Mini jardim de suculentas: passo a passo para fazer o seu!

minijardim de suculentas

Para quem tem pouco espaço ou menos tempo para cuidar de plantas convencionais, ter um Mini Jardim é uma excelente opção para quem deseja criar um cantinho intimista e com mais verde em casa. Uma boa dica é investir em um Mini Jardim de Suculentas!

Originárias de locais com clima árido, essas plantas são ideais para lugares muito quentes ou secos, e ainda se adaptam bem a pouca quantidade de água e sol. Seus caules e folhas servem como fonte de armazenamento de líquido e, por isso, costumam ter um aspecto mais carnudo.

Entre os tipos de suculentas mais comuns, estão: cacto, orelha de gato, echeveria, planta de jade, aloe vera, flor da fortuna, planta fantasma e senécio azul. Para ajudar você a colocar algumas delas no seu projeto, separamos algumas dicas de como montar um Mini Jardim de Suculentas passo a passo na sua casa. Vem com a gente!

1. Escolha o tipo de vaso

As plantas suculentas podem ser cultivadas em qualquer tipo de vaso, sejam de plástico, barro, cerâmica ou vidro. Lave bem o recipiente escolhido com água e sabão. A secagem completa é fundamental para evitar que fungos e larvas se multipliquem no local.

2. Prepare a terra

As suculentas se desenvolvem melhor em solos com boa drenagem. Por isso, comece espalhando uma fina camada com cascalhos e pedrinhas no fundo. Elas costumam facilitar a drenagem, caso haja excesso de água. Em seguida, utilize duas partes de areia para uma porção de terra adubada.

3. Monte o vaso

Comece colocando as plantas maiores no fundo e as menores na frente. Preencha o vaso com mais terra adubada e coloque pedras britadas de diferentes tamanhos para dar um toque único no seu Mini Jardim. Dê preferência por suculentas do mesmo tamanho, na altura apropriada para o vaso escolhido. Você pode enfeitá-lo com areia colorida, troncos, conchas e outros pequenos objetos.

4. Faça o acabamento

Essa é a parte mais importante, já que é com o acabamento que seu Mini Jardim irá ficar incrível! Coloque pequenas pedras, seixos, cascas de árvores, pedriscos e argila expandida para concluir a montagem do vaso. E pronto, seu Mini Jardim de Suculentas está montado!

Cuidados para o seu Mini Jardim ficar sempre lindo e saudável:

  • Não exagere na quantidade de água. Regue somente quando o solo parecer seco. Geralmente, uma vez a cada semana e com borrifador. Não use pratinhos e nunca deixe a terra encharcada, pois a umidade excessiva apodrece as raízes;
  • Mantenha o vaso com as suculentas próximo a janelas, onde receba luz solar. Mas, atenção: essas plantas não devem ficar expostas ao sol o dia inteiro, somente por um curto período, de preferência pela manhã;
  • Essas plantas, mesmo sendo pequenas, crescem um pouco dentro do vaso. Portanto, preste atenção para escolher um tamanho de recipiente em que sobre espaço para que elas se desenvolvam sem problemas. Não é necessário realizar poda.

Agora que você já sabe como montar um Mini Jardim de Suculentas passo a passo, é só colocar em prática! Confira também o post sobre Plantas na Cozinha: Como Decorar e Quais Cultivar? Na Playgrama, você encontra todos os tipos de grama sintética para os mais variados usos, inclusive para paisagismo e decoração de jardins. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *