Como montar um Playground Infantil nas Normas ABNT

Playground infantil seguro

O playground é a área mais alegre de qualquer condomínio ou escola. É lá que a criançada se reúne para brincar quase que todos os dias. E os pais ficam tranquilos, pois sabem que os filhos estão em um ambiente protegido. Mas, será que todo playground é seguro para as crianças?

Quando o assunto é a segurança dos pequenos, não se pode medir esforços. Para montar um playground, é preciso prestar atenção em cada detalhe. Desde os brinquedos ao acabamento da sala, a escolha deve ser pensada com muito carinho para que nenhum item ofereça risco às crianças.

A escolha dos brinquedos deve seguir a norma NBR 14350 – 1:1999 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa norma estabelece os requisitos mínimos de segurança para evitar os perigos apresentados pelos brinquedos.

Eles devem ter os cantos arredondados, proteção nas plataformas e escorregadores de polietileno (para não queimar a pele). Aliás, o plástico é o material mais seguro e vantajoso, porque é leve, não requer manutenção e já vem com a pigmentação protegida contra raios UV. Ou seja, o brinquedo fica sempre com a aparência de novo.

Montando Um Playground Infantil nas Normas ABNT

O piso também é uma grande preocupação, considerando os acidentes que podem ser provocados se for feito de um material inadequado. As quedas, principal causa de hospitalização por acidente de crianças no Brasil, são o maior perigo do parquinho. Elas ocorrem com frequência, e infelizmente podem levar a consequências mais graves, como traumatismos cranianos.

Para que as crianças não escorreguem, o piso deve ser antiderrapante. E, já que cair faz parte da brincadeira e é praticamente inevitável, escolha um piso macio e que absorva os impactos. Para que não se machuquem gravemente em tombos ou tropeções, o piso deve ser emborrachado ou possuir uma camada amortecedora para reduzir o impacto das quedas.

Montando Um Playground Infantil nas Normas ABNT

Além das placas de EVA, que são emborradas e super seguras para a atividade infantil, uma solução muito comum em parquinhos é a grama artificial. Sob o tapete de grama sintética, é colocado um schok-pad para deixar o piso com propriedade amortecedora. Como a grama artificial é antiderrapante e antiabrasiva, ela, juntamente do schock-pad, é altamente indicada para o playground infantil.

Tanto as placas de EVA quanto a grama sintética são resistentes à exposição solar e não aquecem exageradamente em dias ensolarados. Isso é muito importante, porque as crianças, na maioria das vezes, gostam de brincar de pés descalços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *