Como escolher plantas para jardim

Uma dúvida muito comum para quem está começando na área do paisagismo é como escolher plantas para jardim. De maneira bem simples, não há grandes dificuldades em escolher os verdinhos que irão compor a área externa do seu quintal.

Contudo, para começar, o ideal é entender como funciona o clima do lugar em que serão plantadas as plantas que deseja cultivar. Também é válido avaliar o espaço que há disponível para jardinagem. Isso ajudará a definir muitas questões na hora de escolher as plantas para o seu jardim.

Além disso, o que mais deve ser levado em consideração em como escolher as plantas para seu jardim? Para responder essa pergunta, nós, da Playgrama, escolhemos dicas imperdíveis para ajudar você a deixar seu cantinho externo com a sua cara. Confira!

Entenda seu estilo

Um fator bem importante na hora de montar o seu jardim é entender qual o seu gosto pessoal para criar esse ambiente. Seu sonho é ter uma horta? Ou apenas um espaço perfeito para relaxar e ler um livro nos seus períodos de descanso? Isso irá influenciar em com quais plantas você vai compor o visual do seu quintal.

Outra dica que não pode ficar de fora é ver se você tem tempo disponível para se dedicar aos cuidados da sua área verde. Se não for o caso, é possível investir em recursos que irão facilitar os cuidados com esse cantinho verde. Por exemplo, se você busca praticidade, mas sem perder a beleza, a grama sintética pode ser uma ótima opção para você.

Entenda melhor: Paisagismo com grama sintética: quais as vantagens?

Em questão de tamanho
Agora que você já entendeu qual o seu estilo, vamos pensar no espaço que você tem disponível para fazer o seu jardim. A escolha das plantas irá depender de diversos fatores relacionados ao tamanho do seu jardim.

Se for um espaço pequeno, escolha plantas que não cresçam tanto para não deixar o ambiente fechado, já que o lugar pode virar um caos e pode causar grande confusão visual! Uma dica é investir em vasos pequenos, alternando entre plantas e flores. Por outro lado, se o espaço for grande, dá para investir em plantas mais robustas, o que dará um toque único e especial para seu cantinho.

Qual o clima ideal para cada planta?

As condições atmosféricas são sempre uma questão bem importante na hora de escolher as plantas para o seu jardim. Se esse ambiente pegar muito sol, o ideal é selecionar plantas que consigam sobreviver bastante tempo nessas condições. Já fizemos um conteúdo falando sobre as cinco plantas resistentes ao sol, que tal dar uma conferida?

Agora que você já sabe como escolher plantas para jardim, que tal começar a criar seu ambiente externo perfeito? Por aqui, na Playgrama, temos diversas dicas para ajudar você a realizar o seu sonho! Conheça 4 plantas para vasos grandes, outra dica irresistível para aplicar no seu jardim! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *