Como cuidar do jardim no verão? Veja 4 dicas para ter uma área verde linda!

Flor amarela no sol do verão.

Quem tem um jardim na sua residência sabe o quanto é importante cuidar bem dele para que esteja sempre bonito. Mais do que isso, é necessário saber exatamente como cuidar de cada uma das plantas que possui uma necessidade diferente – dependendo da espécie – e também da estação do ano.

No verão, as plantas do seu jardim merecem um cuidado especial. Estes cuidados são ainda mais importantes por causa das temperaturas mais altas e da temporada de chuva alternada com períodos de seca, que podem ser prejudiciais ao jardim. Pensando nisso, para ajudar você a manter o seu cantinho verde sempre saudável inclusive no verão, separamos algumas dicas de cuidados básicos. Confira!

1 – Regue com moderação

Como falamos acima, o verão é conhecido pelo calor e também pelas chuvas. Isso significa que você deve ter cuidado com a rega das plantas, fazendo-a de acordo com a necessidade do seu jardim. Tenha em mente que água demais faz mal para as plantas, podendo deixar as raízes podres. Portanto, se chover muito, regue com menos frequência.

Outro cuidado que muitas pessoas não sabem é a importância de evitar regar com o sol alto, pois assim a água pode evaporar mais rapidamente e causar queimaduras nas plantas. Agora você já sabe: no verão, evite a rega com sol e quando o solo já estiver úmido!

2 – Tenha cuidado com a poda

A poda é um cuidado que todo mundo deve ter com o jardim para fazer com que ele cresça saudável e de forma controlada, ficando com aquele aspecto vistoso. No entanto, no verão você deve podar apenas o gramado! Isso porque as plantinhas estão brotando neste período que sucede a primavera e a poda pode prejudicar o seu crescimento.

3 – Não esqueça de fertilizar

Como falamos acima, no verão as plantas estão gerando novos brotos, e isso significa que elas demandam um maior consumo de nutrientes durante essa fase de crescimento. Portanto, a fertilização deve ser um cuidado especial neste momento! Um procedimento importante é retirar a terra seca e substituir o adubo, conforme a necessidade de cada espécie.

4 – Remova as pragas

Se o crescimento do jardim está a todo vapor nesse período, o mesmo pode-se dizer das pragas. No verão, ocorre uma alta na proliferação de bactérias e insetos que pode destruir um jardim em pouco tempo. Portanto, observe sempre como estão as plantas no verão fazendo a poda de limpeza, que consiste na retirada de galhos contaminados e dos galhos secos, que podem estar prejudicando a circulação de ar, iluminação e água – o que cria um cenário ideal para as pragas.

Essas são algumas dicas importantes para conseguir cuidar do seu jardim no verão e mantê-lo sempre saudável e bonito. Como você deve ter visto, dá um pouco de trabalho, mas esse é o custo de ter um jardim natural, sempre verdinho. Esse é um dos motivos pelos quais muitas pessoas estão optando pela grama sintética em seus jardins, uma vez que com ela é possível ter um jardim bonito e eliminar quase totalmente o trabalho e o custo com a manutenção.

Se você quiser saber mais sobre as vantagens do gramado artificial, confira esse conteúdo com algumas ideias de decoração de jardim com grama sintética. Temos certeza que você vai se inspirar!

One thought on “Como cuidar do jardim no verão? Veja 4 dicas para ter uma área verde linda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *