Contepisos

Existem variados tipos de pisos drenantes, mas todos eles cumprem o papel ambiental e, de quebra, ainda tornam a vida muito prática. Uma das vantagens ambientais desse piso ecologicamente correto é que ele permite que o ciclo natural da água aconteça, isso porque a chuva cai, passa pelo pavimento e retorna ao solo – além, é claro, de ajudar na contenção das enchentes.

Os pisos drenantes podem ser usados para cobrir áreas externas diversas, ou também em locais específicos como a beira de uma piscina. Inclusive são ideais para essas áreas, isso porque contêm uma aspereza de fábrica e, por isso, tornam-se são antiderrapantes. Úteis e com muitas formas de aplicação, as diferentes cores, formatos e modelos ajudam muito na hora de decorar a área de uso.

Lajota Ecológica

Se tem algum piso que ganha, disparado, na hora de aliar sustentabilidade, praticidade na instalação e conservação e segurança é a lajota ecológica. Esse piso ecológico é feito com a reciclagem de pneus, que são triturados e se transformam em granulados de borracha que, compactados, tornam-se a base sólida e versátil dessa lajota. Além de ser colorido, o que confere um toque todo especial na hora de usá-lo, tem grande resistência e durabilidade.

Fonte: Playgrama

Fonte: Playgrama

Esse piso é muito fácil de higienizar, tem prioridades que o tornam antiderrapante e, entre outras de suas vantagens, garante a alta absorção de impactos e quedas. Ou seja, esse piso é ideal para qualquer tipo de ambiente, externo e interno, como playgrounds infantis, salas de ginástica, parquinhos ao ar livre, rampas de acesso, brinquedotecas, escadarias públicas etc.

Outro ponto a favor desse piso é que ele também é um piso drenante, ou seja, ajuda no escoamento da água da chuva. Esse fator evita que a umidade acumule no piso, o que salienta as qualidades que a lajota ecológica tem ao ser usada em ambientes fechados de muitas atividades, como academias, ou ambientes externos, como calçadas.

Como possui isolamento térmico, a lajota ainda evita que o piso esquente muito mesmo se ficar um tempo longo exposto ao sol. Esse piso é ideal tanto para áreas de transito fluente de pessoas, como áreas privadas e com especificidades próprias.

São muitos os tipos de pisos ecológicos, e para cada um deles uma forma de usar, ou uma vantagem diferente. Na hora de escolher qual piso ecológico pretende adquirir para seu lar ou estabelecimento, procure optar por aquele que acarrete o maior número de vantagens e, assim, conseguir aliar a sustentabilidade e a segurança que você precisa.

A Playgrama possui a lajota ecológica e variados tipos de grama sintética. Solicite um orçamento para mais informações de como usar esses materiais incríveis no seu projeto!

2 Comentários
  1. Qual o valor do m2 colocado. E sem colocado.

    • Olá Celma,

      Enviamos ao seu e-mail o valor do Piso ecológico.
      Não realizamos o serviço de instalação do piso ecológico, pois como trata-se de uma instalação simples, com cimentcola igual ao piso frio, é possível que qualquer pessoa ou pedreiro realize este serviço.

      Atenciosamente,
      Equipe Playgrama

Deixe uma Resposta.