Grama Sintética pode molhar?

Família em Piscina sobre grama sintética

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos a respeito do gramado artificial é se grama sintética pode molhar. E, embora parece boba, ela causa muitas dúvidas na hora da compra. Por exemplo: se eu instalar grama sintética no meu quintal e chover, estraga? Ou ainda, se colocar em volta da piscina e ela receber água diretamente, o que acontece?

Além dessas, outras questões podem surgir. Por isso, para ajudar você a entender melhor se grama sintética pode molhar ou não, fizemos este post!

Conheça as Vantagens de Comprar Grama Sintética com a Playgrama

Grama Sintética Absorve Água?

Vamos começar esclarecendo o porque investir em um gramado artificial é uma ótima opção: a grama sintética é resistente às condições climáticas. Isso quer dizer que você pode usá-la em ambientes externos, com sol e chuva, sem problema algum! Ou seja, a grama sintética pode ser molhada tranquilamente – aliás, sua manutenção envolve água e é muito simples.

Manutenção de grama sintética: Praticidade e Economia

Dentro desse contexto, a questão é se a grama sintética absorve água ou não. O que você deve se ater é ao piso em que será instalado o revestimento. A grama sintética é permeável e não retém o escoamento da água. Por isso a atenção com o piso, pois é ele quem dará a condução do líquido. Se a área não possuir caimento para escoar, então fará com que a grama demore mais para secar.

O que não quer dizer que ela vá estragar, já que ela foi pensada para esse tipo de situação. Uma boa dica, caso seu piso não tenha um bom escoamento ou mesmo tenha desníveis, é remover o excesso da água. Isso pode ser feito com um rodo macio, de espuma, e em seguida finalizar com um pano seco.

Agora, se o piso costuma acumular poças, uma outra dica legal é fazer algumas perfurações na manta da grama sintética, bem acima da região do ralo. Dessa forma, a água é drenada com maior facilidade. Mas, claro, vale ressaltar que essas perfurações só terão resultado caso o ralo fique abaixo da área empoçada!

Imagem de Grama Sintética
Fonte: 2 Quartos

Drenagem: Grama Sintética Permite?

Por ser confeccionada em polietileno e polipropileno, depois de molhada, a grama sintética seca muito rapidamente. E, vale relembrar o que explicamos antes: a grama sintética não retém água, ou seja, ela conduz os líquidos para o mesmo caminho que já era levado.

É por esse motivo que dizemos que o gramado artificial não é nem impermeável e nem drenante. Em síntese, quando um líquido cai sobre a grama sintética, isso vai ficar sobre a base do revestimento. A manta do material possui perfurações da costura que permitem a passagem desse líquido. Mas, como são minúsculas, a vazão é mínima – porém existe.

Gramado sintético sendo molhado
Fonte: WikiHow

Dica extra para Grama Sintética Não Ficar Molhada

Para que você não tenha problemas com acúmulo de água, devido a desníveis no piso, temos uma dica extra. Qualquer tipo de piso deve ter um caimento de 1% para o local de escoamento da água – todos eles! É importante estar atento a ele pois o revestimento de grama sintética acompanha o caimento do piso.

Basicamente, o caimento que o piso tiver, o gramado sintético também terá. Então, o percurso que a água já faz, será o mesmo após a instalação correta do revestimento. Por isso, caso o piso já forme poças, vai continuar formando se não for restaurado!

Viu, agora você pode ficar tranquilo quanto ao seu gramado molhar. Afinal, grama sintética pode molhar, sim! E, para contar com o melhor sempre, basta optar por uma empresa de grama sintética confiável e de qualidade.

11 thoughts on “Grama Sintética pode molhar?

  1. Benê D. Souto Maior says:

    Olá, pretendo comprar 10m2 de grama sintética e tenho uma dúvida, posso colocar essa grama em meu jardim sem usar cola ?….pois a base é feita de blocos de concreto vazados, onde a água passa para a terra logo abaixo….

  2. Tiago Vinicius Fogazzi rosa says:

    Boa tarde, quero fazer a instalação de uma grama sintética na parede do lado externo, mas essa minha parede é a mesma parede da casa do vizinho, minha dúvida é a seguinte qual a probabilidade de executar a instalação da grama nessa parede e ela reter humidade danificando infiltração para dentro da casa do vizinho?

  3. CLAUDIO TREVINO SELIGRA says:

    Apesar da explicação de que pode molhar e ficar em ambiente externo, gostaria de saber se, quando chove, ela demora pra drenar e pode atrair pernilongos, por estar molhada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *