5 dicas de jardinagem

Dicas de jardinagem

Não é de hoje que a jardinagem é algo que chama nossa atenção. O ato de cultivar belos jardins é algo observado há muito tempo. Contamos com relatos muito antigos que descrevem o jardim paradisíaco do persa Dario I, e os Jardins Suspensos da Babilônia, construído por Nabucodonosor II por volta de 580 a.c. — já mostrando a paixão do homem pela jardinagem desde o início das grandes civilizações.

A jardinagem veio acompanhando o homem através dos tempos, em diferentes culturas, tornando-se algo não exclusivamente de grandes imperadores, e sim que você pode cultivar no quintal da sua casa com essas 5 dicas essenciais para cuidar do seu jardim que iremos mostrar agora.

Mantenha a terra do seu jardim arejada

A primeira das dicas de jardinagem pode parecer estranha, mas é preciso fazer a terra respirar. Essa técnica é essencial e pode ser feita apenas umas duas vezes no ano. A ideia consiste em fazer furos e pequenos buracos na terra ao redor das plantas e depois preenchê-los com pedras, pois a terra irá voltar naturalmente para o lugar com o tempo.

Isso faz com que as raízes das plantas consigam respirar melhor, e assim, possibilitando que as plantas cresçam mais saudáveis.

Use fertilizantes caseiros para cuidar do jardim

Ao falar de fertilizar a terra, muitos pensam que pode ser algo difícil e que exija encontrar produtos de alto custo, porém não é bem assim. Um ótimo jeito de fertilizar a terra é usando borra de café. Isso mesmo, aquela sobra do café que você comumente joga fora é um ótimo fertilizante.

Muitos não sabem, mas a borra de café ao ser jogada no lixo comum libera gás metano, um dos gases causadores do efeito estufa. Por isso, ao fazer a compostagem da borra, além de fertilizar a terra, você evita a propagação de gases que fazem mal ao meio ambiente.

Evite pragas de forma simples

Agrotóxicos para o controle de pragas além de ter um custo relativamente alto, prejudicam sua saúde e até a saúde do seu jardim. Há formas sustentáveis e simples que você pode adotar para espantar insetos e outras pragas que possam estragar seu jardim.

Uma dica muito interessante é fazer o uso de cascas de ovos quebradas, ao redor das plantas, para repelir lesmas e caracóis. Esse método funcionará pois as pontas das cascas quebradas podem facilmente machucar o corpo molenga desses animais, fazendo com que eles se mantenham longe.

Decore o jardim

Não basta só plantar e cuidar para criar um jardim harmonizado e bonito, também é preciso um leve toque de decoração. Busque investir em vasos, bancos, porta ferramentas, tudo que pode ajudar a tornar o lugar mais agradável e com a sua cara. Para ajudar nisso, você pode achar várias dicas de decoração aqui!

Conheça jardins artificiais

A última das dicas de jardinagem é para aqueles que dispõem de pouco tempo para cuidar do jardim mas não querem abrir mão de contar com um quintal bonito e aconchegante, uma dica muito relevante é investir em um jardim artificial.

Um gramado feito com grama sintética, por exemplo, pode ser uma ótima forma de contar com um espaço verde que não precise de muitos cuidados e manutenção.

Contar com um jardim bonito e aconchegante pode ser mais fácil do que você imagina seguindo essas dicas de jardinagem. Confira diversos outros assuntos sobre jardinagem, aqui, que podem ajudar você a criar jardins como os dos grandes imperadores persas, no quintal da sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *