Confira 3 dicas de plantas para vasos pequenos e como cuidá-las!

Plantas para vasos pequenos

Mesmo em vasinhos, as plantas trazem mais vida a qualquer ambiente e agregam muito na decoração. Se você tem pouco espaço, ou é daqueles que gosta de detalhes mínimos, cultivar

plantas em vasos pequenos pode ser a opção ideal para o seu caso!
E para te ajudar na escolha, separamos três dicas com as plantas mais populares em vasos pequenos e alguns cuidados básicos:

1 – Suculentas

Plantas para vasos pequenos
Fonte: Pinterest

As suculentas são ótimas plantas para pessoas com pouco tempo livre para dedicar aos seus cuidados. A sua principal característica é sua capacidade de armazenar água. Podem sobreviver em ambientes externos e internos, dependendo da espécie de suculenta e sua capacidade de exposição ao sol.

Se você pretende ter uma suculenta, saiba que essas plantas existem em diversas cores, formas e texturas! São muito usadas como complementos em decorações e, geralmente, um vaso pequeno pode agregar mais de uma suculenta, criando uma combinação muito bonita.

  • Rega: no verão, uma vez por semana e no inverno, de uma a duas vezes por mês. Mas isso também depende do clima e do ambiente onde você reside. Um jeito de verificar se a sua suculenta está precisando de água é verificar se a terra do vasinho está solta e seca. Se sim, então você pode molhar sua plantinha!
  • Decoração: os terrários de suculentas são utilizadas como um item decorativo para mesas de centro, de jantar e escritório. Você pode comprá-los prontos ou montar o seu como quiser!
Plantas para vasos pequenos
Fonte: Pinterest

2 – Flores

Plantas para vasos pequenos
Fonte: Pinterest

As flores também são opções para vasinhos pequenos. Mini orquídeas e violetas, por exemplo, vivem bem em pouco espaço e trazem mais cor e beleza ao ambiente em que elas estiverem. O ideal é não colocá-las diretamente expostas ao sol, preferindo que os raios solares passem por um “filtro”, como o vidro da janela e cortinas, por exemplo.

  • Rega: o tempo de regar a sua flor vai depender muito da espécie que você escolher. Mas a regra de verificar se o solo está seco funciona para qualquer planta em vasinhos!
  • Decoração: podem ser usadas como itens em estantes e prateleiras, assim como em mesas de centro e de jantar!

Você pode gostar 5 Flores que gostam de sol para se ter em casa!

3 – Ervas, condimentos e temperos

Plantas para vasos pequenos
Fonte: Pinterest

Se você prefere plantas para vasos pequenos, com manutenção fácil e que tenham uma utilidade extra, além de decorar, uma ótima opção são as ervas, condimentos e temperos! Cebolinha, salsa, alecrim, manjericão, hortelã, orégano, pimentinhas… São muitas opções! E dependendo da sua escolha, 30 dias após o cultivo você já poderá colhê-las aos poucos para usar em suas receitas.

Essas plantas, em média, precisam receber luz solar de 3 a 4 horas diárias. Mas o indicado é verificar a incidência solar necessária para cada espécie.

  • Rega: podem receber rega diária, porém moderada. Utilize a mesma regra citada acima, sobre verificar o solo, para evitar excessos.
  • Decoração: os vasinhos com temperos ficam muito bonitos dentro da própria cozinha, nas janelas, bancadas ou em prateleiras!
Plantas para vasos pequenos
Temperos para vasos pequenos

Agora que você já sabe três plantas para pequenos vasos, desejamos boa sorte com o seu cultivo! E, se você está interessado em ter plantas para ambientes internos, não deixe de conferir como cuidar de plantas de sombra e meia sombra!

One thought on “Confira 3 dicas de plantas para vasos pequenos e como cuidá-las!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *