Tipos de pedras para jardim

tipos de pedras para jardim

Se tem um lugarzinho que oferece paz para o ambiente, com toda a certeza, é um jardim. Independente do tamanho, formato ou lugar, se é de inverno ou externo. O importante é ser agradável e bom para o descanso. Estar em meio a esses pontos naturais faz muito bem, além de ser terapêutico. Neste post, vamos dar dicas sobre os melhores tipos de pedras que existem para complementar a decoração do seu jardim e como aplicar cada uma delas. Confira!

Argila Expandida

Apesar de não ser considerada uma pedra, é muito utilizada em decorações para jardins. O seu formato é arredondado e se destaca por sua leveza. Já a rigidez da casca da argila é outra utilidade, pois possibilita maior resistência ao local aplicado. Por causa da inércia química e da alta durabilidade, pode ser exposta a ambientes bem agressivos. Seu preço médio é bem em conta, sendo facilmente encontrada em casas de jardinagens.

argila expandida
Fonte: Caio Paisagismo

Brita

Existem diversos tipos de britas – popularmente conhecidas como pedras britadas – uma das matérias-primas do concreto. Essas pedrinhas são comuns e muito utilizadas na construção civil. Seu formato é irregular, sendo pouco maior que os pedriscos. Com custo baixo, é fácil de ser encontrada. Mas, atenção: é necessário colocar uma manta de bidim por baixo da camada de pedras para prevenir que as britas afundem na terra.

brita no jardim
Fonte: Decor Fácil

Dolomita branca

Essa pedra não é exatamente uma argila, porém é bem semelhante. Sua principal diferenciação da argila se dá por sua textura muito fina e também com vários benefícios para a saúde. Assim como os pedriscos brancos, as dolomitas são ótimas para serem utilizadas compondo a decoração de jardins.

dolomita branca no jardim
Fonte: Mercado Livre

Granitos

As pedras de granitos apresentam extensa possibilidade nas aplicações em jardins. Podem ser encontradas nos tamanhos grandes e pequenos, sendo possível decorar o ambiente com a utilização dessas pedras. Além disso, podem ser aplicadas em mobiliários, bancadas, soleiras, revestimentos e em pedaços no piso.

granitos no jardim
Fonte: Dreamstime

Seixos

Essas são pedras com formatos arredondados e encontradas à margem de rios. Pela facilidade de serem encontradas, o custo deste estilo de pedra é classificado como baixo. Entretanto, é preciso de grandes quantidades para compor um ambiente verde. A utilização do seixo pode ser vantajoso para dar contraste natural ao jardim, pois a cor escura deve ser somada ao uso de pedras com cores claras e brancas.

seixos no jardim
Fonte: eHow Brasil

Gostou de conhecer os tipos de pedras mais utilizados para compor um jardim? É possível achar muitos outros, mas esses são os mais encontrados na decoração de jardins externos e de inverno. Também é uma ótima dica aplicar essas pedras nos canteiros. Agora é só abusar da imaginação e brincar com as pedras no seu ambiente natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *