11 2604-5322 | 2601-5657

Tatame de E.V.A. para academias e pilates: Uma opção confortável e acessível

As placas de E.V.A são uma ótima opção de revestimento para tornar pisos de academias próprios (mais seguros e confortáveis, por exemplo) para a prática de atividades físicas e modalidades esportivas. Descubra e entenda quais as vantagens e usos desse material para a sua academia!

Vantagens do E.V.A. como tatame para academia

O E.V.A. é um material muito maleável, mas muito resistente. De fácil manutenção, conta ainda com propriedades que se tornam grandes diferenciais quando usado como tatame.

Piso antiderrapante, macio e com absorção de impacto

A primeira característica reduz muito as chances de quedas e de acidentes, trazendo mais firmeza e segurança para os usuários da academia. Por outro lado, por ser uma placa emborrachada e macia é própria para amparar o corpo em quedas – como acontece na prática do judô, por exemplo – porque é capaz de absorver impactos.

Cuidado com a espessura do E.V.A.! Apesar de ser um detalhe, essa característica é importante porque, dependendo da atividade que será realizada no tatame, a espessura dele precisa ser maior.

De forma geral, práticas de baixa e média intensidade, como pilates, yoga etc, podem ser executadas em um piso de 10mm a 20mm. Já as chamadas atividades de média e alta intensidade (por exemplo, artes marciais de solo, como o jiu jitsu) demandam espessura maior, entre 30 a 40mm.

Material atóxico e antiabrasivo

Outra vantagem do E.V.A. é que o material é atóxico, então – higienizado corretamente – não provoca reações alérgicas ou dermatite. E, ainda é antiabrasivo: não causa cortes e queimaduras quando em contato com a pele.

Tatame para Academias

Fonte: Hangzhou Green Valley Rubber Products

Isolamento acústico

Para academias com mais de um andar, o revestimento de E.V.A é perfeito, pois possui propriedades de isolamento acústico. Ou seja, se a sala de atividade física fica no segundo andar, o tatame ajudará a reduzir os ruídos no espaço abaixo dessa sala durante as atividades.

Design e acabamento variados

As da placa de E.V.A. tem grande variedade de design e acabamento (você pode montar um espaço multicolorido ou buscar uma única cor suave e tranquila para o ambiente, por exemplo) e a facilidade com que o material pode ser retirado de um local e instalado em outro. Basta desencaixar as placas e recolocá-las no novo ambiente que abrigará o tatame.

Tatame para pilates feito de E.V.A.

Além de aplicado em exercícios gerais, o E.V.A. também é ideal para a confecção de tatame para pilates. Ele pode ser uma área coberta com placas do material – que se encaixam facilmente – com aproximadamente 10mm de espessura (essa espessura garante a absorção de impacto indicada para essa atividade sem prejudicar o conforto e a firmeza do tatame). Esses fatores são importantes porque algumas atividades exigem que o praticante execute rolamentos, por exemplo. Portanto, o tatame deve proporcionar estabilidade e ainda por cima absorver impactos para evitar lesões.

Tatame para Pilates

Fonte: Relva Artificial

Dicas de manutenção

Mesmo sendo muito durável e de fácil higienização, o E.V.A. precisa de uma manutenção correta para que sua vida útil seja maximizada e, assim, você possa contar com todas as vantagens desse material por muito mais tempo. Confira algumas dicas:

  • não utilize objetos pontiagudos e/ou afiados sobre o piso emborrachado, pois isso pode danificá-lo;
  • na hora de limpar as placas, não use produtos de limpeza que contenham ácido, álcool ou desinfetantes;
  • evite que o material fique exposto a temperaturas de  40°C ou mais, porque o calor intenso pode danificá-lo;
  • embora a placa de E.V.A. possa ser usada em ambientes externos, preferencialmente reduza o contato do material com chuva, sol e umidade excessivos;
  • para higienizar o piso, utilize um pano umedecido ou água e sabão neutro;
  • depois da higienização, deixe o material secar em temperatura ambiente, de preferência na sombra ou em uma área interna.

Se você quer mais praticidade e menos custos na elaboração do piso da sua academia e, além disso, busca sempre proporcionar a melhor experiência para seus clientes, pode apostar com tranquilidade no tatame de E.V.A.!

2 Comentários
  1. Boa Tarde.

    Gostaria de saber quanto sai o metro/placa dos EVA de 30 mm e 40 mm.

    No aguardo de um breve retorno.

    Patricia Martis

    • Olá, Patrícia!

      Lhe enviamos um e-mail com as informações solicitadas.

      Qualquer dúvida nos colocamos a sua disposição para esclarece-las.
      Atenciosamente,

      Equipe Playgrama

Deixe uma Resposta.